Conecte-se conosco

BA

Unidade de Mel certificada pela Adab em Santa Terezinha beneficia pequenos apicultores

Publicado

em

Unidade de Mel certificada pela Adab em Santa Terezinha beneficia pequenos apicultores

Uma pequena cidade baiana com nome santo já começa a oferecer novas perspectivas aos seus 11 mil habitantes, 80% deles moradores da zona rural. O município de Santa Terezinha, no Território Piemonte do Paraguaçu inaugurou, na quinta-feira (5), a Unidade de Processamento dos Produtores de Abelhas e que, de início, beneficia 63 famílias de pequenos apicultores que se uniram em busca de transformação econômica para a região.

A unidade foi viabilizada graças à ação do Governo da Bahia através de ação conjunta da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) e ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) que financiaram e orientaram a implantação, respectivamente. A UPPA Casa do Mel passa a contar com o selo SIE (Serviço de Inspeção Estadual), e tem capacidade diária de processar até 1.500 quilos de mel para todo o estado.

“Estamos otimistas e já sendo procurados por outros pequenos produtores que também querem se associar e participar conosco desse projeto“, explica um dos responsáveis pela Associação de Santa Terezinha, Antônio Vieira.

Outra boa notícia é a oferta de oportunidade aos jovens que moram no entorno. “O nosso desafio é manter a juventude no campo, proporcionar alternativas para que eles se sintam motivados a acreditar que, na cidade natal, poderão ganhar o sustento, ajudar as famílias e evoluir, sem precisar tentar a sorte em outro lugar”, declara Antônio, também subsecretário de Agricultura do município.

Desenhado para movimentar a economia da região, o projeto saiu do papel e, no ato de inauguração, atraiu representantes da SDR, CAR e os ex-prefeitos Ailton Oliveira, José Luiz e a primeira-dama do município,

“A concessão do selo pela ADAB e a participação da agência no start da Casa do Mel é gratificante, pois trabalhamos no sentido de executar o que indica a nova legislação publicada em setembro, que é reduzir a burocracia e agilizar a inserção no mercado dos pequenos empreendimentos rurais. Isso é um ganho significativo para toda a região”, define o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

Fonte: Ascom/Adab

Milena Leal

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA