Conecte-se conosco

BA

Unidades de coleta da Hemoba seguem com horários especiais após prorrogação do decreto

Publicado

em

Unidades de coleta da Hemoba seguem com horários especiais após prorrogação do decreto

Foto: Camila Souza/GOVBA

A Fundação Hemoba, seguindo prorrogação do decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira (26), manterá as unidades do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping fechadas nesta segunda (1º) e terça-feira (2) e funcionará em horários especiais nas demais unidades. As restrições das atividades em Salvador e em mais 416 municípios da Bahia visam conter o avanço da Covid-19 no estado.

Apesar de ser um serviço essencial, a Hemoba atende às medidas restritivas, com redução dos horários de atendimento para evitar a exposição de funcionários e voluntários nos horários de esvaziamento da cidade por conta do lockdown. A sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, passa a funcionar esta semana das 7h30 às 16h e, no sábado (6), das 7h30 às 12h30; a unidade do Hospital do Subúrbio, das 7h30 às 16h, durante esta semana e, das 7h30 às 12h30, no sábado (6); e a unidade do Hospital Irmã Dulce (OSID), das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h, com fechamento no sábado (6).

As unidades instaladas nos shoppings (Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping) voltam a funcionar na quarta-feira (3), com horário reduzido, das 10h às 16h, até sexta-feira (5). No sábado (6), as unidades estarão fechadas.

Durante esse período, os voluntários que realizarem a doação com hora marcada, podem solicitar um comprovante de agendamento. Todos os doadores receberão um documento de comprovação após a doação para apresentação, caso necessitem no retorno para casa.

No momento, a Fundação Hemoba precisa da colaboração de todos para melhorar os níveis dos estoques de sangue. Em fevereiro, a queda chegou a quase 60% em relação a janeiro de 2021. No fluxo oposto, a demanda transfusional cresceu nos últimos meses para urgências e emergências, situações de agravamento pela Covid-19 e para cirurgias eletivas.

Coleta itinerante

Serão mantidas as coletas itinerantes, por meio dos hemóveis, como medida de contenção da queda das doações de sangue. O ônibus ficará estacionado no 19º Batalhão de Caçadores das Forças Armadas, no Cabula, do dia 2 ao dia 5 de março, das 8h às 17h.

Nas unidades móveis, os atendimentos são realizados de forma espontânea, por ordem de chegada e será permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus, para segurança de funcionários e voluntários. Além do uso obrigatório de máscara de proteção para acesso ao ônibus de coleta.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos.

Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

Fonte: Ascom/Hemoba

Luana Marinho

Link

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light