Home Notícias Negócios A importância de incentivar a participação das mulheres no mercado de tecnologia
Negócios

A importância de incentivar a participação das mulheres no mercado de tecnologia

Envie
A importância de incentivar a participação das mulheres no mercado de tecnologia
Envie

Debates sobre a participação e o aumento da presença de mulheres no mercado corporativo estão ganhando cada vez mais espaço nos últimos tempos, mas, ainda assim, há um longo caminho a ser percorrido. De acordo com um estudo da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), atualmente os homens ocupam 67% das posições mais altas nas empresas de tecnologia, enquanto as mulheres apenas 33%.

Além disso, os indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) – realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os segundos trimestres de 2019 e 2022 – apontam que a taxa de desemprego entre as mulheres negras no segundo trimestre deste ano, ficou em 13,9%. Entre as mulheres brancas, o desemprego constatado foi de 8,9%; e os homens brancos, 6,1%, a menor taxa entre os grupos.

Por meio dos apontamentos acima, é perceptível a responsabilidade das empresas de fomentar a diversidade dentro das empresas, principalmente no setor de tecnologia, no qual a presença das mulheres costuma ser menor. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o lucro das corporações comandadas por mulheres é 15% superior ao das empresas lideradas por homens. No entanto, apenas 39,4% das mulheres estão em cargos de chefia atualmente.

Para que o mercado tenha e mantenha a credibilidade, é primordial a prática de ações que abram oportunidades de contratações às mulheres e criação de comitês que promovam um espaço de discussão e uma rede de apoio entre elas, para que assim possam mostrar às outras a importância da presença feminina no ambiente de trabalho, principalmente em lugares que há predominância do sexo oposto.

É válido ressaltar, também, o maior incentivo que deve ser feito para presença feminina em cargos de liderança e a atenção que as empresas devem ter em relação às ações de mobilização para oferecer salários igualitários, já que segundo uma pesquisa de 2021 do IDados, a mulher ainda ganha 20% a menos que o homem.

Outro fator crucial na diversidade e inclusão das corporações é a execução dos programas de desenvolvimento. Independentemente do nível, se é para gestão, vendas ou para a área de tecnologia como um todo, as companhias devem investir e apoiar a evolução de aprendizado e conquistas de seus funcionários. Especialmente quando se trata dos grupos minoritários. Essa é uma forma de fortalecer planos de carreira e aumentar a confiança do profissional.

Por último, precisa-se ter em mente que, no ambiente corporativo, não é suficiente falar sobre diversidade e igualdade de gênero sem ações e planejamento para colocar isso em prática de forma efetiva.

Por fim, é necessário gerar oportunidades na contratação, no reconhecimento e na construção de uma carreira sólida e de sucesso. Somente dessa forma o mercado conseguirá evoluir de forma justa e promissora.

Cristiano Galego: o Rei das Loiras que virou império

Cristiano Galego: o Rei das Loiras que virou império

Leia Mais
Entrepay recebe selo GPTW pela primeira vez e reforça compromisso com cultura de valorização das equipes

Entrepay recebe selo GPTW pela primeira vez e reforça compromisso com cultura de valorização das equipes

Leia Mais
Leve Saúde realiza ação gratuita nesse sábado (12) com coleta de resíduos voluntária em dois pontos do Rio de Janeiro

Leve Saúde realiza ação gratuita nesse sábado (12) com coleta de resíduos voluntária em dois pontos do Rio de Janeiro

Leia Mais
Franquia promete até R$ 2.100 por mês com o aluguel de poltronas Pós-Operatório: Uma oportunidade lucrativa com baixo investimento

Franquia promete até R$ 2.100 por mês com o aluguel de poltronas Pós-Operatório: Uma oportunidade lucrativa com baixo investimento

Leia Mais
Por que o código de barras é fundamental para a gestão de estoque nas empresas?

Por que o código de barras é fundamental para a gestão de estoque nas empresas?

Leia Mais
Envie