Conecte-se conosco

BA

TVE e Rádio Educadora FM têm programação especial junina

Publicado

em

Logo

No mês de junho a TVE e a Rádio Educadora FM prepararam uma programação especial para os baianos permanecerem em casa em isolamento social mas em contato com as tradições dos festejos juninos. Os conteúdos seguem até o final do mês, com muita música, culinária e manifestações culturais.

As cantigas de berço, de roda, dramáticas, de trabalho, de vadiar e músicas do sertão nordestino são as referências para o espetáculo da Camerata Popular do Recôncavo, que vai ao ar na segunda-feira (14), às 21h30, e em horário alternativo no domingo (20), às 14h30. Com as expressões genuínas da cultura popular do interior nordestino, o show recria uma sonoridade modal ibérica em um musical acústico que executa repertório de domínio público das pesquisas da professora musicista, Sálua Chequer, fundadora do grupo.

Uma das festividades mais tradicionais do estado é destaque do Rural Produtivo no sábado (19), às 14h. O interior está presente em todo o programa e o São João será contemplado na história e na tradição junina de Senhor do Bonfim. Além da receita típica de bolo de milho, outro destaque é o trabalho cultural da quadrilha Arrasta Pé de Capim Grosso.

O filme baiano ‘A Ópera Negra do Portal do Sertão’, dirigido por Ícaro Oliveira mostra o vaqueiro, símbolo do sertão, que segue o ritual de apresentações indo à frente com sua indumentária, denominada terno de couro, e o ferrão de tanger o gado, símbolo de resistência da profissão. A produção trata da expressão cultural do ‘Mestre em Cultura Popular’, Asa Filho, e do grupo O Reisado de São Vicente, pertencentes ao distrito de Tiquaruçu, na cidade de Feira de Santana. A exibição acontece na segunda-feira (21), às 21h30.

A cultura, culinária e a tradição do São João nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Lençóis e Mucugê estarão presentes no programa especial ‘Bahia Junina’, que será exibido entre os dias 22 e 25 de junho, sempre às 21h, e mostra a força e o potencial turístico das festas juninas. Produzido por Paula Resende, o Bahia Junina foi criado para levar a tradicional festa junina para as pessoas que, mais um ano, vão passar o São João dentro de casa, e traz ainda entrevistas, músicas e manifestações culturais dessas cidades.  

Já o especial ‘Dueto Feliz’, no ar na quarta-feira (23), às 19h30, com horário alternativo na terça-feira (29), às 22h30, traz uma série de duos do cantor e compositor baiano Del Feliz com personalidades marcantes da música brasileira. Nomes como Gilberto Gil, Emanuelle Araújo, Dudu Nobre, entre outros artistas, fazem parte do projeto.

Um dos espetáculos mais aclamados da música brasileira, ‘O Grande Encontro’ com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, será exibido no sábado (26), às 20h. O show exclusivo da TVE é um dos registros mais importantes dos três artistas juntos, após 20 anos, gravado pela emissora na Concha Acústica do TCA, quando lançaram um DVD comemorativo e realizaram shows por todo o Brasil.

O curta ‘São João Sinfônico da OSBA’ será exibido no domingo (27), às 11h. O vídeo traz a participação especial de Gilberto Gil, do repentista e escritor Bule-Bule e dos músicos Geraldo Azevedo, Mariana Aydar e João Cavalcanti. Produzido no ano passado, o repertório celebra grandes compositores nordestinos como Luiz Gonzaga (1912-1989), Sivuca (1930-2006) e Dominguinhos (1941-2013).

Educadora FM

A rádio Educadora FM também preparou uma programação musical especial que começa na quarta-feira (23) e segue até o domingo (27). A véspera de São João (23) começa às oito da noite e promete uma programação musical com muito forró até às seis da manhã do dia 24.

Na quinta-feira (24), ao longo do dia de São João, um bloco musical de forró será programado a cada hora da programação musical. Neste mesmo dia, o programa Especial das Seis traz, às 18h30, a particularidade e originalidade da festa no Maranhão, onde o que predomina não é o forró, mas o Bumba Meu Boi, em sua variedade de sotaques e vindos de diversas regiões do estado. O apresentador convidado do “São João no Maranhão” é Hermano Figueiredo, produtor e apresentador do programa Mundo Vinil no YouTube.

O sábado (26) segue com grandes nomes da música nordestina. O espetáculo ‘O Grande Encontro’ também será veiculado na emissora. Os clássicos que todo mundo quer ouvir como ‘Anunciação’, ‘Banho de Cheiro’, ‘Dia Branco’, ‘Tropicana’, ‘Moça Bonita’, ‘Caravana’, ‘Belle de Jour’, ‘Canção da Despedida’, ‘Coração Bobo’, ‘Táxi Lunar’, ‘Bicho de Sete Cabeças’ e tantas outras, farão parte da programação a partir das 21h. Pra fechar o São João na Educadora FM, a emissora traz, no domingo (27), o ‘Baião de Dois’, com uma hora de duração, dedicado à vastidão das tradições, abordagens e ritmos da música regional nordestina, e o ‘Forró para Todos’, com duas horas de duração, dedicado à música vibrante e dançante das festas juninas. Os dois programas abordam a música regional nordestina todos os domingos e são viabilizados pelas rádios públicas do nordeste, com trabalho de seleção musical realizado por colaboradores dos 9 estados nordestinos, a partir dos clássicos e produções contemporâneas.

SERVIÇO:

Programação especial do São João na TVE e Educadora FM

Quando:  Durante o mês de junho em diversos horários

Onde: TVE e Rádio Educadora FM

Fonte: Ascom/ Irdeb

Pamela Simplício

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA