BA
Sete pessoas descumprem toque de recolher na RMS e interior

Sete pessoas foram flagradas desrespeitando o toque de recolher, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em cidades dos interior do estado, entre 20h de quarta-feira (3) e as 5h desta quinta-feira (4). Não houve registro na capital baiana. No total, desde o dia 19 de fevereiro, 146 pessoas foram autuadas por descumprimento do decreto estadual.
O flagrante da RMS ocorreu na Ilha de Itaparica. Os outros seis casos foram registrados nas cidades de Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro e Cairu.
Entre as autuações, cinco foram no artigo 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e outros duas no 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público).
Fonte: Ascom/SSP
Luana Marinho
Link
BA
Abertas inscrições para 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do programa Qualifica Mais – Emprega Mais, abriu as inscrições para 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Eixo Informação e Comunicação, em Salvador. Os cursos ofertados são Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis. As inscrições seguem até o dia 25 de abril, neste link. A iniciativa visa à empregabilidade dos jovens no mundo do trabalho. Os interessados às vagas devem residir em Salvador ou na região metropolitana e ter o Ensino Médio completo.
Para efetuar a inscrição, os candidatos devem responder a um questionário disponibilizado no link acima, composto por 23 questões. A seleção e a matrícula dos estudantes contemplados serão realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O início das aulas dos cursos está previsto para o dia 24 de maio.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, falou da importância da iniciativa. “Os cursos do Qualifica Mais – Emprega Mais estão sendo ofertados pela parceria da Secretaria da Educação com o MEC, visando qualificar jovens e trabalhadores na área de Tecnologia da Informação. Os cursos serão totalmente gratuitos, devido a expressiva demanda por estes profissionais, a ser preenchida no mundo do trabalho na área de Tecnologia. Esta é uma das ações de fortalecimento da política de Educação Profissional no Estado e de inclusão socioeducacional”, destacou.
As unidades de ensino ofertantes dos cursos on-line são: Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Formação e Eventos Isaías Alves, com 160 vagas para Programador de Sistemas e 160 vagas para Programador Web; CEEP Empreende Bahia, com 122 vagas para Programador de Sistemas e 123 vagas para Programador Web; CEEP Newton Sucupira, com 40 vagas para Programador de Sistemas e 40 vagas para Programador Web; e Colégio Estadual Góes Calmon, com 54 vagas para Programador de Dispositivos Móveis.
Sobre o programa
O Qualifica Mais – Emprega Mais visa conectar os estudantes às vagas de emprego nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por meio da oferta de qualificação profissional de qualidade e da disponibilização de conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
Luana Marinho
Link
BA
Governadores do Nordeste divulgam compromissos em defesa do meio ambiente

O governador Rui Costa e os demais governadores do Nordeste divulgaram uma carta, nesta segunda-feira (19), em que defendem “a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental baseado na descarbonização da economia, conservação dos recursos e ambientes naturais e na adaptação às mudanças do clima”. O documento será entregue à Cúpula de Líderes sobre o Clima, no próximo dia 21.
Em nome do Consórcio Nordeste, os governadores lembram também que “o Brasil é signatário de acordos e convenções internacionais ligadas à biodiversidade e ao clima” e se comprometem a “adotar estratégias integradas e, por meio de soluções conjuntas, buscar alternativas de financiamento e parcerias”.
A carta lista ainda 11 compromissos da região Nordeste com a questão climática e a proteção do meio ambiente, a exemplo da manutenção da cobertura vegetal atual da Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado baiano e Amazônia maranhense e da ampliação do uso de energias renováveis, com foco nas matrizes eólica e solar.
Por fim, os governadores afirmam que estão em andamento as discussões para a criação do Fundo Ambiental do Nordeste e a viabilização do programa Plantando Resiliência Climática em Comunidades do Semiárido Nordestino e de estratégias de Monetização de Ativos Ambientais.
Além de Rui Costa e do presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, assinam a carta os governadores Renan Filho (Alagoas), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Flávio Dino (Maranhão) e Belivaldo Chagas (Sergipe).
Luana Marinho
Link
BA
Pesquisadores estudam aspectos da Covid-19 no Oeste da Bahia

-
Esportes3 dias atrás
F1: Na Itália, Hamilton e Verstappen encaram clima frio e início de temporada disputado
-
Notícias3 dias atrás
Dia Mundial da Voz
-
Política3 dias atrás
Governo abre crédito de R$ 2,6 bi para custear UTIs nos estados
-
Saúde2 dias atrás
Bahia prorroga toque de recolher e restrição a atividade não essencial