Com mais de 40 milhões de usuários brasileiros mensais e uma audiência global que ultrapassa os 450 milhões mensais, o Pinterest se consolida como uma poderosa ferramenta para quem busca inspiração e deseja empreender.
Aos 25 anos, conhecida como rainha do Pinterest, alcunha registrada, Duda Serenine se destaca como especialista e mentora, desenvolvendo métodos eficazes para ajudar outros empreendedores a tirar o máximo proveito da plataforma. Com mais de 17 mil alunos, parceira oficial da plataforma, a empresária recebeu a premiação “Gênios da Atualidade”, reconhecendo sua expertise em vendas pelo Pinterest, conforme divulgado pela Revista Caras.
Segundo ela, muitas empresas ainda não exploram todo o potencial desta plataforma, perdendo a oportunidade de conquistar clientes no momento crucial da jornada de compra. “Ao contrário de outras redes sociais, o Pinterest não se trata apenas de uma plataforma de mídia social; é um ambiente de bem-estar, onde os usuários buscam inspiração e descobrem novos conteúdos. Essa jornada, que vai desde a busca pela inspiração até a ação de compra, oferece uma oportunidade única para as empresas construírem um reconhecimento de marca sólido”, opina.
Grandes empresas já perceberam esse potencial e anunciam suas marcas de luxo no Pinterest, aproveitando o ambiente propício para inspirar e converter usuários em clientes fiéis. De acordo com Serenine, usuários do Pinterest consomem duas vezes mais do que em outras plataformas, evidenciando a eficácia desse espaço para estimular compras.
A especialista em marketing digital compartilha 7 dicas estratégicas e essenciais para começar a empreender no Pinterest:
- Profissionalize sua Conta:
- Crie uma conta business para acessar ferramentas exclusivas.
- Defina seu nicho:
- Aborde temas relevantes para sua marca, empresa ou serviço.
- Conheça sua persona:
- Defina seu público-alvo, considerando gênero, faixa etária e interesses.
- Construa um conteúdo estratégico:
- Utilize as informações das três dicas anteriores para criar conteúdo de qualidade e estratégico, alcançando mais visibilidade ao público alvo.
- Use palavras-chave relevantes:
- Otimize seu conteúdo com palavras-chave de alto volume de pesquisa.
- O conteúdo para ser alcançado por pessoas qualificadas não depende de seguidores, e sim de palavras chaves de mecanismo de Search Engine Optimization – SEO, palavras que possuem um alto volume de pesquisa, ou seja, se a área do conteúdo é sobre beleza, deve ser colocado beleza. Maquiagem, cuidado da pele, entre outros.
- Mantenha uma produção consistente:
- A constância na plataforma aumenta a visibilidade do seu conteúdo.
- Estabeleça um bom funil de conversão:
- Tenha uma página de vendas, blog, um canal de atendimento via WhatsApp ou outro canal de atendimento para guiar o cliente até a compra final e conhecer outros produtos e serviços oferecidos.