Conecte-se conosco

BA

Verão com segurança: CLN reforça cuidados necessários na temporada mais quente do ano

Publicado

em

Segurança viária, prevenção do câncer de pele, e consumo de bebida alcoólica são assuntos abordados  

Com a chegada do período de verão, o que todos querem é relaxar e curtir. Entretanto, para garantir um período tranquilo e evitar dores de cabeça, alguns cuidados devem ser tomados e a Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do grupo Invepar, quer chamar a atenção da população sobre isso com a campanha “Verão com Segurança”.

Com foco na segurança viária, prevenção do câncer de pele e consumo de bebida alcoólica, a CLN se juntou a Oncoguia e Inbrafic, levando dicas de cuidado e prevenção por meio das redes sociais e nos painéis de LED localizados na praça de pedágio.

“Resolvemos abordar esses três assuntos porque, apesar de diferentes, são questões que estão quase sempre juntas, especialmente durante o período de festas e de férias”, afirma o coordenador de Comunicação e Sustentabilidade, Loran Santos. “Esperamos lembrar aos nossos motoristas que pequenos cuidados podem garantir um período de paz e tranquilidade para eles e para os demais que circulam pela via”.   

Segurança viária 

Um dos principais focos da empresa durante todo o ano, a segurança viária é um dos temas prioritários, já que o momento costuma ser de muitas viagens, principalmente para o litoral baiano. Para garantir que tudo ocorra bem, o gerente de operações da CLN, Daniel Ovalhe, chama atenção para a manutenção preventiva do veículo antes de realizar qualquer viagem. “Com a revisão periódica, pode-se reduzir as chances de problemas mecânicos e, consequentemente de acidentes”, afirma.

Ovalhe também lembra que a segurança viária depende, além das regras e legislações da responsabilidade dos condutores, com a atenção ao volante, evitando uso de celulares ou qualquer outro aparelho que possa distrair o condutor. Entre as dicas elencadas pelo gerente estão: escolher a playlist antes da viagem, parar em um local apropriado e seguro (fora da pista/acostamento) caso precise verificar o trajeto ou mudar algum detalhe e também parar quando precisar se alimentar.   

Uso de bebidas alcoólicas 

Segundo a Ibrafig, o consumo prejudicial de álcool é responsável por cerca de 3 milhões de mortes por ano no mundo, sendo mais de 600.000 pessoas por complicações de cirrose alcoólica e câncer de fígado. Na direção, apesar da prática ser proibida por lei, a embriaguez é segunda maior causa de acidentes.

O gastroenterologista, Paulo Bittencourt, explica que o consumo seguro do álcool, é de até 140 gramas por semana para homens e até 70 gramas por semana para mulheres, sendo que cada drink ou unidade conta com uma média de 10g de álcool. Mas é importante reforçar que ao dirigir seguro mesmo é não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica.

Câncer de pele 

E os cuidados não param por aí. No verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza diversas iniciativas chamando a atenção para prevenção ao câncer de pele, doença com cerca de 180 mil novos casos ao ano e que, quando descoberta no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Entre os sintomas da doença estão feridas que sangram e não cicatrizam, feridas crônicas e também sinais antigos, normalmente localizados no tronco (em caso de homens) e nas pernas, pescoço e rosto (em mulheres).  Para se prevenir, além de consultas regulares ao dermatologista, o Instituto Oncoguia aconselha o uso de protetor solar na quantidade adequada, evitar a exposição ao sol entre às 10h e 16h e utilizar formas de proteção complementares como chapéu, óculos de sol e camisas com proteção UV.

 

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA