Você já parou para pensar no porque alguns perfis do Insta conseguem se sobressair em relação aos outros de determinado mercado? Todos têm algo em comum: um posicionamento estratégico.
De fato, o Instagram favorece o crescimento de marcas. Ele tem características, funcionalidades e recursos que colaboram para uma relação próxima com o público.
No entanto, uma boa parte de Instagramers conseguem poucos resultados na plataforma. Eles encontram dificuldades para deslanchar o perfil. Então, sofrem com números baixos de:
- engajamento;
- alcance;
- seguidores;
- parcerias.
O principal motivo disso é o posicionamento. Profissionais, empresas ou influenciadores precisam se posicionar estrategicamente no Instagram. Só assim, é possível alcançar um lugar de destaque na rede social.
Portanto, vamos te mostrar abaixo 5 dicas valiosas para melhorar a estratégia de posicionamento do perfil no Instagram. Desse modo, você ficará mais perto de alcançar seus objetivos com a plataforma.
5 dicas para melhorar seu posicionamento no Instagram
Cada uma das dicas a seguir são o que grandes perfis fizeram para se destacar no Instagram. Colocando-as em prática com a essência da sua marca, acredite: você colherá bons frutos.
1. Defina metas específicas
Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. Por isso, é preciso definir metas de curto, médio e longo prazo para melhorar seu posicionamento no Instagram.
Essas metas, porém, não devem ser genéricas. Aumentar o número de seguidores ou melhorar o engajamento, por exemplo, são objetivos muito vagos. Seja o mais específico possível.
Estabelecer metas claras, específicas e realistas é fundamental para toda a atividade feita na rede social. Sobretudo, porque você pode avaliar o progresso ao longo do tempo e ajustar o que for necessário sem dificuldades.
2. Faça um cronograma de postagens
No Instagram, o conteúdo é o principal ponto de contato entre marca e seguidores do perfil. Então, é uma das coisas que mais precisam de atenção por parte das marcas para se posicionar melhor na rede social.
Primeiramente, os posts devem ir de encontro às necessidades, dores e desejos do público. Eles devem entregar informações relevantes, responder dúvidas comuns e solucionar problemas.
Além disso, cada postagem deve usar a mesma língua do público e ser atrativa visualmente. Sendo assim, você atrai e mantém a atenção das pessoas nos conteúdos.
Sem contar que é necessário ser constante nas publicações. O perfil deve ser alimentado com conteúdos de qualidade regularmente. Caso contrário, o engajamento do perfil vai por água abaixo.
Por ser um processo com tantas variáveis, é interessante você montar um cronograma de postagens e segui-lo à risca. Com isso, a criação de conteúdo será muito mais precisa e efetiva.
3. Seja autêntico
Sem dúvidas, a autenticidade nunca foi tão valorizada no Instagram quanto nos dias de hoje. Existem diversos perfis com propostas superficiais e pouco originais por aí. Assim, quem é genuíno com o público tem mais chances de se destacar.
Os usuários da rede social se identificam e engajam mais em perfis que falam e mostram coisas conectadas à realidade. Ou seja, àqueles que compartilham interesses, ideias e opiniões sobre assuntos comuns do dia a dia, por exemplo.
Ao ser autêntico, você pode mostrar mais sobre sua personalidade, valores e propósito. Isso aumenta a conexão com o público progressivamente e torna o posicionamento da marca mais estratégico.
4. Ofereça uma experiência única
Ainda sobre autenticidade, oferecer uma experiência única para o público faz toda a diferença no seu posicionamento no Instagram. Afinal, você precisa entregar algo a mais do que seus concorrentes para superá-los.
Nos conteúdos, a interação na aba de comentários e Direct são altamente importantes no relacionamento com os seguidores, por exemplo. Neste caso, dar respostas personalizadas e completas pode ser um grande diferencial.
Criar um canal de atendimento com o Close Friends também é uma excelente ideia. Você pode adicionar um valor de entrada na lista de melhores amigos e dar preferência àqueles mais engajados na proposta do perfil.
5. Fique por dentro das tendências do Instagram
Para se posicionar estrategicamente no Instagram, manter-se atualizado em relação às tendências é mais do que necessário. A rede social é movida por aquilo que está em alta.
Se algum assunto está sendo muito comentado, por exemplo, você pode criar timing posts, adaptando o tema em questão para o público. Do mesmo modo, quando novas funções são adicionadas na plataforma, use-as o quanto antes.
A novidade sempre chama a atenção. Então, ser um dos primeiros a contá-la ou utilizá-la dentro do seu mercado é essencial. Certamente, os seguidores do perfil no Instagram vão ficar satisfeitos com essa postura.
E, se você usa o Reels na sua estratégia de conteúdo, ficar por dentro das tendências do Instagram é ainda mais importante. Esse é um dos fatores capazes de aumentar suas visualizações e colocar o perfil em destaque na rede social.
Conclusão
Por fim, o Instagram é uma plataforma com recursos realmente incriveis. Só que, para se destacar e conquistar resultados expressivos na rede social, é preciso ser estratégico. Não tem outro jeito.
Então, reúna nossas dicas e comece a melhorar hoje mesmo seu posicionamento no Insta. Para chegar onde deseja com a plataforma, você precisa trilhar o mesmo caminho que perfis de sucesso trilharam.