Siga-nos nas Redes Sociais

Negócios

Abrafi comemora decisões judiciais que aprovam a abertura de novos cursos de Medicina, apesar da leniência do MEC

Publicado

em

4146 3 Copy 5 Portalrbn.com.br.jpg

Associação argumenta que cursos são legítimos e dão oportunidade para estudantes conquistarem vagas em intuições de qualidade a preços mais acessíveis. Decisão beneficia também a assistência primária, principalmente em UBS e UPAs, no país

A Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), entidade que representa as instituições de ensino superior privadas e independentes do Brasil, celebra o fato da justiça ter autorizado a abertura de novos cursos de medicina no país. De acordo com o presidente da associação, Paulo Chanan, o movimento acontece após o Ministério da Educação (MEC) criar novos obstáculos para a liberação dos novos cursos de graduação, que já se encontram, há meses, parados na fase final do processo administrativo de autorização.

Paulo Chanan adverte que tal morosidade acontece mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que garante a tramitação, até o final, de vários processos de autorização de cursos de medicina. O presidente ressalta ainda que muitos desses cursos tiveram avaliação feita pelo INEP, com conceitos máximos, além de avaliação positiva do Conselho Nacional de Saúde para liberação da portaria de autorização e, sofrem com essa morosidade do MEC, que passou a criar novas regras para autorização, no intuito único de dificultar ou, até mesmo, inviabilizar a emissão das portarias de autorização.
“Nesse emaranhado, o Poder Judiciário voltou a cena e passou a emitir decisões, agora garantindo para algumas instituições o direito de iniciar seus cursos. Trata-se de cursos legítimos, que possuem decisões liminares autorizando vestibulares e início das aulas e não irregulares, como sustenta o ministério”, explica Paulo Chanan.

Segundo Chanan, o ministro do STF, Gilmar Mendes, resguardou a constitucionalidade de autorizações de cursos de Medicina vinculadas à lei do Mais Médicos, mas permitiu novos cursos já autorizados por portaria do Ministério da Educação e o seguimento de todos os processos de autorização em curso que já haviam ultrapassado a fase da análise documental. A partir deste resultado, a Abrafi deseja que esses processos alcancem, o quanto antes, a suas finalizações. Só que o ministério, a partir desta decisão, começou a criar outras etapas que não existiam, por meio de portarias, para dificultar a finalização desses processos. “Uma delas, o próprio STF derrubou e agora está em vigor a de número 531, que cria um caminho insensato que envolve o Ministério da Saúde, dando a entender que é um atendimento à modulação feita pelo Tribunal”, complementa o presidente da Abrafi.

Processos parados e insegurança jurídica – Paulo Chanan destaca também o fato de haver processos de abertura de cursos de medicina no MEC parados há mais de 1 ano na fase final, aguardando apenas a emissão da portaria de autorização. “As instituições, em sua maioria, cumpriram todas as etapas regulares de autorização com êxito e boas notas, conforme as prerrogativas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), alguma com o aval, inclusive, do Conselho Nacional de Saúde”, afirma.

Descontentamento do mercado de ofertas – Paulo Chanan observa que essa vulnerabilidade jurídica cria insegurança para todo o sistema. “Como sempre falamos, toda essa questão tem uma causa social e econômica. A luta por menos vagas de medicina impede que novas instituições ofereçam aos estudantes a chance de se tornarem médicos em escolas com preços mais acessíveis e com igual ou melhor qualidade do que as que já ofertam”, aponta.

O executivo observa que em alguns estados brasileiros, por exemplo, novas escolas de medicina com mensalidade mais acessível, já estão promovendo suas ofertas, graças às liminares já concedidas. “Por que não abrir mais vagas, oferecendo cursos com qualidade e mais acessíveis e respondendo a demanda do Brasil por mais médicos?”, questiona o presidente da Abrafi, que por esse motivo celebra o trabalho do judiciário brasileiro, que, segundo ele, mostra-se mais sensível do que o próprio MEC às necessidades, tanto de mais médicos no país, quanto de uma assistência primária de melhor qualidade.

Indefinição prejudica a população – O representante da Abrafi alerta que os novos cursos podem ser o melhor caminho para solucionar tanto a falta de médicos na atenção primária de saúde no Brasil quanto a precariedade dos equipamentos de saúde oferecidos à população, especialmente a mais carente. “Todo novo curso de medicina brasileiro precisa oferecer valores de contrapartida para a utilização dos equipamentos já disponíveis, e esses valores podem ser usados pelo gestor público na melhoria das condições da assistência,” conclui Chanan.

FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos

FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos

Leia Mais
Fort Atacadista realiza ‘Semana F’ com ofertas especiais

Fort Atacadista realiza ‘Semana F’ com ofertas especiais

Leia Mais
Dr. Peanut e Probiótica anunciam parceria com o Park Challenge apresentado pela BB Seguros

Dr. Peanut e Probiótica anunciam parceria com o Park Challenge apresentado pela BB Seguros

Leia Mais
Duracell leva energia de Optimum aos trens de São Paulo para promover o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil

Duracell leva energia de Optimum aos trens de São Paulo para promover o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil

Leia Mais
SulAmérica amplia presença e consolida crescimento no Pará com foco na regionalização e expansão da rede

SulAmérica amplia presença e consolida crescimento no Pará com foco na regionalização e expansão da rede

Leia Mais
Continue Lendo

Negócios

FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo amplia sua presença no setor de eletroeletrônicos no Brasil, oferecendo soluções completas com foco em armazenagem, transporte, segurança, rastreabilidade, flexibilidade e performance. Atualmente, esse mercado representa 30% nos negócios da FM no Brasil, o que demonstra a importância estratégica no portfólio da empresa.

A infraestrutura da FM Logistic é preparada para produtos de alto valor, com áreas segregadas e monitoradas 24 horas, além de rastreabilidade por número de série para garantir controle total do estoque. Entre os itens movimentados pela empresa no Brasil estão smartphones, notebooks, impressoras e eletroportáteis.

A empresa também realiza operações de peças de reposição para atendimento de assistências técnicas, processos com elevado número de referências, requerimentos específicos de identificação, preparação, embalagem e transporte.

O transporte de cargas de alto valor agregado é realizado com veículos específicos, incluindo blindados escoltados e rastreados em tempo real e apoiado por análises próprias de gerenciamento de riscos. Esses diferenciais de segurança física e financeira consolidam a confiança dos clientes em operações críticas.

De acordo com Carlos Lomonaco, diretor de desenvolvimento de negócios e soluções na FM Logistic do Brasil, na distribuição, a empresa opera de forma omnichannel, com SLAs (Acordo de Nível de Serviço) personalizados para atacado, varejo, e-commerce e marketplaces, garantindo prazos otimizados e visibilidade em tempo real. Além disso, oferece gestão completa de logística reversa, testes técnicos e serviços de valor agregado, como etiquetagem e upgrades de firmware, sempre alinhados às melhores práticas ESG.

“Nosso objetivo é apoiar empresas de eletroeletrônicos na criação de valor em toda a cadeia logística, com processos que unem eficiência, segurança e sustentabilidade. Em 2025, esperamos crescer 25% no setor, reforçando ainda mais a relevância dessas operações para os nossos negócios”, ressalta.

FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos

FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos

Leia Mais
Fort Atacadista realiza ‘Semana F’ com ofertas especiais

Fort Atacadista realiza ‘Semana F’ com ofertas especiais

Leia Mais
Dr. Peanut e Probiótica anunciam parceria com o Park Challenge apresentado pela BB Seguros

Dr. Peanut e Probiótica anunciam parceria com o Park Challenge apresentado pela BB Seguros

Leia Mais
Duracell leva energia de Optimum aos trens de São Paulo para promover o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil

Duracell leva energia de Optimum aos trens de São Paulo para promover o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil

Leia Mais
SulAmérica amplia presença e consolida crescimento no Pará com foco na regionalização e expansão da rede

SulAmérica amplia presença e consolida crescimento no Pará com foco na regionalização e expansão da rede

Leia Mais
Continue Lendo

Negócios

Fort Atacadista realiza ‘Semana F’ com ofertas especiais

Publicado

em

carrinho cheio no Fort Atacadista (foto Divulgação)
carrinho cheio no Fort Atacadista (foto Divulgação)

Ação promocional terá início todo dia 30 com preços atrativos em todas as lojas no país

O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, promove, entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro, a “Semana F”, uma grande ação promocional com ofertas especiais em todos os setores da loja. Durante uma semana, consumidores poderão aproveitar descontos agressivos em centenas de produtos em uma iniciativa que reforça o compromisso da rede com economia, variedade e qualidade.

Com a chamada “Muito mais dias de Compra Fort”, a Semana F amplia o sucesso do tradicional “Dia F”, que ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês, quando toda a loja entra com as maiores promoções do mês, oferecendo mais dias de ofertas e mais flexibilidade no horário das compras. A ação busca proporcionar uma experiência de compra mais confortável e vantajosa aos clientes, ampliando a promoção e oferecendo, assim, mais dias para garantir as ofertas que eram concentradas no Dia F. 

“A Semana F vai ocorrer todo dia 30 do mês, um grande evento do nosso planejamento comercial e reflete o compromisso do Fort Atacadista com o consumidor. É uma oportunidade para reforçar nossa relação de confiança com os clientes e oferecer ainda mais economia, variedade e qualidade”, destaca Silvia Marquez, gestora de marketing do Fort Atacadista.

FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos

FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos

Leia Mais
Fort Atacadista realiza ‘Semana F’ com ofertas especiais

Fort Atacadista realiza ‘Semana F’ com ofertas especiais

Leia Mais
Dr. Peanut e Probiótica anunciam parceria com o Park Challenge apresentado pela BB Seguros

Dr. Peanut e Probiótica anunciam parceria com o Park Challenge apresentado pela BB Seguros

Leia Mais
Duracell leva energia de Optimum aos trens de São Paulo para promover o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil

Duracell leva energia de Optimum aos trens de São Paulo para promover o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil

Leia Mais
SulAmérica amplia presença e consolida crescimento no Pará com foco na regionalização e expansão da rede

SulAmérica amplia presença e consolida crescimento no Pará com foco na regionalização e expansão da rede

Leia Mais
Continue Lendo

Negócios

Dr. Peanut e Probiótica anunciam parceria com o Park Challenge apresentado pela BB Seguros

Publicado

em

Créditos Cook Filmes
Créditos Cook Filmes

As marcas Dr. Peanut e Probiótica estarão presentes no Park Challenge apresentado pela BB Seguros, evento inédito que integra o Circuito Banco do Brasil de Skate e será realizado no dia 2 de novembro, no bowl da Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis (SC).

