Conecte-se conosco

Cinema

6 objetos cenográficos que já foram reaproveitados no universo do cinema

Publicado

em

Personagens O-Ren Ishii e Beatrix Kiddo (Crédito: Divulgação)

Não é déjà vu: parte dos objetos cenográficos já foi usada em dois ou mais filmes

O mundo cinematográfico traz uma série de surpresas e novidades que muitas vezes os espectadores não conseguem ver. Muito além de easter eggs, há erros de continuidade e composição. Por vezes, algumas produções se inspiram em outras e chegam até mesmo a usar objetos cenográficos reaproveitados, sem que o público perceba.

Não acredita? Pois bem, a gente mostra. Confira seis objetos cenográficos que já foram usados em filmes diferentes e você nem reparou.

Espada Hattori Hanzo

A famosa espada de Kill Bill, um clássico do cinema produzido por Quentin Tarantino e lançado em 2003, é icônica dentro do filme. Símbolo de Uma Thurman, que interpreta Beatrix Kiddo, a katana Hattori Hanzo já apareceu em outra produção: o filme Sin City, de 2005. As duas espadas japonesas usadas por Devon Aoki, que interpreta Miho, são as mesmas usadas em Kill Bill!

Avião de “True Lies”

Para quem é fã do filme True Lies, lançado em 1994, vale a pena prestar atenção nas aeronaves: o jato AV-8B Harrier, que também é o famoso Hydra de GTA San Andreas, apareceu recentemente em um dos filmes mais assistidos: os primeiros Vingadores, da Marvel. Sabe aquela cena na qual o Thor briga com o Hulk e eles destroem um avião dentro da base da Shield? Pois bem, lá está o jato AV-8B Harrier, o mesmíssimo usado no filme de 1994.

EVA Pod de “2001: Uma Odisseia no Espaço”

Os filmes de ficção científica sempre se conversaram enquanto inspiração e até mesmo nas referências deixadas entre eles. E, com os objetos cenográficos, não foi diferente: o EVA Pod, que aparece no clássico 2001, inspirado no livro de Arthur C. Clarke, também foi usado na composição do cenário de Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma. Ele aparece logo no início do filme, na oficina na qual Anakin trabalha, em Tatooine.

Computador de bordo em “Blade Runner”

O famoso computador usado na nave em Blade Runner, tão icônico para a época, também fez presença no filme Alien. Como os filmes foram dirigidos pelo mesmo diretor, Ridley Scott, é mais comum que os objetos cenográficos sejam reutilizados. Os botões e a interface são exatamente iguais – o que muda é apenas a cor.

Capacetes de “Tropas Estelares”

O filme Tropas Estelares, de 1997, traz uniformes bem característicos, todos em preto e com um capacete com uma espiral ao lado. Outro filme que também faz o uso do mesmo capacete é Planeta dos Macacos, de 2001, logo ao final do longa-metragem. 

A placa genérica “2GAT123”

Vista em inúmeros filmes, a placa “2GAT123” já circulou em alguns dos maiores filmes de Hollywood, consagrando-se como um objeto cenográfico bastante reconhecido em vários longas-metragens. Para se ter ideia, ela aparece em “L.A. Story”, “Beijos e Tiros”, “K-9”, “Quando um Homem Ama uma Mulher”, “Dia de Treinamento” e algumas outras. Vale a pena prestar atenção às placas para vê-las por aí!

Inúmeros outros objetos cenográficos menos icônicos também foram reutilizados em outros filmes, seja apenas para reaproveitar os recursos ou mesmo para trazer referências e inspirações. E, aqui, o céu é o limite: os estúdios reaproveitam de tudo – desde panelas de ferro, livros, pratos e copos até objetos maiores, tais como móveis e construções pré-montadas. 

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA