Home Esportes ABDA atletismo encerra temporada 2022 com muitas conquistas
Esportes

ABDA atletismo encerra temporada 2022 com muitas conquistas

Envie
ABDA atletismo encerra temporada 2022 com muitas conquistas
Imagem crédito ABDA
Envie

A equipe de atletismo da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) participou de diversas competições durante a temporada 2022, em pista, corridas de rua e provas de Cross Country, disputando eventos regionais, estaduais e nacionais, com a participação de crianças a partir dos 6 anos em festivais, passando pelas categorias sub-14, sub-16 até o adulto. Além disso, a ABDA também teve atletas representando Seleção Brasileira em competições internacionais.

Vinicius Moraes Costa conquistou medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Sub-18 nos 800 metros

Internacionais – No âmbito internacional, a ABDA participou de 3 competições. Destaque para medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Sub-18, conquistada pelo atleta Vinicius Moraes Costa nos 800 metros, com a participação também da treinadora Evellin Passos na comissão técnica da Seleção Brasileira, que foi campeã geral no Sul-Americano Sub18.

No Campeonato Sul-Americano Sub-23, houve a participação do atleta Victor Gabriel Ramos no salto em distância, conquistando a 4ª colocação. Nesta competição, o Brasil também foi campeão geral.

Victor Gabriel Ramos ficou em 4º lugar no salto em distância no Sul-Americano Sub-23; Brasil foi campeão geral

A Copa Pan-Americana de Cross Country contou com a participação de 5 atletas da ABDA e 2 treinadores na delegação brasileira. Na Comissão técnica, esteve Evellin passos como treinadora e Neto Gonçalves como treinador chefe da delegação brasileira. Na competição, o principal destaque foi Nicole Mello, 4ª colocada e campeã por equipe feminina adulta.

Letícia Belo com medalha de ouro e troféu da equipe vice-campeã conquistados na Copa Brasil de Fundo e Meio Fundo

Nacionais – Nos eventos nacionais, a ABDA disputou competições em todas as categorias e também no atletismo paraolímpico. Ao todo, foram conquistadas 28 medalhas, sendo 14 de ouro. Destaques para Vinicius Moraes Costa, medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-18 e ouro nos Jogos Escolares; Victor Gabriel Ramos, medalha de ouro no salto em distância no Campeonato Brasileiro Sub-23; Igor Felipe Arconti, medalha de ouro nos 1.000 metros rasos no Campeonato Brasileiro Sub-16; no Campeonato Brasileiro, o atleta Alex Eduardo Adorno foi medalha de bronze nos 250 metros rasos.

A atleta Leticia Belo foi medalha de prata e bronze no Campeonato Brasileiro Sub-23, nas provas de 3.000 metros com obstáculos e 10.000 metros, respectivamente, e ouro na Copa Brasil de Fundo e Meio Fundo e Troféu Adhemar Ferreira da Silva nos 3.000 metros com obstáculos e fechou o ano com a medalha de bronze nos 2km da Copa Brasil de Cross Country, conquistando vaga para o Campeonato Sul-Americano de Cross Country em 2023. Na Copa Brasil de Cross Country, a equipe adulto feminina foi vice-campeã nos 10km.

Ana Beatriz Trajano conquistou medalha de ouro nos 3000 metros na Copa Brasil de Fundo e Meio Fundo na categoria Sub-20 e prata na Copa Brasil de Cross Country. No Troféu Brasil, o atleta Gilmar Silvestre foi medalha de prata nos 5.000 metros. Nos Jogos Escolares Sub-14, o atleta Giovanni Pereira conquistou medalha de bronze nos 150 metros na série ouro e medalha de ouro nos 80 metros na série prata.

Atleta paralimpico Rodolfo Prado com medalha de ouro conquistada no Meeting Brasileiro CBDI

Atletismo paralímpico – Nas competições nacionais do atletismo paralímpico, no  Campeonato Brasileiro de Atletismo CBDI, o atleta Wellington da Silva Antonio foi medalhista de bronze nos 800 metros. No Meeting Brasileiro CBDI, Rodolfo Rodrigues Prado foi medalha de ouro no salto em distância e nos 400 metros rasos; e Wellington Silva Antonio conquistou o bronze nos 800 metros.

Estaduais – A ABDA participou de todas categorias dos Campeonatos Paulistas, também representando Bauru nos Jogos Abertos do Interior, Jogos Abertos da Juventude e Jogos Regionais, onde foram conquistadas diversas medalhas, com destaque para o título de Campeão Masculino dos Jogos Abertos da Juventude, em Presidente Prudente (SP).

As turmas de iniciação participaram de diversos eventos durante a temporada. As crianças e jovens a partir dos 6 anos participaram de festivais de atletismo interno no Centro de Treinamento do Jardim Petrópolis, eventos que tiveram coordenação dos Treinadores Carlos Alberto Santos e João Batista Mariano. Também participaram de festivais de atletismo nas cidades de Paulistânia, Lençóis Paulista e corrida de rua em Novo Horizonte. As turmas de iniciação participaram também de Campeonatos Paulista e Torneios nas categorias Sub-10, Sub-12 e Sub-14, sob orientação dos treinadores Alexandre Alvarenga e Cleverson Junior, e também competiram nas categorias Sub-16 e Sub-18, com os treinadores Mauricio Birelo e Evellin Passos.

Cabo Alcides, patrono do atletismo bauruense, deixou sua pegada na “Calçada da Fama” com ajuda de seu neto, treinador Neto Gonçalves

Atividades extras – Os profissionais da ABDA Atletismo também ministraram palestras, atividades e clinicas de atletismo em diversos locais. Foram realizadas palestras e vivências nas escolas EE Raymi de Oliveira, EMEF Santa Maria, EE Eduardo Velho Filho, EE Antonio Ferreira de Menezes e nos Projetos Sociais ACAE Alfa e CITE Bela Vista, atendendo aproximadamente 500 crianças e jovens em idade escolar.

Finalizando o ano, foi realizada dentro da programação do HaBaWaBa Brasil, a Clínica de Atletismo, onde aproximadamente 80 crianças participantes do festival de polo aquático, puderam vivenciar de forma lúdica, movimentos do atletismo como correr, saltar e lançar.

Em outubro, próximo ao seu aniversário, o professor Cabo Alcides foi homenageado pela ABDA com a Placa Patrono do Atletismo e teve seus pés marcados na “Calçada da Fama da ABDA”, reconhecimento de uma vida dedicada ao esporte e ao atletismo de Bauru.

Noite de sábado com Santander Night Run pelas ruas de Ponta Negra, em Manaus

Noite de sábado com Santander Night Run pelas ruas de Ponta Negra, em Manaus

Leia Mais
Fabrício Batista volta ao pódio no Rio Spring International Open da IBJJF

Fabrício Batista volta ao pódio no Rio Spring International Open da IBJJF

Leia Mais
Inscrições para etapa do Rio de Janeiro do Cross Urbano CAIXA 2025 terminam na quarta-feira (29)

Inscrições para etapa do Rio de Janeiro do Cross Urbano CAIXA 2025 terminam na quarta-feira (29)

Leia Mais
Com direito a recorde de inscrições, Circuito CAIXA Natal tem vitória de “vizinhos”

Com direito a recorde de inscrições, Circuito CAIXA Natal tem vitória de “vizinhos”

Leia Mais
Brasileiro com a melhor marca do Circuito CAIXA vai lutar pela vitória neste domingo (19), em Natal

Brasileiro com a melhor marca do Circuito CAIXA vai lutar pela vitória neste domingo (19), em Natal

Leia Mais
Envie