Conecte-se conosco

RJ

Processo seletivo é lançado para capacitar mulheres trans empreendedoras

Publicado

em

Processo seletivo é lançado para capacitar mulheres trans empreendedoras - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, da Prefeitura do Rio, lança nesta sexta-feira (29/01), justamente no Dia da Visibilidade Trans no Brasil, o processo seletivo para capacitação Mulheres Trans de Negócio.

O chamado é para que as mulheres trans e travestis, que empreendem ou pensam em empreender, participem de oficinas sobre temas relevantes ao mundo do trabalho com enfoque no negócio próprio, como educação financeira, identidade visual, uso das redes sociais, entre outros.

O projeto também busca fortalecer uma rede de mulheres trans empreendedoras da cidade do Rio.

– É fundamental apoiar as mulheres em todas as suas diversidades. É evidente que as mulheres trans são grande potência, mas os dados mostram que são elas as que mais sofrem com as violências e são excluídas do mercado formal de trabalho. Por isso, queremos ser ponte na construção e fortalecimento da autonomia econômica destas mulheres e, consequentemente, da comunidade trans da cidade do Rio de Janeiro – disse a secretária Especial de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

As inscrições vão até o dia 19 de fevereiro de 2021, por meio das redes sociais da secretaria (Instagram: @secretariadamulher.rio; Facebook: @secretariadamulher.rio; e Twitter: @secdamulher_rio) – o link do formulário é https://bit.ly/mulherestransdenegocio. 

Serão selecionadas 30 mulheres trans empreendedoras, além de 10 pessoas trans líderes e/ou representantes de organizações da sociedade civil LGBTQIA+.

As aprovadas no processo seletivo irão se envolver em várias atividades, como um encontro presencial para exposição/venda e circulação dos produtos e serviços produzidos pelas próprias participantes e nove oficinas virtuais sobre temas relevantes do empreendedorismo.

As inscrições vão até o dia 19 de fevereiro de 2021 – Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio

Roda de conversa sobre políticas públicas

No marco do Dia Nacional da Visibilidade Trans, a secretaria realizou uma roda de conversa com representações do mundo trans carioca para ouvir as principais demandas e considerações sobre seu acesso a políticas e serviços públicos municipais no Rio.

Entre as principais demandas citadas na roda estão: o acesso à informação sobre atendimentos públicos de saúde; a necessidade de preparação de servidores públicos para o atendimento desta população; combate às violências e constrangimentos e o acesso a tratamentos hormonais.

–  Temos que estar preparadas para explicar nossas particularidades e as outras pessoas precisam estar preparadas para compreendê-las – comentou Erica Rodrigues, assistente social e representante da Casinha Acolhida.

Além disso, foram levantadas necessidades básicas como alimentação e moradia, agravadas com a pandemia.

– Não dá pra pensar em políticas públicas sem a gente – afirmou Rodrigues.

O encontro foi realizado no dia 28/01/2021 (quinta-feira), no Museu de Arte do Rio, com limitação no número de pessoas, devido à COVID-19 e contou com a participação da Secretária Especial de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

Categoria:

  • 29 de janeiro de 2021

Bruno Rangel

Link

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA