DicasEconomiaEducação

3 maneiras de fazer uma renda extra sem sair de casa

3 maneiras de fazer uma renda extra sem sair de casa
lucky bearded man makes business in the web at home

Conheça algumas alternativas para quem quer levantar um dinheiro, sem a necessidade de arranjar outro emprego

Quem trabalha em home office, provavelmente, já tem uma rotina de tarefas bem extensa e, por vezes, exaustiva. Ainda assim, devido à época de crise em que vivemos, muitos estão buscando formas de fazer um dinheiro extra para ajudar no orçamento. Como arranjar um segundo emprego seria inviável para a maioria, existem alternativas que não exigem tanto compromisso, tempo livre, e ainda podem ser feitas sem sair de casa!

A internet já conquistou seu espaço como o melhor lugar para se fazer uma renda extra, e a melhor parte é que existem muitas formas de se fazer isso. Nem tudo está relacionado com serviços ou venda de produtos, o que abre portas para todo tipo de pessoa, independentemente de suas expectativas e de sua disponibilidade. Confira!

Ofereça serviços paralelos

O que não falta na internet são plataformas de colaboração para os mais diversos serviços, não importa a finalidade. Você nem sequer precisa ser profissional na área em certos casos, já que todos podem se inscrever e buscar uma renda extra a partir disso.

Para quem quer fazer alguns “bicos” em determinadas profissões, existem plataformas que permitem a profissionais de diversas especialidades procurarem serviços e negociarem diretamente com os clientes. Caso não queira desempenhar nada voltado para um ofício, ainda é possível faturar um dinheiro com atividades mais aleatórias, como hospedagem de turistas e até de animais de estimação, em plataformas específicas.

Basta pesquisar que tipo de serviço deseja prestar, e se inscrever nos apps e sites mais confiáveis do gênero.

Vendas

A internet é o melhor lugar para se anunciar produtos sem ter uma loja física, e as redes sociais estão aí para ajudar. Quem produz algum trabalho artesanal ou até mesmo faz alimentos caseiros para vender pode conseguir sua renda extra a partir disso. Algumas plataformas também são dedicadas exclusivamente a compra e venda de produtos e alimentos, semelhante ao que já foi descrito no tópico anterior.

Quem for cozinhar também precisa levar em consideração os gastos adicionais que isso implicará, já que será necessário comprar ingredientes, usar mais eletricidade e coisas do tipo. A princípio, os gastos podem acabar sendo maiores que os ganhos, então é preciso ter paciência.

Ofereça cursos e workshops

Que tal compartilhar seu conhecimento sobre sua área de atuação com o mundo? Vender cursos e workshops é uma boa forma de levantar um dinheiro extra, e ainda não exige sair tanto da rotina, o que não implica no trabalho principal. Basta preparar um curso interessante, gravar as aulas, disponibilizá-las em alguma plataforma dedicada a isso, e depois divulgar tudo nas redes sociais. 

Amanda Mathias
Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.