Possibilidades de área incluem enfermagem, segurança do trabalho, informática, entre outras
Buscar áreas que não exigem curso superior completo é a primeira opção para conquistar estabilidade financeira e garantir espaço no mercado de trabalho. Nem todos têm a possibilidade de investir em cursos superiores, como a graduação, que possui uma duração média de 4 anos, além de não deixar tempo livre para estudar para cursos preparatórios ou vestibulares.
Optar por uma carreira sem um diploma universitário não significa limitar objetivos ou potencial de ganhos. É um passo corajoso em direção a uma jornada que valoriza a experiência prática, o aprendizado contínuo e a dedicação pessoal. A determinação para alcançar objetivos e a busca por áreas promissoras podem resultar em conquistas tão gratificantes quanto as de um diploma.
É comum sair do Ensino Médio sem ter certeza sobre qual profissão seguir, mas com o desejo de trabalhar em algo que goste e assim conquistar o seu próprio dinheiro. Investir seu tempo em algo que não apenas proporcione retorno financeiro, mas também em satisfação pessoal. Ao mesmo tempo que existem muitas oportunidades, também é preciso saber se posicionar de acordo com a qualidade do trabalho oferecido.
Alternativas de carreiras sem exigência de diploma universitário
Conhecer empregos que não requerem formação universitária é valioso ao escolher uma profissão. De fato, o mercado oferece muitas possibilidades para empreender e se tornar um profissional disputado por grandes empresas, sem esperar anos por um diploma. Confira algumas opções:
Técnico em Enfermagem
Além de atuar em hospitais e centros cirúrgicos, o técnico de Enfermagem também pode trabalhar em maternidades, clínicas, consultórios médicos, casas de repouso, ONGs, redes ambulatoriais e unidades básicas de saúde. Sua principal função é auxiliar os enfermeiros nos cuidados aos pacientes.
Técnico em Segurança do Trabalho
Esse profissional encarrega-se de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em ambientes de trabalho. Ele pode atuar na prevenção de acidentes, identificação e avaliação de riscos, e propor medidas preventivas para evitá-los. Em sua rotina, orienta o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs).
Mestre de obras
Responsável pela coordenação geral do trabalho de diversos outros profissionais, o mestre de obras é um líder que oferece todo suporte necessário à sua equipe. É uma profissão bem remunerada, que exige nível médio, sendo bastante reconhecida e requisitada na área de construção civil.
Técnico em informática
Tem como função desenvolver sistemas e websites, instalar e configurar redes e softwares. Também realiza manutenção de computadores e notebooks, identifica, configura e corrige problemas em vários tipos de dispositivos eletrônicos e sistemas informáticos. Há empresas de diversos segmentos, geralmente as de médio e grande porte, que possuem equipes de tecnologia para atender suas demandas.
Auxiliar de farmácia
Apesar de haver cursos superiores voltados para a profissão, para ser um auxiliar de farmácia, não é necessário ser graduado. O profissional trabalha junto a farmacêuticos e outros profissionais em farmácias ou drogarias. Auxilia no atendimento e organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas e esclarece dúvidas em geral.