A parceria entre o Grupo Supley, detentor das duas marcas, e o evento marca um passo importante para o fortalecimento da presença da suplementação esportiva no universo do skate park. Mais do que uma associação comercial, a iniciativa reflete o compromisso do Grupo em se aproximar do esporte de alta performance, por meio de ações de experiência, ativações exclusivas e conteúdos que celebram a cultura do skate ao lado de alguns dos maiores nomes da modalidade.

No evento inédito serão realizadas experiências exclusivas, além de ações de sampling com todos os presentes no local. A Dr. Peanut assumiu o naming rights da área do atleta — batizada de Dr. Peanut Zone — e promove experiências de degustação com foco na Doctor Bar aquecida e nas tradicionais pastas de amendoim gourmet, além de sampling e um inflável temático da Doctor Bar. A marca também leva diversão e energia com uma cesta de basquete interativa, ativações exclusivas na área VIP e kits especiais para os atletas. Já a Probiótica vai presentear o público presente com degustações do 100% Whey, uma Roleta da Sorte repleta de prêmios, sampling e um imponente inflável Big Whey. As ativações incluem ainda a popular bazuca de brindes voltada ao público, além de experiências premium e kits personalizados para os atletas participantes.

Toda essa atmosfera será o cenário de uma competição com formato inédito, reunindo duas equipes: Team Braza e Team Mundo cada uma composta por dez skatistas e liderada por um técnico. O Park Challenge 2025 promete um verdadeiro espetáculo de técnica, estilo e criatividade, colocando frente a frente alguns dos maiores nomes do skate nacional e internacional.

Entre os confirmados estão Pedro Barros, Isadora Pacheco, Augusto Akio, Raicca Ventura, João Bito, Yndiara Asp, Murilo Peres, Kalani Konig, Luigi Cin e Gui Khury que representam o Team Brasil, enquanto o Team Mundo traz estrelas como a britânica Sky Brown, medalhista olímpica e uma das maiores referências do skate feminino, além dos japoneses Yuro Nagahara, Shota Mizote, Issei Sakurai e Yurin Fuji, o norte-americano Taylor Nye, a espanhola Naia Laso, o holandes Jason Lijnzaat, o porto-riquenho Steven Yancy e o californiano Chris Russell. 

“Estar ao lado de um evento como o Park Challenge reforça nossa missão de aproximar a suplementação esportiva de um público que vive a performance de forma autêntica e leve. A comunidade do skate traduz energia, superação e atitude — valores que se conectam tanto com a Dr. Peanut quanto com a Probiótica. Essa parceria vai além do esporte: é uma forma de celebrar um estilo de vida ativo e inspirar novas gerações a se movimentarem com propósito”, diz Lucas Bueno, CMO do Grupo Supley.

Onde Assistir? 

O público poderá acompanhar de perto e gratuitamente, mediante a retirada de ingresso no Sympla. Quem não estiver presente poderá acompanhar por transmissão oficial, na CazéTV, a partir das 11h30.  

O Park Challenge apresentado pela BB Seguros tem como meio de pagamento oficial a bandeira VISA e como patrocinadores o Banco do Brasil, Heineken 0.0%, Dr Peanut e Probiótica. O evento conta com o apoio da Evoke, Red Bull, Approve, Mamba Water, Layback, Tanabata Skateboards e Hi Adventure. O apoio institucional é da Prefeitura de Florianópolis, do Governo Federal e a CazéTV é parceira oficial.

O credenciamento de imprensa já está aberto e vai até dia 30/10: https://forms.gle/74rfjEvSnwZSv9zQ8 

Retirada de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/park-challenge-2025-apresentado-pela-bb-seguros/3152894  

Saiba mais do evento: https://www.instagram.com/park.challenge/ 

FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos

FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos

Leia Mais

Fort Atacadista realiza ‘Semana F’ com ofertas especiais

Fort Atacadista realiza ‘Semana F’ com ofertas especiais

Leia Mais

Dr. Peanut e Probiótica anunciam parceria com o Park Challenge apresentado pela BB Seguros

Dr. Peanut e Probiótica anunciam parceria com o Park Challenge apresentado pela BB Seguros

Leia Mais

Duracell leva energia de Optimum aos trens de São Paulo para promover o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil

Duracell leva energia de Optimum aos trens de São Paulo para promover o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil

Leia Mais

SulAmérica amplia presença e consolida crescimento no Pará com foco na regionalização e expansão da rede

SulAmérica amplia presença e consolida crescimento no Pará com foco na regionalização e expansão da rede

Leia Mais


Continue Lendo

Em Alta

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.