Home Entretenimento Teatro A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, faz temporada popular nos teatros João Caetano e Arthur Azevedo
Teatro

A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, faz temporada popular nos teatros João Caetano e Arthur Azevedo

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Espetáculo tem direção de Malú Bazan e traz no elenco Antonio Petrin, Oswaldo Mendes, Heitor Goldflus, Roberto Ascar, Cesar Baccan e Julio Assad. O ingresso é 1kg de alimento

Ao chamar de “A Pane” seu conto (depois transformado em teatro), Dürrenmat não estava só pensando na falha mecânica de um Jaguar, que leva o protagonista a uma situação inesperada. A pane também diz respeito a este nosso mundo, repleto de imperfeições e catástrofes, de falhas da Justiça, de culpas e desculpas. Dürrenmat é daqueles autores que divertem e dão o que pensar.

A situação é inusitada. Um jogo em que octogenários juristas aposentados encenam suas antigas ocupações e, como diz o juiz anfitrião, agora não mais presos “a formas, protocolos, leis e todo o entulho inútil dos tribunais”. Neste jogo eles enredam um próspero representante comercial. Qual o seu crime? Não importa: “crime é algo que sempre se pode encontrar”.

Ao brincar de tribunal, os personagens nos fazem questionar o conceito de justiça, o sistema de Justiça, e este nosso mundo “de inocentes com culpa e culpados sem culpa”. A encenação reúne atores de várias gerações, para falar, não de uma história antiga, mas de “uma história ainda possível”, como o autor a qualifica.

Após uma suspensão de quase dois anos em razão da pandemia, o espetáculo volta com força total, mostrando a intensidade e alegria de fazer arte desse potente elenco de atores de terceira idade que representam a história do nosso teatro!

Divirtam-se!

Sobre o autor

Dürrenmatt (Konolfingen, 5 de janeiro de 1921 — Neuchâtel, 14 de dezembro de 1990) foi um escritor suíço. Embora possua grande fama por sua obra como dramaturgo foi também um prolífico contista e romancista.

Politicamente ativo, o autor escreveu dramas vanguardistas, profundos romances policiais, e algumas sátiras macabras. Um de seus principais bordões era: “Uma história não está terminada até que algo tenha dado extremamente errado”.

Como Brecht, Dürrenmatt explorou as vertentes do teatro épico. Suas peças visavam envolver o público a um debate teórico, e não somente ser entretenimento puramente passivo.

Quando tinha 26 anos, sua primeira peça, “Está Escrito”, (em alemão “Es steht geschrieben”), estreou causando grande controvérsia. A história da peça se passa em torno de uma batalha entre um cínico obcecado pelo sucesso e um religioso fanático que leva as escrituras ao pé da letra, tudo isto acontecendo enquanto a cidade em que vivem está cercada. A noite de estréia da peça, em abril de 1947, causou confusão e protestos por parte do público.

Na década de 50, com o conto “A Pane”, chegou ao que muitos consideram o auge de sua capacidade estilística e narrativa.

Morreu em 1990, considerado como um dos grandes narradores e dramaturgos de sua geração.

SINOPSE

“A Pane” é uma comédia sobre a justiça. Hóspede inesperado se transforma em réu de um jogo em que juiz, promotor, advogado e carrasco aposentados revivem suas profissões. Uma fábula que fala dos nossos dias. No elenco, um encontro de gerações.

FICHA TÉCNICA

Texto: Friedrich Dürrenmatt

Tradução: Diego Viana

Direção: Malú Bazán

Elenco:

Antonio Petrin

Cesar Baccan

Heitor Goldflus

Julio Assad

Oswaldo Mendes

Roberto Ascar

Concepção cenográfica: Anne Cerutti e Malú Bazán

Figurino: Anne Cerutti

Assistente de figurino e cenário: Adriana Barreto

Cenotécnico:Douglas Caldas

Desenho de luz: Wagner Pinto

Música Original: Dan Maia

Operador de luz: Gabriel Greghi

Operador de som: Silney Marcondes

Contrarregra: Márcio Polli

Fotos: Ronaldo Gutierrez

Visagismo: Dhiego Durso

Programador Visual: Rafael Oliveira

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Assistente de Produção: Rebeca Oliveira

Assistente de Produção: Beatriz Nominato

Co-Produção: Kavaná Produções

Produção e Realização: Baccan Produções

# A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, com direção de Malú Bazán

– TEATRO JOÃO CAETANO – R. Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino, São Paulo – SP, Cep: 04038-020, Telefone: 11- 5573-3774

TEMPORADA: 4 a 13 de março de 2022

HORÁRIOS: Sexta e Sábado às 21:00 e Domingo 19:00

VALOR DO INGRESSO: Beneficente – 1kg de alimento

Bilheteria Física: R. Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino, São Paulo – SP, Cep: 04038 020, Informações: 11- 5573-3774

Duração: 70 minutos

Classificação: 14 anos

Capacidade:  432 lugares

 

-TEATRO ARTHUR AZEVEDO – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo – SP, 03115-020 Telefone(11) 2604-5558

TEMPORADA: 18 a 26 de março de 2022
HORÁRIOS: Sexta e Sábado às 21:00 e Domingo 19:00. (No dia 24/03 – quinta-feira haverá uma apresentação às 21h00).

VALOR DO INGRESSO: Beneficente – 1kg de alimento

Bilheteria Física: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo – SP, 03115-020, Informações: 11- 2604-5558

 

Duração: 70 minutos

Classificação: 14 anos

Capacidade: 349 lugares

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

[ad_2]

Ator Cesário Candhí comemora 40 anos de trajetória artística com o espetáculo “O Patinho Feio”

Ator Cesário Candhí comemora 40 anos de trajetória artística com o espetáculo “O Patinho Feio”

Leia Mais
“TV COLOSSO, O MUSICAL” arrasta multidões ao teatro e celebra sucesso em turnê nacional

“TV COLOSSO, O MUSICAL” arrasta multidões ao teatro e celebra sucesso em turnê nacional

Leia Mais
Espetáculo gratuito mistura teatro de rua, palhaçaria e muita brasilidade na Escadaria Selarón

Espetáculo gratuito mistura teatro de rua, palhaçaria e muita brasilidade na Escadaria Selarón

Leia Mais
Após sucesso pelo interior de Pernambuco, “CAPIBA, pelas ruas eu vou” volta ao Teatro RioMar Recife

Após sucesso pelo interior de Pernambuco, “CAPIBA, pelas ruas eu vou” volta ao Teatro RioMar Recife

Leia Mais
Grupo TB apresenta no Cine Teatro da Barra: “Cinderela Negra”

Grupo TB apresenta no Cine Teatro da Barra: “Cinderela Negra”

Leia Mais
Envie