Siga-nos nas Redes Sociais

Bahia

3 cidades mais frias do Nordeste para quem quer fugir do calor

Publicado

em

Nordeste do Brasil desenhado em um mapa
Créditos: Luisrftc/iStock

Com temperaturas que podem chegar a 5ºC, o Nordeste apresenta suas belezas naturais para além de cultura e história 

A região do Nordeste brasileiro é muito conhecida por suas praias exuberantes, pela gastronomia rica em sabores e pelo forte calor por se encontrar mais próximo da linha do equador terrestre. No entanto, não é só de praia e calor que se faz o Nordeste, existindo regiões onde a temperatura média anual é mais amena, algumas podendo atingir temperaturas abaixo de 10ºC. 

Pensando nisso, preparamos uma pequena lista com 3 das cidades mais frias do Nordeste. Confira:

Areia, Paraíba

A cidade de Areia, na Paraíba, possui pouco mais de 22 mil habitantes e está localizada a 130 km da capital João Pessoa. Durante o inverno, a cidade costuma registrar temperaturas de aproximadamente 12ºC.

A pequena cidade situa-se a 623 metros acima do mar, e, por esse motivo, as temperaturas médias são mais baixas. Dentre as atrações da cidade, é possível citar o campus da UFPB e o Theatro Minerva, sendo o primeiro teatro do estado da Paraíba (inaugurado em 1859).

Outro atrativo da cidade é o Museu Pedro Américo, a casa onde nasceu o escritor e pintor Pedro Américo de Figueiredo e Melo, famoso por pintar o quadro “O Grito do Ipiranga”, que retrata Dom Pedro I proclamando a independência do Brasil.

Martins, Rio Grande do Norte

A pequena cidade, com cerca de 8 mil habitantes, é chamada de “A princesa Serrana”, ou de “Campos do Jordão do Rio Grande do Norte”, por ser fundada em uma região a 700 metros acima do nível do mar. Essa localização é responsável por conferir à cidade um clima ameno e bem mais frio que as regiões vizinhas.

Os atrativos turísticos da cidade são variados: na área de ecologia, existem mirantes voltados para as serras locais, a segunda maior caverna de mármore do Brasil e centenas de trilhas. Já para cultura, existe o Museu Manoel Lino de Paiva, em homenagem a um cidadão de Martins que lutou na Batalha de Montese, na Itália, em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. O museu também conta com acervo de objetos e uniformes da época.

Vitória da Conquista, Bahia 

Também conhecida como “Suíça brasileira”, Vitória da Conquista é a terceira maior cidade do estado, com 370 mil habitantes. É uma das cidades mais frias de todo o Nordeste, podendo atingir temperaturas que beiram 5ºC no inverno.

A baixa temperatura ocorre pelo fato de a cidade estar situada a mais de 923 metros de altitude em relação ao nível do mar. Como atrativos turísticos, a cidade apresenta o Museu dos Bandeirantes, o Monumento dos ex-Pracinhas da Segunda Guerra Mundial e o Parque Municipal da Serra do Periperi. Além disso, também é conhecida por ser uma zona cafeeira, oferecendo visitas guiadas nas fazendas da região para conhecer toda a história e processo de produção do café. Como é uma das maiores cidades do estado, o seu acesso é muito facilitado. A cidade possui um aeroporto e um grande terminal rodoviário para quem preferir comprar uma passagem de ônibus para Vitória da Conquista e aproveitar o clima frio da região.

(Foto: Divulgação) Leia Mais

Ilê Aiyê e Pagode do Muniz farão shows gratuitos na Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana

Divulgação Leia Mais

O abandono afetivo pela perspectiva do Direito Penal e de gênero

Divulgação Leia Mais

Celebre a Consciência Negra: DeÔnibus seleciona roteiros de turismo de raízes africanas

Crédito:Group4 Studio/iStock Leia Mais

Mudanças estéticas no carro: como brasileiros investem em customização

https://unsplash.com/pt-br/fotografias/mulher-de-jaleco-e-oculos-na-frente-do-quadro-negro-7mp7LR0mHFc Leia Mais

Cytotec compra na Pague Menos?

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.