A banda piauiense Navegantes e as águas de Ynaê lança “Mangata”, seu primeiro single
0

Navegantes e as águas de Ynaê é um grupo formado na cidade de Teresina, capital do Piauí, que mistura jovens artistas com nomes mais experientes da cena local e cria uma sonoridade rica, conjugando elementos regionais e de matriz africana com a cultura dos grandes nomes da MPB e do rock clássico. As letras são inspiradas no mar, suas divindades e nos temas cotidianos da vida.

A banda fez seu primeiro show em meados de 2018 e de lá pra cá, vem abrindo espaços importantes na cena piauiense. Em 2019, foram finalistas do Chapadão, principal concurso de música autoral do Piauí, com a canção “Eles não tem pressa”, selecionada entre mais de 100 composições inscritas. O evento abriu as portas para apresentações no tradicional Salão do Livro do Piauí – SALIPI e no projeto Boca da Noite.  No final de 2021 o grupo fez sua primeira apresentação pós pandemia na Mostra Tremembé do SESC de música autoral do Piauí, apresentando as canções do EP, que foram bem recebidas pelo público e que rendeu a gravação ao vivo de uma nova música no estúdio A Casa após seleção por votação popular.

Com mais de 30 composições autorais, o grupo aproveitou o período da pandemia para começar a registrar tais canções e “Mangata” é a primeira mostra do primeiro EP do projeto. “A expressão que deu nome a nossa canção “Mangata” significa o reflexo da lua na água do mar, retrato esse vislumbrado pela letra da canção, que oferenda à orixá do mar, Iemanjá”, explica Dayse Bezerra, co autora da canção e guitarrista do grupo. “A música tem uma sonoridade que faz referência ao soul brasileiro e tropicalismo e festeja o dia 02 de fevereiro, dia de Iemanjá, com muita alegria e oração.” complementa.

O EP será lançado dia 02 de Fevereiro, exatamente no dia de Iemanjá, e conta com quatro faixas centradas no tema da festa da rainha do mar. “O EP é muito significativo para todos nós, certamente por ser o primeiro, e também por ter sido um processo longo, já que se deu em meio à pandemia. Nossas composições trazem um misto de festa, de fé e de amores, nas quais também pode-se perceber nossa admiração e encantamento pelo “mar” e pelos orixás, principalmente “Iemanjá””, comenta Esaú Barros, vocalista da banda.

O trabalho foi gravado no Estúdio A Casa, em Teresina e conta com produção do músico paraibano Nildo Gonzalez.Junto com a faixa em todos os streams, a banda lançou um Lyric Vídeo em seu canal no youtube.

Ouça “Mangata” no seu stream preferido clicando no link!

A banda piauiense Navegantes e as águas de Ynaê lança “Mangata”, seu primeiro single

Navegantes e as águas de Ynaê é:

Esaú Barros (Voz, Bandolim)

Filipi Souza (Bateria)
Kenilson Marques (Baixo)

Rafael Fortes (Saxofone)

Raimundo Rodrigues (Trombone)

Marcos Victor (Trompete)

Dayse Bezerra (Guitarra)
Eduardo Speeden (Guitarra)

Marcos Vitor (trompetista)
Arnaldo Oliveira (Percussões)

Acompanhe a banda no instagram:

https://www.instagram.com/navegantes_the/

centralrbn

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar