0

Com o objetivo de estimular os estudantes da rede estadual de ensino a participarem das diversas oficinas promovidas pelos nove Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCCs), bem como abordar sobre o trabalho desenvolvido nos centros, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta quarta-feira (7), uma live com o tema “Rede estadual de educação e os Centros Juvenis de Ciência e Cultura: novos desafios”. O encontro, transmitido no canal do YouTube Educação Bahia, pode ser conferido no endereço https://cutt.ly/8cFSn9s. Alguns centros ainda possuem vagas disponíveis nas oficinas, a exemplo de “Robótica”, no CJCC de Barreiras, e “Modelagem Matemática”, no CJCC de Senhor do Bonfim, dentre outras. As inscrições podem ser feitas no endereço https://bit.ly/39QvjrQ

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância dos CJCC. “Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura oferecem uma série de atividades complementares que fortalecem a aprendizagem dos estudantes, de forma dinâmica e inovadora. Neste momento de pandemia e de atividades remotas, os centros têm uma agenda muito positiva de interação e transversalidade, que está sendo muito bem pensada  para ampliar esse raio de ação e chegar em locais mais distantes”, destacou.

O coordenador executivo de Programas e projetos estratégicos da Secretaria da Educação, Marcius Gomes, ressaltou o trabalho realizado nos centros. “Os nove centros hoje têm, certamente, experiências exitosas que envolvem tecnologia; robótica; inovação; arte; e cultura. Neste momento que nós vivemos com o ensino remoto, sem dúvida, os Centros Juvenis têm colaborado de forma muito efetiva e é o desejo do nosso governador que a gente possa ampliar a oferta com grandes experiências para a nossa rede”. 

A atividade ainda contou com relatos de estudantes, como Ana Luiza Souza, do CJCC de Jequié, que participou da Oficina de Fotografia. “Sempre fui apaixonada por fotografia e essa oficina despertou um interesse maior em outras oficinas que me deram abertura muito grande no mundo do trabalho, pois hoje em dia eu fotografo na minha cidade, já consigo ganhar dinheiro e, também, criei amizades e uma rede de contatos muito boa”, revelou. 

Também participaram do encontro a gestora do CJCC de Senhor do Bonfim, Janair Torres; a gestora do CJCC de Serrinha, Lorena Ramos; e o vice-diretor do CJCC de Feira de Santana, Mateus Fadigas.

Sobre o CJCC

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.

Fonte: Ascom/ Secretaria de Educação do Estado

Pamela Simplício

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Bicampeã olímpica, Thaisa se aposenta da seleção feminina

Artigo anterior

Poupança tem maior retirada líquida em março em quatro anos

Próximo artigo

COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar