Home Notícias Negócios 5 práticas omnichannel para alavancar seus negócios em 2024
Negócios

5 práticas omnichannel para alavancar seus negócios em 2024

Envie
Img(114)
Envie

Oferecer uma experiência de compra integrada e consciente em todos os canais de vendas e comunicação tornou-se essencial para os varejistas. Atualmente, a omnicanalidade é um dos principais investimentos das empresas, de acordo com um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em parceria com Oasis Lab Innovation Space – 87% das empresas afirmam ter ações de transformação digital em seus negócios, e 41% destinaram recursos para aprimorar a jornada omnichannel.

“A adoção de uma abordagem omnichannel pode ser desafiadora para as empresas, mas é uma prática indicada para atingir resultados em vendas e conquistar a lealdade dos clientes. Quando feita com cuidado e muito estudo, a execução da estratégia pode promover dados e informações poderosas para o empresário, o que pode impactar positivamente o negócio de variadas formas”, afirma Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, empresa especialista em inovação para o varejo.

Com amplo conhecimento do mercado, Dias pontua em 5 itens o que é essencial para as empresas que querem se consagrar dentro do omnichannel neste ano de 2024. Confira:

1- Estude a trajetória do cliente
Identificar os canais e pontos de contato que os clientes utilizam, bem como suas expectativas em relação a cada um deles, permite que os varejistas personalizem suas estratégias e ofereçam uma trajetória mais próxima das realidades do cliente. Isso cria um vínculo mais forte e aumenta as chances de fidelização.

2- Consolide o estoque
Uma experiência omnichannel requer a capacidade de permitir que os clientes comprem e recebam seus produtos em diferentes canais, como lojas físicas, e-commerces e marketplaces. Isso significa que é preciso ter uma visão completa do estoque em todos esses canais, visualizando com clareza quantos produtos estão disponíveis e onde. É aí que entram os softwares de gestão, que garantem uma entrega de qualidade.

“Quando um cliente faz uma compra, o produto precisa estar disponível e ser enviado de forma rápida e precisa. Isso contribui para sua satisfação e fortalece a reputação da marca. Soluções completas e integradas em um único lugar proporcionam a experiência omnichannel de que os varejistas precisam”, afirma Andrei Dias.

3- Invista em tecnologia
Uma compra integrada está diretamente relacionada à utilização de tecnologias adequadas. Hoje em dia, os lojistas já têm à disposição soluções para compartilhar dados entre os diferentes canais, rastrear o histórico de compras e personalizar a experiência de cada consumidor. Esses mecanismos fornecem informações valiosas para o empresário, além de melhorar significativamente o relacionamento com os clientes.

4- Instrua sua equipe
Oferecer treinamentos e recursos para capacitar os colaboradores do varejo, garantindo que eles estejam preparados para lidar com as demandas dos clientes em cada canal de vendas e comunicação, também é um requisito básico. Afinal, a falta de capacitação dos funcionários, um atendimento inadequado e a necessidade da insistência até obter auxílio da empresa são os principais motivos da insatisfação do cliente, como apontou uma pesquisa da Harvard Business Review. Ou seja, a necessidade de um bom treinamento dos funcionários e de uma acessibilidade maior na hora de possíveis problemas são extremamente importantes para garantir o sucesso da venda.

5- Avalie os dados
É fundamental medir o sucesso da estratégia omnichannel para que ela possa ser continuamente melhorada. Através de indicadores, como taxa de conversão, tempo de resposta e satisfação do cliente, os varejistas podem identificar ajustes táticos ao longo do tempo. Se algum desses números estiver insatisfatório, é sinal de que é preciso recalcular a rota e usar os mesmos dados para entender onde está o erro e qual pode ser uma solução.

“É um processo contínuo de aprendizado e adaptação, para garantir que você esteja sempre atendendo às necessidades dos consumidores e evoluindo enquanto negócio”, finaliza Andrei.

Sobre a Nexaas
A Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.

Odonto Special aposta no potencial mineiro com clínica em Boa Esperança

Odonto Special aposta no potencial mineiro com clínica em Boa Esperança

Leia Mais
Padaria Bello Pão e a mente por trás do sucesso: a visão estratégica de Anderson Benfica

Padaria Bello Pão e a mente por trás do sucesso: a visão estratégica de Anderson Benfica

Leia Mais
Miswak Brasil apresenta escova de dente ecológica na Feira do Empreendedor 2025

Miswak Brasil apresenta escova de dente ecológica na Feira do Empreendedor 2025

Leia Mais
Eduardo Viegas, COO da Kovr Seguradora, debate inovação e parcerias no ITC Vegas 2025

Eduardo Viegas, COO da Kovr Seguradora, debate inovação e parcerias no ITC Vegas 2025

Leia Mais
Mercado imobiliário no Brasil e no mundo: quais as diferenças?

Mercado imobiliário no Brasil e no mundo: quais as diferenças?

Leia Mais
Envie