A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) terminou sua participação no Campeonato Brasileiro Infantil de Verão de natação na 16ª colocação geral entre os 62 clubes participantes. A ABDA participou com 9 atletas no total. “Na categoria infantil 1 masculino, conquistamos o 7° lugar geral, com apenas 3 atletas infantil 1”, ressaltou o técnico Yuri Horta.
A competição foi realizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, na piscina do Santa Mônica Clube de Campo, na cidade de Colombo (PR).
ABDA teve 3 atletas entre os finalistas, participando de um total de 5 finais e obtendo 1 medalha de bronze com o atleta Lucas Santos, nos 100m peito infantil 1 masculino. Lucas também conseguiu vaga na final dos 200m peito, onde ficou com a quarta colocação.
A ABDA também teve nas finais o atleta Guilherme Pitta, nas provas de 200m e 100m livre. Nos 200m, Pitta conseguiu a quarta colocação. Outra finalista foi a atleta Domitilla Saad Barbosa. “Ela treina na França e representa a ABDA em campeonatos nacionais, conseguiu vaga nas finais nos 200m borboleta”, explicou o técnico.
Para Yuri Horta, a competição teve um saldo bastante positivo. “Os atletas tiveram uma semana de muito aprendizado. Primeiro Campeonato Brasileiro onde tiveram o modelo de eliminatórias e finais. Foi uma experiência e tanto para eles. Essa experiência para o futuro é muito importante, pois nas categorias de base nosso maior intuito no quesito esporte é ensinar sobre a natação”, destacou.
Os pontuadores da ABDA que contribuíram para a boa colocação da equipe na competição foram:
- Caio Leony – 200m peito, 200m borboleta, 800m livre, 400m medley, 200m medley
- Gabriela Silva – 1500m livre e 200m borboleta
- Isabelle Margarido – 200m peito
- Ana Beatriz Rodrigues – 100m livre
- Guilherme Pitta -além das finais, também pontuou nas provas de 800m livre, 1500m livre e 400m livre
A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, CVC, Pernambucanas, Sabesp, Isa Cteep, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).