Home Notícias Educação “A Arte de Bordar: oficinas de bordado” retorna a Indaiatuba com formação gratuita para mulheres a partir dos 14 anos
Educação

“A Arte de Bordar: oficinas de bordado” retorna a Indaiatuba com formação gratuita para mulheres a partir dos 14 anos

Envie
“A Arte de Bordar: oficinas de bordado” retorna a Indaiatuba com formação gratuita para mulheres a partir dos 14 anos
credito Gabriehl_Oliveira
Envie

O projeto A Arte de Bordar: oficinas de bordado está de volta em Indaiatuba, oferecendo uma oportunidade única para mulheres a partir de 14 anos aprenderem a arte do bordado em pedrarias de forma totalmente gratuita. Sob a orientação da renomada artista Fernanda Nadal, as participantes terão acesso a um curso completo, com materiais e bolsa-auxílio. As inscrições começam em 25 de outubro e se estendem até o dia 18 de novembro. Desde 2022, o projeto, que também passará por Indaiatuba, já formou mais de 400 mulheres bordadeiras.

Para Indaiatuba serão disponibilizadas 50 vagas e a trilha formativa ocorre dias 25 e 29 de novembro. Com uma carga horária total de 25 horas, as participantes aprenderão as técnicas do bordado em pedrarias e ainda receberão um kit completo com todos os materiais necessários para a realização das atividades e para dar início aos seus próprios projetos. As participantes contam com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350,00, destinada a contribuir com transporte até o local das atividades, ou até mesmo para a aquisição de materiais para sua entrada no mercado de trabalho com bordados.

Além disso, as participantes recebem cartilha com o passo a passo detalhado, para consulta durante e posteriormente às aulas. Entre as temáticas desenvolvidas nas formações, estão o aprendizado de dezesseis pontos de bordado em pedraria e formas de arremate.

Ao final do curso, haverá uma exposição para a comunidade, onde as participantes poderão mostrar seus trabalhos e celebrar suas conquistas. Em Indaiatuba, acontecerá no dia 30 de novembro.

Ciclo de palestras

Nesta edição, as mulheres participantes do projeto terão acesso a palestras e oficina inspiradoras. Os temas abordarão desde o mercado de trabalho, a sensibilização feminina, a importância do consumo consciente e ferramentas de gestão para pequenos negócios reforçando as possibilidades de divulgação de produtos nas redes sociais. “Durante as edições anteriores, fomos percebendo outras necessidades das mulheres e, por isso, estamos trazendo estas oficinas para instrumentalizá-las ainda mais’, destaca a idealizadora Fernanda Nadal.

O objetivo de Fernanda Nadal é oferecer a oportunidade de mulheres terem suas vidas transformadas a partir da arte e da geração de economia e renda. A artista atua com grandes marcas do mundo da moda e ministrou cursos e oficinas, além do Brasil, em países como Itália, França, Alemanha. “É uma alegria retornarmos para Indaiatuba, após passarmos também por Campinas. Na edição anterior tivemos uma lista de espera de pessoas interessadas em aprender a bordar”, destaca.

O projeto A Arte de Bordar: oficinas de bordado, com PRONAC 234134, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução e, em Indaiatuba, conta com o patrocínio da John Deere. A Coordenação Geral é da Fernanda Nadal e a Produção Executiva é da Amora Produções Culturais.

Plataforma digital para conexão entre empresas e bordadeiras

As participantes terão a oportunidade de divulgar seus trabalhos na da Plataforma online Bordadeiras do Brasil, com a proposta de possibilitar a divulgação do trabalho das participantes dos cursos realizados no projeto, que tenham a intenção de dar continuidade a trabalhos na área, junto a pessoas e empresas interessadas na mão de obra com o bordado em pedrarias. A seleção é feita ao final dos cursos pela própria Fernanda Nadal e sua equipe, considerando o comprometimento das alunas em aula, além do capricho nos pontos aprendidos e criatividade na criação da obra final.

Quem é Fernanda Nadal?

Fernanda Nadal é designer de bordados em pedrarias, professora, empresária e escritora na área da moda. Com pós-graduação em Moda e Cultura pela UEL e MBA pela USP, estudou também na École Lesage, em Paris.

Durante 20 anos (2002-2022), teve seu próprio ateliê, criando bordados exclusivos.

Em 2021, foi destaque na exposição “A Arte da Moda” ao lado de Dior e Chanel, no Farol Santander.

Em 2019, Fernanda Nadal iniciou o projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil”, com o objetivo de ensinar mulheres de baixa renda a arte de bordar em pedrarias, promovendo sua inserção no mercado de trabalho. A primeira turma, em Ponta Grossa/PR, formou mais de 30 mulheres, muitas delas empregadas em menos de dois meses.

Em 2020, o projeto foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, garantindo a continuidade dos cursos gratuitos. Desde 2022, o projeto conta com patrocínios incentivados, expandindo seu alcance e sucesso a cada ano.

Em 2023, lançou o livro “A Arte de Bordar” e, em 2024, fundou o Clube Criativo, primeiro clube de assinatura de bordados em pedrarias na América Latina, impactando mais de 3.500 alunas em 9 países.

Serviço:

A Arte de Bordar: Oficinas de bordado

Formação de bordado em pedrarias com a artista Fernanda Nadal

Carga horária: 25 horas em 5 dias de curso e Mostra Final dos Trabalhos para a Comunidade

Indaiatuba

Data das inscrições: 25 de outubro a 18 de novembro de 2024

Como se inscrever: Inscrições em @aartedebordarpelobr ou pelo link: https://forms.gle/NtHhXRmhePQ8srKk6

Vagas: 50 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição, para mulheres com 14 anos ou mais

Bolsa-auxílio de R$ 350,00 para as concluintes do curso

Data das atividades presenciais: 25 a 30 de novembro de 2024

Local das aulas: Espaço Criarte: Rua Dom Pedro I, 41 –Cidade Nova I – Indaiatuba/SP.

Local da mostra final: Museu Municipal “Antônio Reginaldo Geiss” – R. Pedro Gonçalves, 477 – Centro, Indaiatuba/SP.

CNU: sai resultado da prova de títulos
CNU: sai resultado da prova de títulos
Candidatos têm boa impressão da primeira avaliação do Enem 2024
Candidatos têm boa impressão da primeira avaliação do Enem 2024
Enem 2024: tema da redação é atual e apropriado, avaliam professores
Enem 2024: tema da redação é atual e apropriado, avaliam professores
Estudantes aprovam tema da redação do Enem, mas acham prova cansativa
Estudantes aprovam tema da redação do Enem, mas acham prova cansativa
Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%
Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%
Envie