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4ª edição do Panorama Setorial Fitness Brasil faz projeção de futuro do mercado no Brasil
Com o objetivo de contribuir para a evolução do mercado de saúde e bem-estar no país, a Fitness Brasil acaba de lançar a 4ª edição do seu Panorama Setorial. O material traz um estudo aprofundado e atualizado do setor, analisando centros de atividades físicas, negócios e o comportamento de praticantes e não praticantes, além de um novo capítulo sobre o futuro do segmento no país. O material, gratuito, já está disponível aqui.
“O Panorama Setorial Fitness Brasil vem se consolidando como a principal fonte de informação do mercado fitness no Brasil, melhorando a percepção de onde estamos e até mesmo de para onde vamos – considerando esse inédito capítulo sobre futuro que a 4ª edição apresenta. Decisões baseadas em dados tendem a ser melhores. Logo, este material catalisa e impulsiona o setor, promovendo um futuro mais saudável para todos, como dita o propósito da Fitness Brasil”, destaca Gustavo Almeida, diretor executivo da Fitness Brasil. Nesta edição, a pesquisa contou com patrocínio de importantes marcas do setor, como ABC Evo e Matrix Fitness.
Ampliando as análises realizadas nas edições anteriores, o material busca oferecer dados inovadores e tendências que podem contribuir com o fortalecimento do setor. Para a elaboração do documento, a empresa utilizou uma vasta base de dados oficiais e setoriais, como Conselhos Profissionais, CNAEs, centros de atividades físicas participantes da Fitness Brasil Expo 2025 e um questionário setorial, que foi coletado junto aos gestores de centros de atividades físicas.
De acordo com o Panorama, o Brasil possui centro de atividades físicas em 46% dos municípios, com a maior concentração no Sudeste, especialmente em São Paulo, líder em número de estabelecimentos. Nesses locais, a modalidade mais procurada é a musculação, que movimenta 45% dos ambientes.
Apesar de os centros serem uma realidade nacional, a pesquisa revela que, na América Latina como um todo, há uma presença maior de atividades ao ar livre e que 72% das academias brasileiras não oferecem treinos outdoor, o que aponta uma oportunidade de mercado aos gestores nacionais.
Em relação aos profissionais do segmento, o país tem mais de 1,2 milhão de profissionais de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia, com maior número também na região Sudeste. Entre os praticantes, o estudo mostra uma equidade de gênero presente na população.
O futuro do mercado fitness no país
Para essa edição, a grande novidade do Panorama Setorial foi o levantamento sobre o futuro do mercado fitness no Brasil, a partir de percepções de especialistas em grupos focais. As discussões mostram um mercado em rápida transformação, marcado por profissionalização, diversificação, digitalização e novas demandas de consumo.
Pensando nos próximos anos, os executivos ouvidos acreditam que o setor terá uma profissionalização ainda maior devido ao processo de especialização dos trabalhadores da área e à entrada de gestores com experiência em varejo, tecnologia e serviços. Na visão deles, haverá uma expansão estrutural desse mercado nos próximos 5 a 10 anos, mesmo com uma possível volatilidade macroeconômica.
Outro ponto destacado foi o fortalecimento das associações regionais e redes colaborativas, como CREF e CONFEF. Com a procura por uma qualidade de vida cada vez maior, as academias serão espaços de convivência, apoio e pertencimento das pessoas que buscam uma conexão com o bem-estar e com a saúde emocional e nutricional.
Com a combinação de fatores como tecnologia, experiência do cliente, qualificação e fortalecimento institucional, o material aponta que os estabelecimentos e profissionais que equilibrarem todos os pontos tendem a se destacar. Além disso, o setor fitness nacional avança para um modelo mais profissional, orientado e integrado ao ecossistema da qualidade de vida.




