Quem passa pelo drama da queda capilar entende rapidamente que os cuidados durante o tratamento são amplificados para a rotina como um todo e isso inclui o momento de lavar os cabelos. O hábito é mais que um ato de higiene, ele colabora com a saúde capilar, do couro cabeludo. Segundo o médico e tricologista Dr Ademir Leite Junior, a higienização precisa ser adequada com a intenção de retirada do excesso de oleosidade que é produzida naturalmente nessa parte do corpo e isso tem um motivo específico para quem está sofrendo de queda capilar.
“O couro cabeludo oleoso facilita a instalação de dermatites e infecções de couro cabeludo que prejudicam a saúde da pele, além de estimularem o aparecimento de pequenas pápulas de inflamação, da caspa e coceira na região. Então, as pessoas que optam por lavar com menos frequência os cabelos ou produzem muita oleosidade durante o transcorrer do dia se expõe mais a esses agentes problemáticos citados”, alerta o tricologista.
Independente das causas para a queda de cabelos que acometeu a pessoa, o especialista em saúde capilar aponta para outros fatores de atenção que são o acúmulo de resíduos e o uso de produtos adequados. “A recomendação é para todas as pessoas e, claro, que quem está tratando queda terá outros aspectos a considerar, mas o uso de produtos inadequados ao tipo de cabelo, o sobrecarregar os cabelos com cremes sem enxague ou pomadas é outro fator que precipita problemas maiores para o couro cabeludo. O ideal é sempre lembrar de que um cabelo oleoso pede produtos para cabelos oleosos e que cabelos secos tem necessidade de produtos para cabelos secos. O uso de produtos sem compatibilidade com o tipo de cabelo, como aplicar sobre cabelos oleosos produtos para cabelos secos, só serve para agravar o quadro”.
Como cuidar dos cabelos oleosos
Conforme já citado pelo tricologista, há casos onde esse excesso de oleosidade é fator agravador em quadros de queda capilar. Dr Ademir complementa com duas orientações:
- Use um bom shampoo
Cuidar do couro cabeludo que sofre com o excesso de óleo depende principalmente do uso de um bom xampu que seja suave, limpe bem os cabelos e couro cabeludo além de um certo grau de adstringência para a gordura. Este, de acordo com o caso poderá ser utilizado em dias intercalados ou, em casos mais severos, diariamente no começo do tratamento. Vale ressaltar que como estes produtos são ricos em princípios ativos de limpeza e controle da produção de óleo pela pele, muitas vezes deverão ficar agindo no couro cabeludo por um período de tempo de em média 3 a 5 minutos para que os efeitos possam aparecer em sua plenitude.
- Uma boa dieta colabora com a saúde capilar
Uma dieta pobre em gorduras e frituras, assim como um estilo de vida que incorpore algum método ou procedimento de relaxamento (ex: atividades físicas, dança, massagens). A inclusão desdas medidas promoverão certo grau de diminuição da oleosidade e serão de valia na melhora do quadro.
Quem mantém o couro cabeludo limpo e sem excesso de gordura, além de ter uma vida mais saudável poderá contar com seus cabelos por mais tempo, finaliza Dr Ademir Junior.
Fonte: Blog O Tricologista (http://otricologista.com/)