Estudos mostram que conflitos entre funcionários diminuem pela metade em empresas que investem na diversidade
Há muito tempo temas como a diversidade e a inclusão vem se tornando temas muito debatidos dentro da sociedade. A importância da diversidade também se faz presente no mercado de trabalho, que está cada vez mais globalizado. Por isso, a contratação de uma equipe diversificada, com pessoas de diferentes etnias, gêneros, idades, raças, culturas e religiões, pode gerar inúmeros benefícios para a empresa.
A Lei 8213/91 prevê que todas as empresas que possuam um quadro de funcionários de até 200 colaboradores, são obrigadas a reservar de 2 a 5% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência. Já empresas que possuam de 201 a 500 funcionários, a exigência é de 3%, 501 a 1000, 4% e assim por diante.
É fundamental entender que um quadro de funcionários com diversos tipos de perfis fica mais rico e talentoso, melhorando muito o desempenho e os resultados. Em um ambiente de trabalho onde todas as diversidades são aceitas e respeitadas, haverá um maior engajamento da equipe, além da redução de conflitos entre os funcionários.
Um estudo feito pela Harvard Business Review, revelou que empresas que investem na promoção da diversidade no ambiente de trabalho, os conflitos entre funcionários são reduzidos pela metade. A pesquisa ainda mostra que 17% dos entrevistados apontam que se sentem mais motivados e dispostos a realizar suas tarefas quando a diversidade na empresa é reconhecida e fomentada.
A promoção da diversidade dentro da empresa pode trazer inúmeros benefícios, como:
- Aumento da criatividade: Criar um espaço onde as diferenças são valorizadas aumenta a liberdade para os funcionários mostrarem sua autenticidade e seus diferenciais;
- Melhorar a imagem da empresa no mercado:Empresas que investem e estimulam a diversidade no ambiente de trabalho, constroem uma boa imagem para seus clientes, além de cumprirem com seu papel social;
- Melhor convivência e diminuição de conflitos: Empresas que estimulam o respeito, tendem a ter uma rotina de trabalho mais tranquila e sem conflitos.
- Diminuição da rotatividade: Quando o clima na empresa se torna mais harmonioso, os funcionários começam a ver a empresa como um ambiente de desenvolvimento pessoal e profissional.
Trabalhar com diversos perfis não é mais apenas uma opção, mas uma necessidade para o sucesso da companhia. Para isso, é preciso reforçar os códigos de conduta dentro da empresa, para haver respeito entre todos, além de possuir líderes e gestores influenciadores e motivadores, que estimulem o tratamento igualitário entre todos os colaboradores.
Outra forma de promover a diversidade e o respeito entre os colaboradores é a inclusão de mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+ em cargos de liderança. Realizar campanhas, palestras, cursos e treinamentos específicos que ajudem a mudar a cultura discriminatória dentro das empresas é essencial para combater o preconceito.
Por esses motivos, os departamentos de recursos humanos das empresas estão analisando também a diversidade e as soft skills em currículos de professores, gestores, entre outros cargos, para garantir que todos os funcionários estejam alinhados e comprometidos com a diversidade dentro do ambiente de trabalho, tornando o ambiente mais acolhedor.