Você pode até achar que lavar toalhas é uma tarefa simples, mas se depois da lavagem elas ficam ásperas, ressecadas ou desbotadas, há alguma coisa de errado.
Vamos te mostrar neste texto que é possível ter uma toalha usada que parece nova apenas cuidando da maneira de lavar toalhas e dos produtos utilizados.
Como lavar toalhas pela primeira vez?
Ao chegar da loja, as toalhas possuem uma goma impermeável, utilizada para manter a sua durabilidade. Por isso, nada de usar a toalha sem lavá-las primeiro.
Justamente porque essa goma é feita de substâncias químicas e amaciantes, passar sabão e outros produtos de limpeza não vai mudar o aspecto de uma peça nova. Para lavar toalhas pela primeira vez, deve-se usar vinagre branco. Se o tecido não for colorido, o bicarbonato de sódio também pode ser aplicado.
Misture uma xícara de vinagre no balde cheio de água e deixe as toalhas de molho por meia hora. Não esqueça as toalhas na água por mais tempo e nem misture com outras roupas. Depois, enxágue normalmente e ponha-as para secar à sombra.
Posso lavar toalhas na máquina?
Não tem problema nenhum lavar toalhas na máquina, portanto que:
- não as misture com outro tipo de peça, pois elas se embolam e o atrito gera bolinhas no tecido;
- lave as toalhas brancas separadamente, para não manchá-las;
- não exagere no sabão e no amaciante, porque esses produtos acumulam na toalha deixando-a enrijecida.
O que não fazer ao lavar toalhas
Quer manter a sua toalha macia e com qualidade? Com as dicas abaixo você nunca mais vai cometer erros ao lavar toalhas.
Usar muito amaciante
O amaciante impregna nas fibras da toalha e, com o tempo, se acumula. Usando muito amaciante as toalhas ficam:
- ásperas;
- rígidas;
- com pouca absorção.
Secar ao sol
O sol resseca o tecido da toalha, que pode nunca mais recuperar a sua maciez. Além disso, a longo prazo, a radiação desbota o tecido, deixando-o esbranquiçado.
Misturar com outros tipos de peças
Deve-se sempre lavar toalhas com outras toalhas, pois peças de diferentes tamanhos e texturas se enroscam nelas ocasionando bolinhas e desgastamento do tecido.
Deixar de molho por muito tempo
O tempo máximo em que uma peça pode ficar de molho é duas horas. Mas, se possível, não deixe ultrapassar 30 minutos, já que o tecido molhado por muito tempo fica com mau cheiro. Além disso, ele vai, aos poucos, se deteriorando.
Passar as toalhas
Assim como a secagem ao sol, o hábito de passar toalhas resseca o tecido permanentemente. Além disso, não há necessidade de passá-las já que não amassam. Caso queira tirar alguma marca de dobrado, é só lavar as toalhas e deixá-las secar abertas em cima de uma superfície limpa.
Usar pregadores de roupa
Esse não é um hábito tão prejudicial, mas parar de usar o pregador de roupa nas toalhas evita que certas áreas vão se desgastando com o tempo. O ideal é estendê-las ao meio, sem nada que as prenda.
Se for muito necessário, especialmente em lugares com muita ventania, prefira os de pregadores de plástico, que não apodrecem nem soltam farpas.
Demorar para limpar manchas
Sempre que deixar cair alguma substância que possa manchar as toalhas, limpe a área no mesmo momento. Não precisa lavar a toalha toda, mas evitar que as sujeiras se tornem manchas vai fazer com que não precise usar alvejantes ou esfregar a toalha excessivamente. Isso pode ajudar a conservar o tecido por mais tempo.
Essas são dicas fáceis, mas sobre hábitos que poucas pessoas sabem que podem danificar uma toalha. Diz para a gente nos comentários quantos desses costumes você costumava ter na hora de lavar toalhas.