A genética como aliada na saúde da mulher

Muitas das nossas características, tanto físicas, como mentais são determinadas pelos nossos genes, ou seja, pelos cromossomos que herdamos de nossos pais. As nossas características se dão pelas diversas interações dos genes, por isso, não somos completamente iguais aos nossos pais, somos apenas parecidos. E uma das características que podemos herdar de nossos pais é a predisposição a doenças.

Segundo o maior estudo realizado sobre câncer de mama na América Latina, que teve a participação da Mendelics/meuDNA, dois em cada dez casos da doença tem causa hereditária, ou seja, o câncer de mama era hereditário. O que demonstra a importância de descobrir sua genética e suas predisposições.

No dia 28 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, mas essa luta acontece diariamente. O dia foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, que aconteceu em 1984 na Holanda, em que o tema mais discutido foi a morte materna. A data atualmente reforça a necessidade da prevenção e o cuidado com a saúde da população feminina.

As doenças mais comuns de afetarem as mulheres são câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer de colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade.

Em alguns casos não é possível prevenir as doenças, mas diagnosticar logo no início ajuda no tratamento e evita o agravamento do quadro. Assim, é indicado seguir uma rotina saudável, com a realização de atividades físicas, evitando bebidas alcoólicas e mantendo uma alimentação saudável e boas noites de sono. Mais importante ainda é a realização de exames preventivos periodicamente.

Além dos exames comuns, como a genética pode afetar no desenvolvimento de doenças, as mulheres podem aumentar os cuidados com a prevenção e realizar um teste genético para identificar a possibilidade de predisposição genética a algumas doenças.

Por exemplo, o teste genético de saúde do meuDNA representa uma potente forma de prevenção ao câncer de mama, ovário, colorretal, de pele melanoma e endométrio e próstata e doenças como triglicerídeos altos, colesterol, doença de Wilson, diabetes monogênica, hemocromatose e deficiência de alfa-1-antitripsina. É o teste mais avançado do país para identificar as predisposições. É o único realizado com a tecnologia EXOMA, que analisa os genes de maneira muito mais detalhada. O teste é super simples de ser feito, porque necessita apenas de uma amostra de saliva para a coleta e pode ser feito em casa. O meuDNA Saúde pode ser comprado por qualquer pessoa na internet e não necessita de pedido médico.

O diagnóstico precoce é um grande aliado na luta pela saúde da mulher e aumenta as possibilidades de cura, porque possibilita a intervenção antes mesmo do desenvolvimento da doença ou o tratamento em suas fases iniciais, quando o tratamento é mais efetivo.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos