Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

A importância da arginina no combate ao cansaço

Publicado

em

Default Featured Image

Aminoácido presente em diversos alimentos possui propriedades que reduzem fadiga

Ficar cansado após um longo dia de trabalho ou uma sessão intensa de atividades físicas é diferente de se sentir cansaço o tempo todo. Essa falta de energia constante é chamada de fadiga e, geralmente, está ligada a alguma doença ou deficiência nutricional, então isso reforça a importância de termos uma alimentação balanceada e com uma grande diversidade de alimentos.

Carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas são os responsáveis por produzir energia para nosso corpo, então, sempre que estamos nos sentindo “sem forças”, provavelmente, o problema está ligado à falta de algum ou de vários desses nutrientes. Porém, quando o assunto é cansaço excessivo, pouca gente se lembra da arginina, um aminoácido considerado não essencial, mas que ainda desempenha um papel importante no combate à fadiga.

A arginina está presente em alimentos ricos em proteínas e, resumidamente, diminui o consumo de glicose dos músculos, poupando mais energia e reduzindo a fadiga muscular. Além disso, o aminoácido também combate a amônia presente no sangue – uma substância produzida após exercícios muito intensos, que, quando em grandes quantidades, se torna tóxica. Somente o fígado não é capaz de eliminar toda a amônia do organismo, então, muitas vezes, ela pode se espalhar para outros órgãos e comprometer suas funções.

Os benefícios da arginina vão além: ela também fortalece o sistema imunológico, renova o colágeno da pele, melhora a circulação sanguínea e favorece o crescimento muscular. Mesmo oferecendo todas essas vantagens, o aminoácido não é um componente essencial para o funcionamento do nosso organismo, então ainda é possível viver normalmente sem ele. Porém é claro que vale bastante a pena consumi-lo com certa frequência.

Nosso corpo produz arginina naturalmente, mas apenas a quantidade necessária para os processos orgânicos envolvidos. Para aumentar essa dose, é recomendado incluir alimentos como queijo, presunto, pão integral, feijão preto, nozes, aveia, cacau e uva passa na dieta. A variedade de alimentos é alta, então é possível estabelecer um cardápio bem variado, sem ficar repetitivo.

A arginina também é vendida em forma de suplemento, sendo muito utilizada entre aqueles com uma rotina de exercícios físicos mais intensa. Quem preferir pode substituir a alimentação pela suplementação, mas lembre-se sempre de consultar um médico especializado antes de iniciar o consumo. Dessa forma, você consegue combater a fadiga do seu dia a dia e ainda melhora vários outros aspectos relacionados à sua saúde.

Candfemm Leia Mais

Candfemm: Saiba o que é, para que serve e benefícios

Arquivo pessoal OAB-Rio Leia Mais

OAB-Rio e INCA fecham Outubro Rosa com debate sobre câncer de mama na comunidade LGBTQIAPN+

Divulgação Leia Mais

Profissionais da saúde se reúnem em Fortaleza para discutir prevenção e bem-estar

A doutora e terapeuta ortomolecular Vera Lúcia e sua sócia Joyce Martins especialista em Desenvolvimento Humano e Práticas Integrativas. Leia Mais

Ansiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão

Foto Divulgação Leia Mais

Empatia e acolhimento transformam a experiência de pacientes durante o Outubro Rosa

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.