Home Entretenimento Leitura 11º Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal anuncia atrações inéditas na literatura durante o evento
Leitura

11º Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal anuncia atrações inéditas na literatura durante o evento

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2024 02 21 à(s) 21.27.09 C314774a
Foto: Divulgação
Envie

O tradicional evento de cultura afro idealizado pelo produtor cultural Messias Freitas, esse ano apresenta uma novidade no evento no campo da literatura. O 11º Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal pela primeira vez irá apresentar o lançamento das literaturas infantis; A “Gotinha Sueli” do artista multifacetado Mestre Toni Vargas e “Dia de Praia” da contadora de história Juliana Correia. Os escritores escolheram o encontro para essa ação devido à grande parcela do público que já são atendidos pelo Ponto de Cultura Vidigal Capoeira. A instituição atende uma média de 400 crianças.

O fundador da instituição Vidigal Capoeira e realizador do evento fala sobre a importância desse lançamento na categoria infantil.

” Essa ação assim como a contação de história é um dos pilares para educação e formação integral dos alunos do projeto, além de valorizar os mestres mais antigos que repassam seus saberes através da oralidade. Ações iguais a essa permitem o desenvolvimento e o gosto pela literatura, estimulando a imaginação e contribuído para formação de cidadãos conscientes, éticos e críticos. O lançamento dessas literaturas além de um colorido e personagens que atraem e aguçam, vêm acompanhadas de dramaturgia e leituras dramatizadas, criando um mecanismo de lazer, cultura e prazer aos leitores mirins. Além de trabalhar problemas típicos da infância como curiosidade, inveja, medos e assuntos diversos”, explica Messias.

Foto: Divulgação

Messias também fala da importância de fomentar a leitura de forma lúdica e prazerosa.

” Trabalhamos aqui de forma diferenciada. Totalmente o inverso imposto pela maioria das escolas e famílias, onde os pequenos aprendem obrigados, fazendo com que os mesmos se afastem e tenham aversão à leitura.

Em todas as edições do evento houve lançamentos de literaturas, sejam de autores iniciantes, ou renomados, que é o caso nesta edição. A intenção é contribuir para autonomia social e intelectual dos participantes a fim de compreenderem o contexto social onde vivem e que possam contribuir para modificá-lo.

Essa ação contribui para promoção e complementação educacional, difusão de ideias, conceitos e metodologias que visem à ampliação da criatividadae artística, da sensibilidade e da consciência crítica dos valores culturais brasileiros”, destaca Messias.

Envie
Artigos Relacionados
Img 20240717 Wa0076
Leitura

Kaio Lima lança “O Prisioneiro de Chaves na Mão” e compartilha lições de superação e desenvolvimento pessoal

Escritor e palestrante baiano transforma adversidades em trampolins para o crescimento pessoal...

Livrovivo Divulgacao Leobraga 1
Leitura

Atividade Livro Vivo trabalha livro do Emicida sobre racismo e representatividade infantil

O programa CCBB Educativo – Lugares de Culturas, no CCBB Rio, mantém...

Imagem Do Whatsapp De 2024 06 19 à(s) 11.07.11 C8923f46
Leitura

Lançamento do Livro – “Gestão com Propósito: Como Despertar o Engajamento, Liderando da Cultura à Alta Performance”

Em “Gestão com Propósito: Como Despertar o Engajamento, Liderando da Cultura à...