A transformação digital no Brasil está acelerando, e as redes sociais têm se consolidado como um pilar estratégico para as empresas.
Com a constante evolução do cenário digital e o aumento exponencial do consumo de redes sociais, as empresas brasileiras têm intensificado o uso dessas plataformas como parte fundamental de suas estratégias de marketing. Esse cenário impõe desafios e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades de engajamento que vão além das postagens tradicionais.
Segundo o Caio Rigoldi, CEO da mLabs, plataforma de gestão de redes sociais, essa maturidade digital não só representa um avanço estratégico, mas também o reconhecimento do potencial que as redes oferecem para engajar e entender os consumidores. “O fenômeno das redes sociais aconteceu e não tem mais volta. Os clientes, os leads das empresas e até os funcionários estão lá. Ano após ano, a maturidade digital, como chamamos, está crescendo cada vez mais”, afirma o executivo.
Estratégias para diálogos autênticos
Empresas que desejam aprimorar suas interações nas redes devem encarar esses ambientes digitais como mais do que simples canais de divulgação. Ao invés de apenas publicar ofertas, o executivo defende que as marcas precisam estimular o diálogo com seus seguidores. “As empresas fazem uma panfletagem digital, publicando apenas o produto, sem interagir. O principal aprendizado que gostaria de compartilhar é que as empresas precisam estar presentes de fato, que estimulem conversas e comentários, e interajam. Assim, é possível obter uma pesquisa de mercado gratuita e democrática”, explica.
O uso estratégico das redes sociais também envolve aproveitar as interações espontâneas de funcionários e líderes. Colaboradores são muitas vezes os primeiros embaixadores da marca, comenta Caio. “Se a empresa enxerga esses colaboradores como parte importante na rede, eles passam a ser a primeira voz a transmitir as mensagens. É interessante ver os funcionários replicando conteúdo e interagindo”, ele completa. A liderança, especialmente em plataformas como o LinkedIn, também pode reforçar o posicionamento da empresa, ao unir suas vozes com as mensagens da marca.
Desafios culturais e expansão internacional
A regionalização das estratégias nas redes sociais é um dos desafios mais significativos para empresas que atuam em múltiplos países. “Minha opinião é que precisamos ter uma conversa local. É difícil engajar e conversar com o público se você não está inserido na cultura deles. É uma operação que demanda trabalho, mas traz resultados”, destaca o executivo, que enxerga a internacionalização como um processo de muito potencial que precisa de presença e engajamento com o público específico.
Mónica Medina, especialista da empresa Mojo, plataforma especializada em reputação digital e posicionamento de marca, reforça essa visão. “A regionalização não é apenas uma adaptação de linguagem, é uma compreensão profunda dos costumes, valores e preferências locais. Esse cuidado permite que a comunicação seja autêntica, evitando erros de interpretação e construindo uma conexão mais forte com o público”, aponta Mónica. Para ela, colombiana com experiência em diversos mercados na América Latina, esse compromisso com o público local faz a diferença em cenários de expansão, onde a autenticidade é essencial para estabelecer uma conexão definitiva com novas audiências.
Inovação em um ambiente volátil
Tratando de inovação, Caio dá dicas para o mercado: “plataformas e aplicativos novos surgem o tempo inteiro. É preciso estudar, estar presente, testar novos formatos e redes. É um jogo que precisa de atenção”. Ele cita o TikTok e o recente Threads como exemplos de plataformas que surpreenderam o mercado, no qual aqueles que adotam as soluções cedo conquistam bons resultados e engajamento.
A rápida transformação das redes exige que as empresas estejam constantemente adaptando suas estratégias. “É fundamental que as marcas estejam prontas para se reinventar, acompanhando as tendências e o comportamento dos consumidores, que mudam a cada nova tecnologia ou rede social que surge”, reitera o CEO.
Inteligência artificial e o futuro das redes
Outro aspecto que molda o futuro das redes sociais, tanto para empresas quanto para as plataformas, é a inteligência artificial (IA). Para Caio, “a IA permite uma escala gigantesca, principalmente na curadoria de conteúdos inapropriados. Do lado das empresas, ela traz uma facilidade sem precedentes para criar conteúdos melhores. É um caminho sem volta, mas precisa ter discernimento para usá-la como ferramenta de apoio”, aponta.
Mónica também enxerga o papel essencial da IA para personalizar e automatizar a comunicação nas redes de forma eficiente, mas ressalta a importância de manter o toque humano. “A inteligência artificial oferece um suporte valioso, mas o discernimento para usá-la com responsabilidade é o que realmente cria valor para a marca e seus consumidores”, reflete a executiva. Para ela, a IA se tornará um alicerce do relacionamento com os clientes, possibilitando uma abordagem personalizada que ainda preserve a essência e autenticidade da marca.
Um novo mindset para as redes sociais
A mensagem final de Caio para as empresas é clara: as redes sociais devem estar no centro da estratégia, não só como um canal de marketing, mas como uma plataforma de comunicação integrada. “O desafio realmente é as empresas colocarem redes sociais como parte estratégica, com investimentos e condições para testar e trazer resultados”, conclui o executivo.
Mónica também compartilha da mesma opinião e afirma que “hoje, as redes sociais transcendem o papel de uma vitrine e passam a ser espaços vivos de diálogo, inovação e construção de identidade.”
Ambos os executivos reforçam que em um cenário no qual a autenticidade, o engajamento real e o uso estratégico de tecnologia se tornaram diferenciais essenciais, é preciso contar com o apoio certo, que permita com que as marcas naveguem com segurança, captem o público e integrem avanços, como a IA, de forma ética e eficaz.
Caso queira impulsionar sua presença digital e alcançar resultados excepcionais nas redes sociais, agora é o momento perfeito para agir. Entre em contato com a Mojo hoje mesmo e aproveite nossa expertise para posicionar sua marca como líder no mercado.