Segundo o CEO da empresa, Rafael Pinho, o plano de expansão da empresa está amparado na democratização do acesso a esses serviços pela população; empresa projeta um número de 450 mil alunos
Um levantamento da Associação Brasileira de Educação à Distância indicou que, em 2020, houve um aumento de 50% em aulas on-line. Em uma década, o total desse crescimento chegou a 474%, como aponta o Censo da Educação Superior 2021. Esses dados evidenciam o crescimento da tecnologia para promoção do ensino, em suas diferentes modalidades. Neste cenário, a Refuturiza, ecossistema de educação e empregabilidade, vem adquirindo espaço e ampliando sua atuação.
Segundo Rafael Pinho, CEO da empresa, o plano de expansão visa a abertura de 450 novas franquias no país pelos próximos quatro anos. A meta vem ao encontro de um dos objetivos fundamentais da marca: a democratização do acesso à educação e ao emprego.
O executivo destaca que a oferta de cursos técnicos, Educação de Jovens e Adultos (EJA), graduação e pós-graduação a preços acessíveis faz parte das metas estratégicas. “Aspiramos promover a transformação social e a formação de profissionais capacitados, conectando-os ao mercado de trabalho. Nossas franquias funcionarão como Polo Educacional e ‘Postos de Atendimento ao Trabalhador’ da iniciativa privada, prontos para apoiar nossos Filiados”, salienta. Para isso, a Refuturiza pretende aproximar-se dos mais de 18 milhões de filiados do Cartão de TODOS, estabelecendo um ecossistema inovador em empregabilidade e educação.
Projeções e expectativas
De acordo com o executivo, as metas de crescimento provenientes do plano de expansão estão embasadas nas necessidades educacionais e do mercado de trabalho de seus filiados, apuradas por meio de pesquisa interna. Nela, destacam-se o ensino superior e a qualificação profissional. “Identificamos que a segurança no emprego é um fator crucial para nossos filiados, enquanto a educação serve como um catalisador para o aumento de renda”, afirma.
A essas necessidades, junta-se a popularização da educação à distância, potencializada pelos avanços na tecnologia. O resultado é um contexto oportuno para a expansão dos serviços da Refuturiza. Nesse sentido, Rafael evidencia que o foco será em regiões com forte presença do Cartão de TODOS. “Entendemos que, dessa forma, com a combinação emprego e educação, vamos conseguir impactar e refuturizar a vida de muitos de nossos filiados”, destaca.
Modelo de expansão e investidores
Para aprimorar a expansão da marca, o CEO da Refuturiza aposta no modelo de franquias. O executivo explica que a expansão começará nas capitais, de forma que se estendam gradualmente às grandes cidades do interior. Em quatro anos, a meta é estabelecer mais 400 franquias em cidades de grande, médio e pequeno porte. “Adotaremos um modelo padronizado para garantir a consistência da marca, mas com flexibilidade para adaptações regionais, como a oferta de cursos específicos e parcerias locais para programas de empregabilidade”, indica.
Neste sentido, Rafael Pinho ressalta a importância de um perfil de franqueado alinhado aos valores de transformação social e educação acessível da empresa, principalmente aqueles já familiarizados com o ecossistema do Grupo TODOS Internacional, como Cartão de TODOS e AmorSaúde, ou colaboradores do Grupo. Entretanto, também salienta que a busca se estende a outros perfis. “Valorizamos investidores com experiência no setor educacional ou afinidade com o desenvolvimento de pessoas, além de habilidades de gestão e liderança”, detalha.
“O desafio principal é equilibrar a presença e a oferta do portfólio educacional para atender à demanda dos nossos filiados”, explica o executivo que, atualmente, está firmando parcerias com grandes grupos educacionais. Pinho ressalta ainda que o modelo de franquias em expansão da Refuturiza buscará potencializar seus negócios em sinergia com o Cartão de TODOS, também viabilizando a oferta de suas soluções educacionais e de empregabilidade aos mais de 18 milhões de filiados do cartão de benefícios.
Impactos positivos no mercado
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a taxa de desemprego é 56% menor para profissionais com ensino superior completo quando comparado com as pessoas que concluíram apenas o ensino médio. É neste cenário que a expansão da Refuturiza busca criar possibilidades para empresas e alunos por meio de oportunidades de renda e trabalho, de acordo com Pinho.
“Esperamos criar um ecossistema que conecte franquias, empresas locais, filiados e alunos, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Planejamos qualificar dezenas de milhares de alunos anualmente, contribuindo para a redução do desemprego e o aumento da empregabilidade nas regiões atendidas”, atesta.
Segundo o CEO, a projeção é alcançar 450 mil alunos em cinco anos “Considerando nossa base atual de mais de 18 milhões de filiados, isso representa um pouco mais de 2% da base”, finaliza.
Sobre a Refuturiza
Apoiada nos pilares de conexão, capacitação e gestão, a Refuturiza é a primeira plataforma digital brasileira a unir educação à empregabilidade, oferecendo mais 1.300 cursos com certificado, divulgando vagas de emprego e apoiando empresas e candidatos a realizarem processos seletivos de modo ágil e otimizado. Com mais de 1.000 empresas cadastradas e cerca de 200 mil talentos em sua base, a Refuturiza oferece serviços personalizados para os segmentos B2B e B2C, cujos planos de acesso saem a partir de R$ 12,99 por mês. A Refuturiza integra o Grupo Cartão de TODOS, enquanto braço de empregabilidade da marca, e é regida pelo modelo de gestão da Administração Solidária, onde o foco está na contribuição para o desenvolvimento social do país.
Sobre o Cartão de TODOS
O Cartão de TODOS é referência no mercado de cartões de descontos. Criado em 2001 por Altair Vilar, em Ipatinga (MG), a empresa oferece a intermediação de descontos entre os usuários do cartão e as empresas parceiras. A adesão ao Cartão de TODOS dá direito a descontos nas mais de 450 clínicas médico- odontológicas parceiras, permitindo o acesso da população à saúde primária de qualidade, além de oferecer descontos em atividades que englobam serviços voltados à educação e ao lazer e, ainda, a itens essenciais. A empresa atende, hoje, o equivalente a mais de 18 milhões de pessoas, e possui uma rede com mais de 12.000 estabelecimentos parceiros em todo o Brasil.