Neste exato momento, pelo menos um brasileiro sofre uma tentativa de golpe. Essa afirmação se refere ao levantamento realizado pela Serasa Experian que aponta que 326.290 brasileiros foram alvos de golpes apenas em fevereiro deste ano. O número equivale a uma tentativa de golpe a cada 7 segundos, e é 4,9% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior.
Entre os segmentos com maior tentativa de fraudes, os bancos e cartões são os alvos, com 81.739 tentativas, seguido das financeiras com 58.576, e o setor de serviços, com 58.122 golpes. Outro levantamento da PwC mostra que os prejuízos relacionados a fraudes de identidade, ou seja, quando alguém usa informações legítimas de outra pessoa, cresceram 80% em 2021, e causaram prejuízos equivalentes a US$ 24 bilhões. Ainda segundo a pesquisa, 83% das companhias vão investir ainda este ano em sistemas para garantir a identidade e a segurança dos clientes sem afetar sua experiência com o serviço.
Para Roberto Rigotto, fundador da Simply, fintech de automação digital dos processos de onboarding para operações como a abertura de contas-correntes, “Dentro desta tendência, a busca por soluções como as oferecidas pela Simply cresceram 20%. As instituições estão investindo na automação dos processos para melhor eficiência operacional, priorizando a segurança, e prezando pela jornada do usuário”, conta o executivo.
“Por meio de inteligência artificial aplicada, automatizamos uma gama de serviços dentro da nossa plataforma de soluções. Atualmente validamos mais de 20 milhões de imagens, 5 milhões de propostas e formalizamos mais de R$4 bilhões em empréstimos ao mês”, acrescenta.
A proposta da Simply visa facilitar as operações digitais desde o onboarding, com a captura de dados e validação eletrônica dos documentos, até a análise completa da proposta, de ponta a ponta. “A nossa Inteligência Artificial atua de maneira quase que instantânea. Independentemente do tipo de transação, as instituições têm conseguido se proteger das fraudes sem que isso gere desconfiança para o cliente. Para o usuário, tudo se resume a uma selfie e envio de documentos”, explica Rigotto.
A Simply possui múltiplas camadas de proteção para os bancos. “Por meio das nossas soluções e parcerias, uma delas especializada em modelos preditivos de machine learning, conseguimos ajudar os nossos clientes a se antecipar contra possíveis fraudes, através dos seus próprios dados. Também lançaremos, em breve, um novo produto, uma tecnologia lake house, que dará uma visão 360° do cliente que reforçará a segurança e melhorará a experiência”, completa Rigotto.
“Somos uma plataforma utilizada por clientes grandes em processos críticos e de alto volume. Além disso, somos parte da vertical Sinqia Digital, o que nos permite conexões com outras soluções e empresas do ecossistema Sinqia e Torq, como, por exemplo, soluções de big data, blockchain, inteligência artificial e modelos preditivos”, aponta Gustavo Valadares, sócio fundador da Simply ao lado de Roberto.
A Simply hoje atende 3 dos 5 maiores bancos do Brasil, Isso evidencia a alta demanda por soluções para a transformação digital, cujo crescimento no volume de propostas analisadas em relação ao primeiro trimestre de 2021 aumentou 66%. Apenas nos últimos dois meses, a empresa bateu um recorde histórico de 11.6 milhões de propostas eletrônicas analisadas.