Home Entretenimento Festival A Tradição do “Gnocchi da Fortuna”: Um Sabor que Atrai Prosperidade em Rio das Ostras
Festival

A Tradição do “Gnocchi da Fortuna”: Um Sabor que Atrai Prosperidade em Rio das Ostras

Envie
Redimen.jpg 2
Foto Bruno Pirozi
Envie

Festival mensal no Galleria Gastrobar celebra a lenda italiana que une sorte e sabor, prometendo movimentar os amantes da massa no dia 29 de agosto

No dia 29 de dezembro do século VI, em um pequeno vilarejo da Itália, a lenda de São Pantaleão deu origem a uma das tradições gastronômicas mais queridas do mundo: o Gnocchi da Fortuna. Conta-se que o santo, faminto e desamparado, bateu à porta de uma humilde família que, apesar da escassez, compartilhou seu prato de nhoque. Em retribuição, São Pantaleão deixou moedas de ouro sob os pratos. Desde então, o dia 29 de cada mês se tornou símbolo de sorte e prosperidade, sendo celebrado em diversos países, incluindo o Brasil, onde restaurantes mantêm viva essa tradição.

Em Rio das Ostras, a tradição ganha vida através do Festival de Nhoque da Fortuna, realizado todos os dias 29 no Galleria Gastrobar. O evento, que acontece no charmoso restaurante localizado em Costazul entre o Emissário Submarino e a Lagoa do Iriry, é uma homenagem à cultura italiana, temperada com a influência capixaba. Este mês, o festival cairá numa quinta-feira, 29 de agosto, prometendo atrair tanto os amantes de gastronomia quanto aqueles que acreditam no poder da sorte.

“O Gnocchi da Fortuna é mais do que um prato, é uma celebração da generosidade e da fé na abundância”, explica a chef Penhamara Araújo Lima, uma das proprietárias do Galleria Gastrobar. “Aqui no restaurante, mantemos essa tradição viva, misturando o sabor italiano com o toque capixaba, que é a nossa identidade. É uma forma de honrar nossas raízes e oferecer algo especial aos nossos clientes.”

A tradição italiana é respeitada e cuidadosamente adaptada no Galleria Gastrobar, como conta a chef Silvia Stanzani, também proprietária do estabelecimento. “Nossos nhoques são preparados com ingredientes frescos e locais. Temos opções que vão desde a batata roxa, batata inglesa, aipim, até a banana da terra, cada uma trazendo uma textura e sabor únicos. Para acompanhar, oferecemos uma variedade de molhos que incluem branco, pomodoro, manteiga de sálvia, bolonhesa, caprese, e in mare.”

Os pratos de nhoque no Galleria variam entre R$ 40 e R$ 90, dependendo da combinação de ingredientes e do molho escolhido. Além de uma experiência culinária, o festival oferece aos clientes a chance de seguir a tradição: cada um deve colocar uma moeda sob o prato antes de comer as sete primeiras bolinhas de nhoque, acreditando que esse gesto trará sorte e prosperidade.

Mais de 250 mil pessoas participam do Summer Beats 2025 no Campo de Marte

Mais de 250 mil pessoas participam do Summer Beats 2025 no Campo de Marte

Leia Mais
Portuguese & Brazilian Awards reúne famosos e polêmicas na 11ª edição nos EUA

Portuguese & Brazilian Awards reúne famosos e polêmicas na 11ª edição nos EUA

Leia Mais
O Instituto Bienal Amazônia (IBA) faz chamada aberta para filmes que tenham os 17 ODS da ONU como eixo principal e que serão exibidos na COP 30

O Instituto Bienal Amazônia (IBA) faz chamada aberta para filmes que tenham os 17 ODS da ONU como eixo principal e que serão exibidos na COP 30

Leia Mais
Para improvisar e se divertir: 3ª edição da IMPRO GRAND PRIX agita o RJ com Teatro de Improviso

Para improvisar e se divertir: 3ª edição da IMPRO GRAND PRIX agita o RJ com Teatro de Improviso

Leia Mais
Arraiá Ziriguidum “Canta Largo” transforma o Largo do Machado em reduto junino

Arraiá Ziriguidum “Canta Largo” transforma o Largo do Machado em reduto junino

Leia Mais
Envie