Iniciativa do projeto Brazil Games apoia a indústria nacional ao promover oportunidades de negócios e networking das empresas de desenvolvimento de games do país com grandes players globais; presença também inclui participações em palestras e rodadas de investimento durante os eventos
A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), por meio do Brazil Games – projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), lidera mais uma importante iniciativa de negócios e internacionalização da indústria brasileira de games. Entre os dias 17 e 24 de agosto, a Associação irá conduzir uma comitiva de 48 estúdios brasileiros de desenvolvimento de games em dois dos principais eventos globais do setor. Na cidade de Colônia, na Alemanha, a programação tem início com a devcom, conferência voltada ao ecossistema de desenvolvedores, que acontece entre os dias 17 e 19, e termina na gamescom, o principal evento B2C de games da Europa, de 20 a 24 do mesmo mês.
“Participar de eventos como a devcom e a gamescom é um passo fundamental para posicionar ainda mais o Brasil como um polo criativo e competitivo no cenário global”, destaca Rodrigo Terra, presidente da Abragames. “É uma oportunidade estratégica para nossos estúdios internacionalizarem suas marcas, fecharem negócios, ampliarem a rede de contatos e conquistarem novos mercados”.
Além de Rodrigo Terra, a delegação brasileira será acompanhada por Patricia Sato, gerente do Projeto Brazil Games. O objetivo é promover a indústria nacional, dar visibilidade ao trabalho dos estúdios brasileiros e fortalecer a imagem do Brasil como referência em criatividade e inovação no segmento.
“Essas iniciativas ampliam a presença internacional do Brasil e ajudam a promover a nossa indústria. Como resultado desse tipo de ação, destacam-se o crescimento de estúdios independentes a partir de exposição e investimentos, a criação de novos pontos de contato e a geração de negócios”, pontua Patricia. “Em 2024, a participação brasileira na gamescom resultou em importantes contratos que estiveram em vigor ao longo dos doze meses seguintes ao evento”.
Durante a devcom, Rodrigo Terra será palestrante de uma sessão dedicada ao Marco Legal dos Games, na qual abordará as lições do marco legal no Brasil e quais seus próximos passos. A palestra acontece no dia 19 às 15h15, no Palco 5 – Confex, Nível 2. Já na gamescom, o Brazil Games promoverá um café da manhã de negócios e imprensa de 20 a 22 de agosto, no próprio estande, localizado no hall 03.2 – stand B030g – C031g.
“Mais do que uma vitrine, eventos internacionais como a gamescom e a devcom são espaços de troca de experiências, aprendizado e conexão. É onde os desenvolvedores brasileiros têm a possibilidade de contato direto com tendências globais e parceiros estratégicos”, afirma Terra.
A lista completa de estúdios que integram a delegação é composta por:
- Aoca Game Lab
- ARVORE
- Clap Clap Games
- Cyan Heart Studio
- Druid Creative
- Flutu
- gamescom latam
- Hermit Crab Game Studio
- Hyper Dive Studio
- Ilex Games
- Indie Hero
- Izyplay
- Kokku Games
- Kreativitas
- Nuuvem
- Red Twig Game Studio
- Rockets Audio
- Savegame Treinamento Pesquisa e Consultoria LTDA
- Theogames LTDA
- Trexx
- UNITED GAMES
- Webcore Games
- Yellow Panda
- YourMom
- Nextframe Studio
- Canvas Ink Games
- BitCake Studio
- Petit Fabrik
- Instituto gamescon
- Split Studio
- IceHead Studio
- 32 Pixels
- KGAME
- Headscon
- Flux
- Pepita
- GG Gonçalves Produções
- EDUCADINHO
- Leari Studios
- Flying Frog Studios
- White Wolfy
- Kupka Games
- Ânimacídio
- Highgrounder Studio
- Zudenken Games
- GF Studio
- Aquele Grupo Lá (João Pedro)
- UX4INDIE
Assim como na edição 2024, a Abragames e a Brazil Games contam com a parceria do estado e da cidade de São Paulo, por meio do programa CreativeSP. A iniciativa levará cerca de 10 estúdios independentes para atividades de networking durante o evento.
Para mais informações sobre a Abragames, visite o site oficial da Associação.