Conecte-se conosco

BA

Solicitação de Certidão de Tempo de Contribuição pode ser feita ao Estado pela Internet

Publicado

em

Secti promove webinar sobre desenvolvimento e ciência, tecnologia e inovação em saúde

A solicitação do documento e todo acompanhamento para entrega da CTC podem ser feitos por intermédio do site www.ctc.ba.gov.br. O procedimento é fácil e rápido. 

A Certidão de Tempo de Contribuição é um documento emitido pelo Estado, quando solicitado por ex-servidores públicos estaduais. Aqueles que trabalharam no Estado da Bahia, e contribuíram para o Regime Próprio de Previdência Social do Estado, podem utilizar o tempo de contribuição para se aposentar por outro regime previdenciário (Regime Geral/INSS, regime próprio dos servidores federais ou de outros de entes como estados ou municípios).  

A certidão é usada para comprovar o período de contribuição e averbá-la no regime previdenciário que o servidor deseja se aposentar. Por exemplo: um servidor que trabalhou no Estado da Bahia por alguns anos, mas depois passou em um concurso federal, ele pode utilizar aquele período que contribuiu para previdência baiana no momento de se aposentar pela União. Para usar esse tempo de contribuição, o ex-servidor precisar pedir ao Estado a CTC. 

Os interessados podem acessar diretamente o site www.ctc.ba.gov.br ou através do Portal do Servidor, onde encontram um link para conectá-lo. Toda orientação para solicitar a CTC está disponível neste sítio, assim como o passo a passo para obter a certidão. Documentos necessários, informações, procedimentos, público alvo, legislação, tudo está descrito no site. Depois de solicitar CTC, o solicitante pode acompanhar a confecção do documento até o momento da entrega, que também deve ser agendada no site.    

Fonte: Ascom/ Saeb

Pamela Simplício

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA