Home Entretenimento Cultura 1ª Mostra de Arte Híbrida, realizada pela Cia da Hebe, abre espaço ao turismo cultural em Espírito Santo do Pinhal
Cultura

1ª Mostra de Arte Híbrida, realizada pela Cia da Hebe, abre espaço ao turismo cultural em Espírito Santo do Pinhal

Envie
1ª Mostra de Arte Híbrida, realizada pela Cia da Hebe, abre espaço ao turismo cultural em Espírito Santo do Pinhal
Divulgação
Envie

Ampla programação gratuita oferece oficinas, imersões e conversas com atores, bailarinos, músico, escritores e fotógrafos convidados

Espírito Santo do Pinhal recebe, a partir do dia 21 de setembro, a 1ª Mostra de Arte Híbrida realizada pela Cia da Hebe. A Mostra reunirá artistas convidados de diferentes áreas para uma série de apresentações, oficinas e encontros e é uma iniciativa da Cia da Hebe para trazer à cidade projetos artísticos e contemporâneos que irão impulsionar a cultura, beneficiando tanto os moradores, como visitantes e turistas.

“Trata-se de um evento que revela o turismo cultural em Pinhal, cidade já renomada por integrar a rota de vinhos e de turismo rural no interior paulista”, diz Mônica Sucupira, atriz, poeta e uma das coordenadoras da associação de arte e cultura. A Mostra nasceu em razão do conhecimento e das práticas nas áreas de fotografia, dança, teatro, performance, videoarte, música, poesia, artes gráficas e experimentações, realizadas pela Cia da Hebe. A partir desta primeira edição, o evento será incorporado à programação da Cia.

Além dos artistas, a Mostra terá curadores, escritores, fotógrafos, artistas visuais, bailarinos, atores e outros profissionais de destaque numa programação que inclui oficinas, imersões e conversas. “Esta é uma oportunidade de expansão da Cia. Temos um conjunto de atividades – que agora inclui também o CineHebeClube – representativos da qualidade do trabalho aqui desenvolvido”, afirma a fotógrafa Tika Tiritilli, uma das coordenadoras da Cia.

Arte contemporânea

Quase toda cidade pequena tem uma igreja, praça, jardim, uma biblioteca, botecos… Mas nem toda cidade com 39 mil habitantes no interior de São Paulo tem um espaço de arte contemporânea no formato da Cia da Hebe. Associação de arte e cultura sem fins lucrativos que ocupa um casarão bonito com 121 anos no centro de Espírito Santo do Pinhal, a Cia da Hebe oferece, em sua programação gratuita, oficinas, encontros, conversas, promovendo a formação, informação, criação e convivência por meio da arte. A presença de personalidades da cultura nacional para participar das atividades da Cia da Hebe acaba impulsionando os setores de comércio e serviços do município, hoje movimentados também pelo turismo.

A realização da Mostra deverá ampliar o público local. A abertura acontecerá no dia 21 de setembro, às 20h30, com o espetáculo de dança “Peças de Conversação”, do Núcleo Cinematográfico de Dança (NCD) de São Paulo. Na mesma data, das 10h às 13h, haverá a primeira oficina da série com a artista plástica e colagista Sheila Kruger, de Campinas.

A Mostra seguirá com várias oficinas, entre elas, a da escritora e curadora Verônica Stigger (SP) com o tema “Clarice Lispector: escritora e pintora”; o fotógrafo Cristiano Mascaro (SP), que abordará fotografia e cidade (urbanidade); a oficina prática de tambores, “Toques de Tambor na Cultura Popular Brasileira”, com Cris Bueno e Inês Viana (Campinas); e “Poesia, corpo e artes gráficas”, com André Gravatá (SP), além do espetáculo de teatro “Meu nome: Mamãe”, da Mundana Companhia, com Aury Porto (SP).

A Cia da Hebe proporciona um trabalho de formação e informação, por meio de exposições, atividades e eventos, garantindo a democratização do acesso à arte, promoção da arte como ferramenta social e potencialização das políticas culturais do município. Recebeu do Ministério da Cultura o selo “Ponto de Cultura” em 2024, e de “Utilidade Pública” da Câmara dos Vereadores da cidade em 2023.

Serviço:

Abertura oficial da Mostra de Arte Híbrida

Data/horário: 21 de setembro

. Das 10h às 13h

Oficina de colagem com a artista plástica e colagista Sheila Kruger.

. Às 20h30

Espetáculo de dança “Peças de Conversação”, do Núcleo Cinematográfico de Dança (NCD) de São Paulo – com Maristela Estrela e Mariana Sucupira

Gratuito – reserva de ingresso pelo @ciadahebe (@ciadahebe) • Fotos e vídeos do Instagram

ou whatsapp: (19) 9 883764138

Para oficinas e imersões, acesse o formulário no link da bio da @ciadahebe (@ciadahebe) • Fotos e vídeos do Instagram

Programação completa da Mostra: ciadahebe.com.br

Endereço da Cia da Hebe – Rua Capitão João Batista Mendes Silva, 175, no centro de Espírito Santo do Pinhal / SP

Núcleo de Produção e Realização da Cia da Hebe: 

Coordenação e Produção: Tika Tiritilli, João Barim, Mônica Sucupira

Equipe: Roberta Sucupira, Rita Maia, Tamara Barim e Leandro Pereira.

Foto com montagem dos participantes da Mostra: Cristiano Mascaro, Maristela Estrela, Mariana Sucupira e Veronica Stigger (acima); Sheila Kruger, André Gravatá, Cris Bueno e Inês Viana, Aury Porto (abaixo).

Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”
João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”
É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho
Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho
Colli Books celebra o Dia Mundial da Gentileza com histórias inspiradoras que promovem empatia e respeito
Colli Books celebra o Dia Mundial da Gentileza com histórias inspiradoras que promovem empatia e respeito
Envie

RBN Stories