O Campeonato Pan-Americano de Formula Kite 2022 teve início nesta quarta-feira (9) na praia do Olho D’Água, em São Luís (MA). A competição classificatória para os Jogos de Santiago do Chile 2023 conta com 23 homens e 10 mulheres nas regatas.
Além dos países da América, a competição conta com atletas de ponta do cenário mundial, como a francesa Lauriane Nolot e o cingapuriano Maximilian Maeder. Entre os brasileiros, destaque para os anfitriões Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis, melhores do país no ranking nacional e das Américas. Os dois são favoritos à vaga olímpica para Paris 2024, quando o Kite estreia no calendário dos Jogos.
Serão quatro dias de competições até a grande final, no domingo (13). “Fui um dos responsáveis por começar este esporte aqui na cidade de São Luís. Então, para mim, é muito emocionante ter a oportunidade de estar aqui, competindo em casa, com os meus amigos”, comemorou Bruno Lobo.
”Após alguns dias de chuva, parece que teremos boas condições para as regatas. Tenho certeza que vai ser muito divertido, afinal é o Brasil”, disse Markus Schwendtner, da International Kiteboarding Association (IKA), durante a abertura do torneio.
Resultados do masculino
https://www.formulakite.org/sailwave/liveresults_men.htm
Resultados do feminino
https://www.formulakite.org/sailwave/liveresults_women.htm
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Foto: Nelson Magela