Em 11 junho de 2023 celebramos os 30 anos de um dos maiores filmes hollywoodianos de aventura/ficção de todos os tempos: o atemporal “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros” (1993).
Baseado no romance best-seller de Michael Crichton e dirigido por nada mais nada menos que o multipremiado cineasta Steven Spielberg, o longa-metragem se tornou, na época de seu lançamento, a maior bilheteria da história.
Na trama, o rico empresário John Hammond (Richard Attenborough) cria um parque natural de dinossauros clonados geneticamente e convoca ilustres profissionais para conhecerem a área: a paleobotânica Ellie Sattler (Laura Dern), o paleontologista Alan Grant (Sam Neill) e o matemático Dr. Ian Malcolm (Jeff Goldblum).
Contudo, as coisas acabam ocorrendo fora do planejado rapidamente. Após uma falha na distribuição de energia elétrica do parque, os dinossauros conseguem escapar e se tornam grandes ameaças às pessoas.
Logo, com roteiro incrível e um grande show de efeitos especiais marcantes para época, Jurassic Park proporcionou um salto gigantesco para a indústria cinematográfica. E isso só foi possível através do aprimoramento da tecnologia CGI (imagens geradas por computador) que deram vida aos animais no filme.
O mais curioso é que bastaram apenas seis minutos de dinossauros animados em CGI para que o mundo aplaudisse de pé não só Steven Spielberg, como também toda a produção envolvida no projeto. Não por acaso, essa obra-prima ganhou três estatuetas douradas no Oscar de 1994: Melhores Efeitos Sonoros, Efeitos Visuais e Som.
Dessa maneira, combinando animação stop-motion (movimento parado, em português) com retroprojeção, a franquia serviu de inspiração para uma série de filmes com tema semelhantes nos anos seguintes, como a exemplo da aventura “Dinossauro” (2000), da Disney. Além, é claro, de ter sido um ponto de partida para novas produções da saga Jurassic Park nos anos seguintes.

A trajetória da franquia Jurassic Park no cinema e no streaming
Após o estrondoso sucesso de “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros “, todos sabiam que seria apenas questão de tempo para que a franquia ganhasse sequência nos cinemas — e foi exatamente o que aconteceu.
Ao todo, em três décadas de existência, a saga Jurassic Park já rendeu sete produções cinematográficas:
- “Jurassic Park – Parque dos Dinossauros”(1993)
- “O Mundo Perdido – Jurassic Park” (1997)
- “Jurassic Park 3” (2001)
- “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros” (2015)
- “Jurassic World: Reino Ameaçado” (2018)
- “Jurassic World: A Batalha de Big Rock” (2019)
- “Jurassic World: Domínio” (2022)
Além disso, você sabia que a franquia Jurassic Park está disponível em formato de seriado no streaming?
Pois bem, lançada em 2020, a série animada “Jurassic World: Acampamento Jurássico” narra a história de seis jovens que participam de um acampamento de uma última geração na Ilha Nublar. Todavia, a aventura não sai como o planejado e acaba se tornando uma luta pela sobrevivência quando dinossauros ficam à solta.
Disponível exclusivamente na Netflix, a saga foi encerrada na 5ª temporada e recebeu boa aprovação da crítica e do público em geral.
E no mundo dos games, como Jurassic Park está representado?
Se na indústria cinematográfica Jurassic Park segue de vento em popa, no cenário gamer não é diferente. Desde a década de 1990, vários jogos temáticos dos filmes já foram lançados no mercado — tem títulos para todas as plataformas e gostos.
No universo dos consoles e do PC, não há dúvidas que o jogo “Jurassic Park: The Game” é um dos mais aclamados. Lançado em 2011, esse título veio acompanhado de bons gráficos em 3D, jogabilidade elogiável e um roteiro baseado no primeiro filme da franquia: “Jurassic Park – Parque dos Dinossauros” — combinação que agradou a muitos fãs.
Mais recentemente, a série também rendeu um dos melhores jogos temáticos para o segmento de cassino online: o caça-níquel “Jurassic Park Gold”. Essa famosa atração, lançada no mercado em 2022, impressiona pelo seu moderno mecanismo de jogabilidade e apresenta gráficos/efeitos sonoros incríveis, levando para a indústria iGaming um verdadeiro cinema em formato de slot.
Assim como em “Jurassic Park: The Game”, a slot “Jurassic Park Gold” é uma divertida viagem ao tempo e em grande estilo. Nela, você verá os principais personagens e dinossauros do primeiro longa-metragem, como John Hammond, Ellie Sattler, Alan Grant e, como não poderia faltar, o assustador dinossauro T-Rex!
