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8 Melhores maneiras de usar o Instagram afim de aumentar o engajamento do seu perfil

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Amplificar o engajamento é o grande desafio de quem possui redes sociais. Para se qualificar, o conteúdo do seu perfil precisa despertar uma resposta interessante nas pessoas ao se relacionar com seu conteúdo e isso envolve fazer elas curtirem seus posts, salvarem e compartilharem com os amigos.

Quando pensamos sobre seguidores reagindo às suas publicações, além de nos informar sobre sua audiência, essas reações também dizem sobre a confiança que eles depositam em sua marca, em seu perfil. O contrário também é verdadeiro, se seu público não interage com seu conteúdo, bem provavelmente que não se interesse quando você oferecer algum produto. 

Pensar na dinâmica de suas publicações é uma das estratégias para atrair seu público. Aumentando as interações em seu feed, você aumentará consequentemente seu alcance e com isso novos seguidores virão.

Nossa proposta é trazer a você cuidados  para que seu conteúdo crie impacto significativo para ser considerado realmente engajado.

Mas então, o que seria ser engajado no Instagram?

O engajamento é a estrutura, a organização mais importante para um perfil no Instagram atualmente. É uma análise sobre o impacto que suas publicações causam em seus seguidores. Ele aponta uma direção para suas publicações. Dentro desse exame, é possível verificar os melhores horários para uma publicação, se está acontecendo a interação do seu público com o conteúdo compartilhado. 

O algoritmo entrega sua publicação para um número de pessoas. Dentro desse número, uma pequena parcela irá interagir com seu conteúdo. Vamos pensar por exemplo uma caixa grande, contendo uma caixa média dentro dela, que por fim, contém uma outra caixa menor.

Ou seja, a caixa grande é sua conta na plataforma, a caixa média são as pessoas que recebem suas publicações e a caixa menor, a parcela das pessoas que interagem com elas.

Para melhorar o alcance, é importante entender que é fundamental buscar novos usuários para sua publicação. E elaborar um conteúdo bom o bastante para que essas pessoas comentem, curtam, ou seja, interajam com aquilo que você compartilhou. Segue as dicas:

1. Utilize hashtags que façam sentido

As hashtags permitem que as pessoas vejam seu conteúdo quando fizerem uma busca ao clicarem na hashtag e irem na sessão “Explorar”, onde o algoritmo do Instagram seleciona publicações relacionadas com aquilo que o usuário já engajou.

É interessante usar essa opção somente quando a hashtag descreve sua publicação de alguma forma. Existe uma análise de que publicações com hashtags tem maior engajamento do que aquelas que não adicionam essa opção. 

2. Envie sua publicação para perfis estratégicos

É uma das ferramentas que proporcionam maior visibilidade, mas que ainda é pouco explorada no Instagram.

Ao publicar no feed ou também nos stories, tenha em mente quais perfis que esse post seria relevante e se o conteúdo complementam de alguma forma as informações compartilhadas para o perfil que você está encaminhando. Feito essa avaliação, envie a publicação por mensagem direta.

Se sua publicação for postada pelo perfil estratégico, as chances de obter engajamento são altas.

3. Adicione sua geolocalização no Instagram

Estima-se que post com geotags tem até 79% mais engajamento comparado aos que não utilizam essa opção.

Então, sempre que for publicar fotos e vídeos, adicione sua localização para expandir seu conteúdo, pois toda vez que alguém clicar nessa localização, seu conteúdo estará listado.

4. Invista em conteúdos úteis

Você já deve ter notado que perfil que abordam dicas de beleza, saúde, viagens, gastronomia, fazem muito sucesso. Geralmente são conteúdos que sempre estão em alta no momento.

Partindo desse ponto, é importante trazer conteúdos que sejam relevantes e dentro disso, invista nos pontos que ainda não foram abordados por outros perfis. Informações exclusivas e complementares possibilitam destaque dentre os temas e maior compartilhamento entre os usuários.

5. Invista na autenticidade  e não em grupos de engajamento no Instagram

Vimos até agora que o conceito de engajamento baseia-se na interação entre público e marca/empresa. Essa relação fortalece os laços.E para que isso aconteça de forma constante, é preciso que elas se sintam parte daquilo, que elas tenham familiaridade com cada publicação.

As pessoas que te seguem, devem se familiarizar com seu conteúdo e com os demais seguidores que te acompanham.E a medida que se torna uma cultura de sua marca, acontecerá respostas de seguidores para seguidores nos comentários e mais compartilhamentos surgirão.  

6. Publique nos melhores horários

É possível verificar nas “Informações” do Instagram quais são os horários e dias da semana em que um maior número de seguidores está online. Com essa informação é muito mais fácil acertar nos horários onde haverá maior número de pessoas online. O que significa que mais pessoas poderão ver sua postagem e interagir com ela.

7. Invista em boas imagens

Já sabemos que o Instagram é altamente baseado em conteúdo visual. E apesar de ser uma das grandes características dessa rede social, muitos ainda pecam por não utilizar um recurso visual à altura dessa plataforma.

O básico do básico do Instagram está em conteúdo visual. Portanto, se você quer engajamento, invista em imagens de impacto.

Aqui estão algumas dicas:

  1. Prefira sempre imagens originais;
  2. Quanto mais bonita a imagem melhor, no entanto, caso precise pode utilizar filtros. Opte pelo melhor ângulo sempre.
  3. Luz sempre ajuda a produzir melhores imagens; Abuse também da luz natural.
  4. Não publique imagens carregadas, cheias de camadas de cores e textos. Elas podem ser difíceis de compreender;
  5. Imagens que relatam momentos e experiências que gostaríamos de ter, são também bem vindas na nora do engajamento. Pense na proposta de fotos de viagens, restaurantes conceituados, lugares para turistar e outras curiosidades;
  6. Imagens com rostos de pessoas também ajudam. Elas têm 38% mais engajamento;

8. Publique vídeos no feed

Publicar vídeos no feed também auxiliam na hora de aumentar o engajamento. O fato é que ao assistir um vídeo, o seguidor fica parado mais tempo em sua publicação e o algoritmo entende que houve um engajamento ali pois despertou interesse .O tempo que a pessoa passa com a timeline parada em um post sinaliza engajamento para o Instagram.

Aumentar o engajamento é uma consequência do alinhamento entre seu público e o que seu perfil tem a oferecer.

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