Home Tecnologia Redes Sociais 5 dicas para se posicionar melhor no Instagram
Redes SociaisTecnologia

5 dicas para se posicionar melhor no Instagram

Envie
Pile Of 3d Instagram Logos
Pile of 3D Instagram Logos
Envie

Você já parou para pensar no porque alguns perfis do Insta conseguem se sobressair em relação aos outros de determinado mercado? Todos têm algo em comum: um posicionamento estratégico.

De fato, o Instagram favorece o crescimento de marcas. Ele tem características, funcionalidades e recursos que colaboram para uma relação próxima com o público.

No entanto, uma boa parte de Instagramers conseguem poucos resultados na plataforma. Eles encontram dificuldades para deslanchar o perfil. Então, sofrem com números baixos de:

  • engajamento;
  • alcance;
  • seguidores;
  • parcerias.

O principal motivo disso é o posicionamento. Profissionais, empresas ou influenciadores precisam se posicionar estrategicamente no Instagram. Só assim, é possível alcançar um lugar de destaque na rede social.

Portanto, vamos te mostrar abaixo 5 dicas valiosas para melhorar a estratégia de posicionamento do perfil no Instagram. Desse modo, você ficará mais perto de alcançar seus objetivos com a plataforma.

5 dicas para melhorar seu posicionamento no Instagram

Cada uma das dicas a seguir são o que grandes perfis fizeram para se destacar no Instagram. Colocando-as em prática com a essência da sua marca, acredite: você colherá bons frutos.

1. Defina metas específicas

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. Por isso, é preciso definir metas de curto, médio e longo prazo para melhorar seu posicionamento no Instagram.

Essas metas, porém, não devem ser genéricas. Aumentar o número de seguidores ou melhorar o engajamento, por exemplo, são objetivos muito vagos. Seja o mais específico possível.

Estabelecer metas claras, específicas e realistas é fundamental para toda a atividade feita na rede social. Sobretudo, porque você pode avaliar o progresso ao longo do tempo e ajustar o que for necessário sem dificuldades.

2. Faça um cronograma de postagens

No Instagram, o conteúdo é o principal ponto de contato entre marca e seguidores do perfil. Então, é uma das coisas que mais precisam de atenção por parte das marcas para se posicionar melhor na rede social.

Primeiramente, os posts devem ir de encontro às necessidades, dores e desejos do público. Eles devem entregar informações relevantes, responder dúvidas comuns e solucionar problemas.

Além disso, cada postagem deve usar a mesma língua do público e ser atrativa visualmente. Sendo assim, você atrai e mantém a atenção das pessoas nos conteúdos.

Sem contar que é necessário ser constante nas publicações. O perfil deve ser alimentado com conteúdos de qualidade regularmente. Caso contrário, o engajamento do perfil vai por água abaixo.

Por ser um processo com tantas variáveis, é interessante você montar um cronograma de postagens e segui-lo à risca. Com isso, a criação de conteúdo será muito mais precisa e efetiva.

3. Seja autêntico

Sem dúvidas, a autenticidade nunca foi tão valorizada no Instagram quanto nos dias de hoje. Existem diversos perfis com propostas superficiais e pouco originais por aí. Assim, quem é genuíno com o público tem mais chances de se destacar.

Os usuários da rede social se identificam e engajam mais em perfis que falam e mostram coisas conectadas à realidade. Ou seja, àqueles que compartilham interesses, ideias e opiniões sobre assuntos comuns do dia a dia, por exemplo.

Ao ser autêntico, você pode mostrar mais sobre sua personalidade, valores e propósito. Isso aumenta a conexão com o público progressivamente e torna o posicionamento da marca mais estratégico.

4. Ofereça uma experiência única

Ainda sobre autenticidade, oferecer uma experiência única para o público faz toda a diferença no seu posicionamento no Instagram. Afinal, você precisa entregar algo a mais do que seus concorrentes para superá-los.

Nos conteúdos, a interação na aba de comentários e Direct são altamente importantes no relacionamento com os seguidores, por exemplo. Neste caso, dar respostas personalizadas e completas pode ser um grande diferencial.

Criar um canal de atendimento com o Close Friends também é uma excelente ideia. Você pode adicionar um valor de entrada na lista de melhores amigos e dar preferência àqueles mais engajados na proposta do perfil.

5. Fique por dentro das tendências do Instagram

Para se posicionar estrategicamente no Instagram, manter-se atualizado em relação às tendências é mais do que necessário. A rede social é movida por aquilo que está em alta.

Se algum assunto está sendo muito comentado, por exemplo, você pode criar timing posts, adaptando o tema em questão para o público. Do mesmo modo, quando novas funções são adicionadas na plataforma, use-as o quanto antes.

A novidade sempre chama a atenção. Então, ser um dos primeiros a contá-la ou utilizá-la dentro do seu mercado é essencial. Certamente, os seguidores do perfil no Instagram vão ficar satisfeitos com essa postura.

E, se você usa o Reels na sua estratégia de conteúdo, ficar por dentro das tendências do Instagram é ainda mais importante. Esse é um dos fatores capazes de aumentar suas visualizações e colocar o perfil em destaque na rede social.

Conclusão

Por fim, o Instagram é uma plataforma com recursos realmente incriveis. Só que, para se destacar e conquistar resultados expressivos na rede social, é preciso ser estratégico. Não tem outro jeito.

Então, reúna nossas dicas e comece a melhorar hoje mesmo seu posicionamento no Insta. Para chegar onde deseja com a plataforma, você precisa trilhar o mesmo caminho que perfis de sucesso trilharam.

Envie
Artigos Relacionados
2
Tecnologia

Oi Soluções digitaliza canais de atendimento da Sanesul

Empresa de saneamento do Mato Grosso do Sul adotou solução hub omnichannel...

Pexels Joshsorenson 1714208
Tecnologia

Qual é a finalidade da LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018,...

2
Redes Sociais

Jovens talentos da Geração Z: destaques em música, esportes e acadêmico

Conheça os jovens que estão revolucionando a música eletrônica, dominando as quadras...

Business Concept With Team Close Up
Tecnologia

Tecnologia revoluciona o processo de BID, garantindo segurança e eficiência ao transporte rodoviário de cargas

A transformação digital está mudando diversos setores da economia, e o transporte...