Lula rebate defesa de Trump a Bolsonaro na Cúpula do Brics

Por: Portalrbn

Publicado: 07/07/2025

Atualizado: 07/07/2025

Durante a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, Lula afirmou que a defesa de Trump ao ex-presidente Bolsonaro é uma questão de interferência externa e que o Brasil deve zelar por sua soberania.

O presidente brasileiro ressaltou que a defesa da democracia no país é responsabilidade dos brasileiros, destacando a importância das instituições sólidas e independentes.

Na mesma ocasião, Trump saiu em defesa de Bolsonaro, criticando as ações do Brasil contra o ex-presidente e alegando que ele não cometeu qualquer delito, acusando o país de perseguição política.

Bolsonaro é investigado por tentativa de golpe de Estado, envolvendo planos de lançar uma trama que incluiria assassinatos e a anulação da eleição de 2022, levando a uma ruptura democrática.

Segundo a Polícia Federal, Bolsonaro teria pressionado comandantes militares para sustentar esse plano, ao passo que o ex-presidente e seus apoiadores negam as acusações.

Trump também demonstrou preocupação com a investigação contra Bolsonaro, pedindo que o ex-presidente e seus apoiadores sejam deixados em paz, e afirmou que acompanhará de perto o caso.

O Ministério Público Federal abriu um inquérito para investigar Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, por suposta tentativa de obstrução de Justiça ao solicitar sanções americanas contra autoridades brasileiras.

Eduardo Bolsonaro deixou seu mandato de deputado e vive nos Estados Unidos, onde tentou influenciar o processo penal contra o pai, gerando preocupações sobre interferência externa.

A relação internacional sobre o tema acirrou os debates sobre interferência estrangeira em assuntos internos brasileiros, alimentando uma crise política que ainda rende repercussões.

Veja Também