Já pensou em participar de um bloco de carnaval dentro do CCBB Rio, inspirado em um dos pioneiros da cultura popular carioca? Esse é um dos convites da atividade Pequenas Mãos – “CriaSom”, desenvolvida no CCBB Educativo Lugares de Culturas alinhada à exposição “Heitor dos Prazeres é meu nome”, que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro até 18 de setembro de 2023. As famílias e seus pequenos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho do multiartista e da tradição carioca de fazer sambas e carnaval. A atividade gratuita faz parte da programação da primeira quinzena de setembro do Programa CCBB Educativo nos sábados do mês (até dia 16), às 14h e no feriado da Independência, no dia 7.
A atração, envolve instrumentos musicais não convencionais, como um pet fone (garrafas pet cheias de ar comprimido) tocado com baquetas e um “xilofone” de sinos. O público é convidado, ainda, a ler uma partitura e a tocar as letras de sambas conhecidos. Ouvem músicas como “Pierrot apaixonado” e “Eu cheguei moçada” e são incentivados a dançarem ou se moverem no ritmo da música e participarem de um bloco de carnaval, no qual podem cantar, dançar e tocar os instrumentos criados.
Ainda aos sábados, às 11h, estreia na programação do CCBB Educativo Lugares de Culturas a atividade Pequenos Exploradores, que mostra a história do CCBB às famílias de um modo diferente. A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma importante pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da história.
– Continua após publicidade –
Também o Caminhos da Memória – Patrimônio, às quartas e sextas, às 12h e 18h, leva os visitantes a conhecerem o passado através da arquitetura e questiona as histórias que guardam as paredes de um prédio. Os educadores e o público percorrem o espaço que abriga CCBB Rio para conhecerem mais sobre sua arquitetura e sua história. A visita com duração de 1hora é aberta destinada a todos as idades.
No Laboratório de Artes – Na Cabeça do Heitor a ideia é colocar a mão na massa e soltar a sua imaginação. Neste processo se passam muitas coisas, ideias, músicas e histórias, sempre inspirados pela relação do artista com o carnaval e pelo samba. A proposta é experimentar a criação de um figurino em um boneco de manequim, desde o esboço até a confecção de peças com materiais alternativos.
Outra novidade é o início das visitas mediadas à exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973”, que ocorrerão às segundas e quintas, às 11h e 16h: quartas, às 16h; sextas, às 11h; sábados, às 18h e domingos, às 10h. Além dessas, seguem as visitas à exposição “Heitor dos Prazeres é Meu Nome”, às segundas e quintas, das 12h e 18h; às quartas, à 11; sextas, às 16h, aos sábados, às 10h e nos domingos às 18h.
Já o espetáculo “Heitor, muitos Prazeres!”, segue de quartas às sextas-feiras, às 13 horas, até o dia 15 de setembro. A atividade dialoga com a exposição, com apresentações musicais que acontecem no térreo, com entrada gratuita e sem necessidade de retirada de ingresso. É só chegar e participar.
– Continua após publicidade –
Na atividade Campos de Arte/Mobiliário Educativo – Heitor dos Prazeres Você sabe quem sou eu?, a partir de um jogo de cartas com dicas e símbolos Adinkras (um conjunto de ideogramas pertencente aos povos Akan, um grupo linguístico originário da África Ocidental, que abrange parte de Gana e da Cidade do Marfim), é explorado o resgate de personalidades negras importantes para a cultura e resistência do seu povo no Rio de Janeiro. O desafio é descobrir quantos artistas negros da música e das artes visuais o participante conhece. Para tanto, são oferecidas pistas e imagens do território carioca. A atividade abrange todos os públicos e acontece às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 11h às 18h, de hora em hora, no térreo do CCBB Rio. A entrada é livre, sem retirada de ingresso.
O Livro Vivo, que permite a criação coletiva de um livro a partir de palavras e imagens dispostas num cubo, é outra das atividades. A ideia é brincar com a tridimensionalidade do livro e com as possibilidades de diferentes leituras. A atividade também acontece nos sábados e domingos, às 15h. E no sábado, dia 9, acontece a Hora do Conto – Patrimônio Histórias de Memórias, quando histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficçãoa, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.
O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66 no Centro.