0

No clima de contagem regressiva para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, é natural que os estudantes estejam apreensivos e ávidos por dicas dos professores para que possam aproveitar da melhor forma os últimos dias que antecedem as provas nas diferentes áreas do conhecimento.

Em Biologia, por exemplo, o professor Ricardo Magalhães afirma que, nesta reta final, é interessante que o candidato foque nos assuntos mais recorrentes no Enem, ressaltando que 80% já foi feito, se ele veio em um ritmo regular de estudos, e que, agora, o tempo deve ser dedicado também ao relaxamento com uma boa leitura ou um bom filme. As provas, na versão impressa, serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Ao longo do período de estudos preparatórios para o exame, o professor Ricardo contribuiu nas aulas virtuais do projeto Enem 100%, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. “A maioria dos estudantes teve acesso à proposta deste projeto, tendo a oportunidade de revisar com os professores os assuntos que mais caem no Enem, desde 2009, em um ano com tantas dificuldades para a Educação por conta da pandemia”, disse o professor, relembrando que os assuntos de Biologia mais focados no Enem são Ecologia, Genética, Citologia e Fisiologia Humana.

Se o candidato veio em um ritmo de estudo corriqueiro, considera Ricardo Magalhães, ele deve pensar, agora, em fazer algo que sinta prazer, como ler um livro ou assistir a um filme, e relaxar, pois, na sua opinião, supõe-se que a parte de conteúdos já foi estudada na sua maior parte. Vale registrar que O ENEM envolve, ainda, as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Concentração

No dia da prova, considera o professor, concentração é a palavra-chave. “O estudante não deve ter medo do exame porque ele tem consciência do que estudou, em que se comprometeu. A dica que eu dou é que ele se concentre bastante na prova e esqueça tudo à sua volta”, orienta o educador, que foi aluno da rede pública estadual, e tornou-se professor há 20 anos das redes públicas e privada de ensino, além de ter se formado em Medicina Veterinária.

Outros conteúdos preparatórios

Além dos aulões virtuais do projeto Enem 100%, acontecem às terças e sextas-feiras, das 16h às 17h, envolvendo diferentes componentes curriculares, e que, no Portal da Educação, o estudante tem à sua disposição apostilas por aula, os estudantes têm acesso, também no Portal da Educação, a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia. Os estudantes podem complementar, ainda, a preparação para o exame com o programa “Estude em casa”, exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa “Hora do Enem”, exibido de segunda a sexta, às 18h.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado

Pamela Simplício

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Stefani se classifica para a final de duplas do WTA de Abu Dhabi

Artigo anterior

Bahia realiza primeira audiência pública para PPP do Hospital Metropolitano, com transmissão virtual

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BA