0

O município de Serrana, no interior paulista, iniciou hoje (17) a vacinação de toda a população adulta como parte de um ensaio clínico para avaliar a efetividade da CoronaVac, vacina contra o coronavírus produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Devem ser imunizadas 30 mil pessoas no município que fica na região de Ribeirão Preto e tem população total estimada em 45 mil habitantes.

A cidade foi dividida em quatro regiões separadas por cores. De hoje até domingo (20) serão vacinados os moradores da Região Verde; em seguida serão os residentes da Região Amarela (24 a 27 de fevereiro), da Região Cinza (3 a 6 de março) e da Região Azul (10 a 13 de março). De hoje a sexta-feira, as oito escolas disponibilizadas para fazer a aplicação das doses estarão abertas das 14h às 20h30. No sábado e no domingo, das 8h às 15h30.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Serrana, Léo Capitelli, pede a colaboração e participação de toda a população. Ele solicitou ainda “muita calma e muita paciência” durante a imunização.

“A mesma escola que você tomar a primeira dose será a escola onde você tomará a segunda dose”, acrescentou o prefeito ao dar orientações à população. O governador de São Paulo, João Doria, acompanhou nesta manhã o início da imunização.

Estratégias

Chamado de Projeto S, a vacinação em massa em Serrana pretende determinar se a imunização pode efetivamente diminuir a transmissão do vírus. Há a possibilidade de que o imunizante apenas evite os casos mais graves, mas que o vírus continue circulando e causando novas infecções.

“Esses dois tipos de respostas são possíveis, e isso vai determinar as estratégias futuras, as estratégias vacinais que teremos que desenvolver para os próximos anos”, explicou o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, durante o anúncio do projeto.

A participação dos cidadãos é voluntária, e o estudo está registrado na base de dados internacional ClinicalTrials.gov.

Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Soares e Murray avançam às semifinais de duplas do Aberto da Aust

Artigo anterior

Mercado aumenta projeção para taxa básica de juros em 2021

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde