Home Notícias A desigualdade como reprodutora de fracassos (Viviane Nogueira de Moraes Danieleski)
Notícias

A desigualdade como reprodutora de fracassos (Viviane Nogueira de Moraes Danieleski)

Envie
Whatsapp Image 2024 02 14 At 16.08.08
Envie

 

Falar em Direitos Humanos é abstrato para muita gente, e por incrível que pareça, trata-se de um tema polêmico. Para muitos não fica clara a relação entre fracasso, desigualdade e ações afirmativas.

Nas redes sociais ninguém posta os reveses. Dizem que isso não engaja, um contrassenso, pois é nas flutuações que mostramos estar vivos e mantidos na luta.

É que é difícil sofrer para a plateia. Partilhar as dores e insucessos pede recolhimento.
Com todos os fatos que nos cercam está provado que para algo acontecer nós construímos.

Sim! Existe o imponderável. Existe a estrutura.

É possível dizer que cada vez que abrimos mão do que está em nosso controle, o resultado chega? O fracasso ou sucesso são consequências das nossas ações. E aqui não venho dizer que nós temos 366 novas oportunidades pela frente, 24 horas por dia, pois a desigualdade torna a luta de cada um e cada uma brutalmente diferente.

Sobre aquele conselho de que para vencer na vida é preciso arrumar a cama ao acordar… Esse discurso serve para um tipo específico de pessoa, que tem uma casa e pode se dar ao luxo de arrumar ou não a cama, pode até existir um funcionário dedicado a esta tarefa.

Há, porém, a história em que a pessoa não tem sequer moradia, saneamento básico, cama. A luta dessa pessoa começa antes.

Mas e então? Como fazer a diferença? Cada um precisa olhar para si e enxergar os seus privilégios e desvantagens sociais.

As diversas discriminações não podem ser deixadas de lado, pois marcam uma necessidade de energia adicional para sair de um lugar social para outro.

O meu corpo é atravessado por interseccionalidades. Com inúmeras lutas simultâneas que neste ano me levaram a um espaço emocional de mais alegria. Apesar de tudo, mantive a serenidade.

Então o meu projeto ainda não aconteceu. Agora, diante deste dado, eu posso olhar para frente e decidir “vou prosseguir”?

Sou grata, pois os contratempos nos dão a dimensão do que somos e como reagimos. É, sim, possível mudar, e escolher uma ação por dia. Mesmo sabendo que sua ação pode custar mais do que para outra pessoa, que, por exemplo, pode ir a pé para o trabalho, diferente de você que atravessa a cidade usando três transportes públicos.

Por exemplo, tem um livro que as pessoas falam em acordar às 5h da manhã para ler, meditar e crescer. Isso não vale para aquela pessoa que acorda às 4h para dar tempo de atravessar a cidade e chegar ao trabalho, sabendo que o retorno será tão cansativo como a ida. Aí essa pessoa às 4h já está mal-humorada, por não dormir o suficiente na última década.

As ações afirmativas servem para que a máquina do fracasso pare de moer, a reprodução da desigualdade cesse, para que todos tenham acesso ao que nossa constituição garante nos direitos fundamentais e sociais.

A minha vida e a sua têm valor.

Então olhe para a sua vida e reavalie se há fracasso de verdade, ou se foi apenas uma pausa necessária para progredir em outros pontos.

Nós somos finitos, e cada um tem obstáculos diferentes para chegar a lugares diferentes.

Não é somente sobre mim, temos dificuldade de olhar para o outro, pois é a nossa dor que queima.

A chave, então, para 2024 é a intencionalidade para a mudança, para implementar a diversidade.

Não vai ser fácil, não vai ser rápido, vai custar, mas só você pode seguir o caminho com a certeza de que nadará mais do que qualquer outro nadador na competição da vida.

A desigualdade reproduz os fracassos, mas podemos aceitar e usar as ações afirmativas como ferramenta de combate à reprodução dos insucessos.

 

Sobre a autora:

Viviane Nogueira de Moraes Danieleski é escritora, advogada contratual, empresarial e tributária, gestora estratégica, coordenadora do curso de Direito da Universidade Ibirapuera, tutora EAD e professora de pós-graduação e graduação. Autora do livro infanto juvenil“O mistério do sono profundo”.

Para mais informações sobre o trabalho de Viviane Nogueira de Moraes Danieleski, visite o seu perfil no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/vivianemoraes/

Consumidor deixa para a última hora, mas ainda pode economizar no Dia dos Pais

Consumidor deixa para a última hora, mas ainda pode economizar no Dia dos Pais

Leia Mais
Lula homologa três novas terras indígenas no Ceará

Lula homologa três novas terras indígenas no Ceará

Leia Mais
PMs acusados de executar morador responderão por homicídio qualificado

PMs acusados de executar morador responderão por homicídio qualificado

Leia Mais
Polícia Civil apreende 500 kg de cobre furtados de concessionárias

Polícia Civil apreende 500 kg de cobre furtados de concessionárias

Leia Mais
Secom anuncia André Basbaum como novo presidente da EBC

Secom anuncia André Basbaum como novo presidente da EBC

Leia Mais
Envie