Home Estados Bahia A fiscalização do Coren-BA notificou o Hospital Salvador, no bairro Federação, por subdimensionamento de pessoal da Enfermagem.
Bahia

A fiscalização do Coren-BA notificou o Hospital Salvador, no bairro Federação, por subdimensionamento de pessoal da Enfermagem.

Envie
Default Featured Image
Envie

Em vistoria realizada, no dia 09/02, por enfermeiros fiscais da autarquia acompanhados da assessora de gestão do exercício profissional, Monique Martins, constatou-se o déficit de 7 enfermeiros e 39 técnicos de enfermagem na instituição. O hospital tem o prazo de 90 dias para regularizar a situação, sob pena de ajuizamento de ação civil pública em caso de descumprimento.

Ainda durante a vistoria, a fiscalização apurou que a distribuição de pacientes por alas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não estava sendo realizada conforme o grau de complexidade. Sendo realizada orientação com o gerente de enfermagem e o coordenador da UTI sobre a necessidade de readequação.

Em relação ao Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), foram encontradas diversas irregularidades como inexistência de protetor facial (face shield), capas impermeáveis e óculos de proteção. A fiscalização apurou também que os profissionais estavam reutilizando luvas após o uso de álcool em gel, bem como estava sendo feita a reutilização de capas em diferentes pacientes. Inadequações de ordem sanitárias também foram evidenciadas como dispensadores de álcool em gel e sabonete líquido com defeito.

Outro fato apontado pela fiscalização foi a necessidade de mais treinamentos e capacitações para a equipe de Enfermagem sobre paramentação e desparamentação, utilização dos EPIs e registros de enfermagem, visto que o hospital possui uma alta rotatividade de profissionais e diversas inconformidades foram observadas durante a vistoria.

Na UTI, a fiscalização detectou a ausência de assinatura e uso do carimbo pelos profissionais. Além disso, observou-se a falta de segurança no sistema de informação adotado pelo hospital, já que é possível editar informações após o plantão realizado e a qualquer momento. No setor também foram encontradas rasuras e utilização de corretivo nos registros de enfermagem.

Ascom Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA)

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie