Siga-nos nas Redes Sociais

Tecnologia

42% das empresas perdem receita por falhas de TI, diz estudo da TeamViewer

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

À medida que as organizações buscam impulsionar a produtividade em um cenário econômico desafiador, uma nova pesquisa da TeamViewer, provedora líder global de soluções para ambientes de trabalho digitais, revela preocupação com a tecnologia disfuncional. 

De acordo com o estudo intitulado ‘O Impacto da Fricção Digital: Entendendo como a Tecnologia Disfuncional Desgasta a Produtividade, o Desempenho e Pessoas’, que reúne insights de 4,2 mil colaboradores e gestores de vários setores da indústria em nove países, a fricção digital vem corroendo silenciosamente o desempenho empresarial e limitando os ganhos de produtividade em diversos setores.

Os impactos financeiros, operacionais e humanos são expressivos e os colaboradores perdem, em média, 1,3 dia por mês devido à fricção digital: falhas cotidianas de TI que impedem a execução eficiente de tarefas. Segundo o estudo da TeamViewer, 80% dos profissionais enfrentam esse tipo de interrupção todos os meses, comprometendo o desempenho e a produtividade. 

Os efeitos se estendem para além do simples incômodo: 42% dos entrevistados afirmam que suas empresas têm sofrido perda de receita devido à fricção digital, enquanto 69% dizem que esse fator tem contribuído para o aumento da rotatividade dos funcionários. Além disso, 47% apontam que a frustração com a tecnologia reduz a satisfação no trabalho, e 28% já consideraram pedir demissão por conta disso.

“Devido às inúmeras pressões enfrentadas atualmente pelos líderes empresariais, é compreensível que questões de TI passem despercebidas”, afirma Oliver Steil, CEO da TeamViewer. “Mas quando isso acontece, o impacto financeiro é significativo. A tecnologia está no centro de toda empresa moderna – e se ela não desempenha bem, o custo é imediato, seja em eficiência, satisfação do cliente e em competitividade.”

Lacunas Geracionais e Organizacionais
A pesquisa revela uma divisão acentuada na forma como a fricção digital é percebida entre gerações e níveis hierárquicos. Funcionários da Geração Z perdem, em média, 1,5 dia de trabalho por mês devido a falhas de TI, percentual que representa mais que o dobro dos 0,7 dias perdidos por profissionais da geração Baby Boomer. O estudo conclui ainda que 40% dos jovens da Geração Z já consideraram deixar a empresa por conta de tecnologia inadequada, em comparação com apenas 12% dos Baby Boomers. No aspecto organizacional, 56% dos profissionais que não ocupam cargos de gestão afirmam que problemas de TI impactam significativamente a rotatividade, enquanto apenas 36% dos gestores compartilham dessa visão. Os dados apontam para um descompasso entre a percepção dos líderes sobre o desempenho tecnológico e a experiência real dos colaboradores no dia a dia.

O papel da IA na resolução de disfunções  
De forma encorajadora, o estudo aponta um caminho claro para avançar. Quase metade dos entrevistados (48%) acredita que a Inteligência Artificial pode ajudar a reduzir a fricção digital em suas empresas e 50% dos entrevistados estão abertos à ideia de que a IA assuma tarefas rotineiras de TI, como solução de problemas e redefinição de senhas, por exemplo.

Esses insights indicam uma crescente disposição das empresas em adotar a IA como um multiplicador de forças para aumento de produtividade e eficiência, ajudando as equipes a trabalhar de forma mais inteligente e rápida enquanto superam os obstáculos do dia a dia. 

“A tecnologia deve capacitar as pessoas, e não limitá-las”, diz Andrew Hewitt, Vice-Presidente de Tecnologia Estratégica da TeamViewer. “Com a produtividade sendo uma prioridade tão grande para as empresas neste momento, há uma oportunidade real de transformar frustrações tecnológicas cotidianas em progresso. Nossos dados mostram que reduzir a fricção digital pode ter um grande impacto tanto em desempenho quanto em motivação. Quando as organizações adotam soluções para o ambiente de trabalho impulsionadas por IA e sistemas de TI mais inteligentes, conseguem eliminar barreiras, devolver tempo valioso às pessoas e criar uma experiência de trabalho mais fluida e gratificante.”

Sobre o relatório da TeamViewer
A pesquisa ‘O Impacto da Fricção Digital: Entendendo como Tecnologias Disfuncionais Desgastam a Produtividade, a Performance e as Pessoas’ foi conduzido pela Sapio Research, a pedido da TeamViewer, entre agosto e setembro de 2025 em nove mercados: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão, Índia e Austrália.

O estudo contou com uma divisão equilibrada entre gestores e colaboradores, abrangendo diferentes setores e portes de empresas. O relatório completo, em inglês, está disponível em https://www.teamviewer.com/en/resources/reports/impact-of-digital-friction.

 

Crédito:Iurii Motov/iStock Leia Mais

Open Finance impulsiona buscas e revela bancos mais procurados por usuários em 2025

https://www.freepik.com/free-photo/woman-getting-food-bag-delivered_14063244.htm#fromView=search&page=1&position=32&uuid=c17a4914-da77-4f04-af26-ec559ec619a5&query=delivery Leia Mais

Da pizza aos itens essenciais: a trajetória tecnológica que consolidou a cultura do delivery no Brasil

Positivo SEG Leia Mais

Smart View da Positivo SEG redefine padrões de vigilância em ambientes de baixa luminosidade

Reprodução Freepik Leia Mais

Galileo mostra barreiras ocultas que impedem o sucesso nas vendas em alta temporada de compras

Assessoria de Imprensa/Instituto Atlântico Leia Mais

Parceria entre Instituto Atlântico e M.Dias Branco capacita gestores em Ciência de Dados

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.