Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

4 dicas para manter hábitos alimentares equilibrados

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Perder ou manter o peso pode parecer tarefa muito difícil, ainda mais quando dietas super restritivas e que exigem uma drástica mudança de hábitos são propagadas como se fossem milagrosas. Mas a melhor maneira de manter a saúde e o peso em dia é a reeducação alimentar, que, além de não causar tanto terror e sofrimento, evita o ganho de quilos após o regime, o que normalmente ocorre quando a dieta é muito agressiva.

Balancear a alimentação proporciona mais saúde e ajuda a prevenir sobrepeso, diabetes, hipertensão e o alto índice de colesterol ruim no sangue. Pensando nisso, a equipe de Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil preparou uma lista com dicas para melhorar os hábitos alimentares, seguindo os direcionamentos do conceito Alimentação para Vencer – Kachimeshi®, programa de educação nutricional da Ajinomoto, que está alinhado aos direcionamentos da Política de Nutrição da Ajinomoto do Brasil e visa contribuir com a saúde e a nutrição da população:

• Consuma um café da manhã balanceado
Evite pular essa refeição. O café da manhã fornece energia para o nosso corpo começar a funcionar após o descanso noturno. Para compor o desjejum, escolha um alimento do grupo de cereais e tubérculos, como pão ou torrada, acompanhado de alguma fonte de proteína, como leites e derivados ou ovos. Como complemento, adicione uma porção de fruta.

• Almoço e jantar devem ser completos
Almoço e jantar devem ser refeições que abasteçam nosso corpo com nutrientes essenciais. Por isso, é importante preencher metade do prato com verduras e legumes variados, que fornecem fibras, vitaminas e minerais fundamentais para a saúde. A outra metade deve ser dividida entre cereais e tubérculos, que são fontes de energia, além de uma opção do grupo de carnes e ovos, que são alimentos fonte de proteína, e um alimento do grupo de leguminosas. Sanduíches e sopas também podem ser opções para essas refeições, desde que sejam preparados de forma balanceada, com componentes dos grupos alimentares mencionados.

• Sobremesa não precisa sair do cardápio
As frutas são as opções mais indicadas para sobremesa, pois fornecem fibras, vitaminas e minerais. Mas doces não são proibidos. Desde que sejam consumidos de forma moderada, podem ser incluídos em uma alimentação equilibrada.

• Não se esqueça dos lanches intermediários
A hora do lanche não deve ficar de fora do cardápio, pois garante a saciedade até o momento da refeição seguinte. Opte por alimentos nutritivos, como oleaginosas, frutas, leites e derivados e cereais.

Para saber mais sobre o programa de educação nutricional Alimentação para Vencer – Kachimeshi® e ter acesso a mais dicas e receitas nutritivas e equilibradas, basta acessar o site www.saboresajinomoto.com.br/alimente-se-bem/kachimeshi. Para uma avaliação nutricional completa e recomendações individuais, consulte um nutricionista.

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade

Foto: Divulgação Leia Mais

Com ação inédita de combate ao sedentarismo, SportsCenter recebe certificado do Guinness World Records

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.