0

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT), retomou presencialmente serviços essenciais em seus principais equipamentos. São eles: os Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPD), as Naves do Conhecimento e as Vilas Olímpicas. 

Os serviços presenciais estão voltando a normalidade aos poucos desde junho. A Secretaria está seguindo todos os protocolos de segurança para utilização dos espaços físicos como sanitização das áreas, alteração nos horários de funcionamento e na capacidade de pessoas, além de manter a opção dos serviços remotos. 

Atendimento à pessoas com deficiência

Desde o dia 13 de outubro, a SMDT retomou os atendimentos presenciais nos Centros de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPD) de Campo Grande, Vila Isabel e São Conrado. Inaugurado em agosto, o CMPRD de Mato Alto já estava funcionando.

Os atendimentos, no entanto, estão restritos a orientações e avaliações técnicas (avaliações para cadastro, informações sobre os serviços oferecidos, entre outros). O horário de funcionamento dos CMRPD é de 9h às 14h, de segunda a sexta-feira, com a equipe multiprofissional da secretaria formada pelo Núcleo Integrado de Atendimento à Família (NIAF), supervisores, gerência técnica e administrativa.

Além do serviço presencial, a equipe mantém os atendimentos remotos. Desde março as famílias vêm recebendo informações, orientações e atividades propostas pela equipe multidisciplinar, para serem realizadas no âmbito familiar, que estimulem o aprendizado, o desenvolvimento e a interação da pessoa com deficiência com a família. 

Um desses serviços é a Central Carioca de Libras, que realiza atendimentos às pessoas com deficiência auditiva no whatsapp (21) 98909-1373, possibilitando que os usuários esclareçam dúvidas e recebam auxílio em atendimentos. Os atendimentos são realizados por meio de videochamadas e os deficientes auditivos podem requisitar os serviços sempre que necessário. Além disso, a SMDT tem produzido vídeos informativos em libras, para pessoas surdas ou com deficiência auditiva que estão com dificuldades para obter informações sobre medidas de prevenção e combate à Covid-19. 

SERVIÇO:

  • Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência Vila Isabel
    Rua Correia de Oliveira, 21
  • Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência Campo Grande
    Rua Carlos Boisson, s/nº.
  • Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência São Conrado
    Av. Niemeyer, 776 – 10º andar.
  • Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência Mato Alto
    Rua Cândido Benício, s/nº – Praça Seca.

Esporte e lazer para todas as idades

As Vilas Olímpicas retomaram as atividades presenciais em julho e estão funcionando de terça à sexta-feira com atividades sistemáticas, das 8h às 17h. As Vilas são espaços que oferecem atividades esportivas gratuitas (natação, artes marciais, futebol, vôlei, ginástica etc) para todas as idades. Além disso, todas as unidades são acessíveis a pessoas com deficiência.

Para utilizar os espaços é necessário realizar a inscrição presencialmente com os seguintes documentos: Comprovante de residência; Telefone; Declaração escolar (crianças).  Menores de 18 (dezoito) anos precisam estar acompanhados do responsável no ato da inscrição.

Para mais informações e endereço das Vilas Olímpicas acesse: http://www.rio.rj.gov.br/web/esporteelazer/programas-e-acoes

Naves do Conhecimento: acesso a internet e cursos gratuitos

As Naves do Conhecimento de Irajá, Penha, Padre Miguel, Santa Cruz, Vila Aliança e Madureira retomaram os serviços presenciais da LanTable e da Biblioteca Digital no mês de setembro. O acesso à Nave só é permitido via agendamento prévio pelo WhatsApp, pelo site – www.navedoconhecimento.rio – ou pelo aplicativo NavesAPP, disponível para os sistemas iOS e Android. 

São atendidos no máximo 7 usuários por vez nas Naves de Irajá, Madureira, Penha, Santa Cruz, Vila Aliança. Na Nave de Padre Miguel são 12 pessoas. O tempo máximo de utilização é de 30 minutos.

As Naves continuam oferecendo cursos e palestras gratuitos de forma online. São cursos voltados para o mercado de trabalho, tecnologia e empreendedorismo com certificação. Para fazer a inscrição e acessar a lista completa dos cursos e palestras oferecidos, basta acessar o site das Naves (www.navedoconhecimento.rio)

Horário de funcionamento:

  • Irajá, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Vila Aliança: de 2ª a 6ª feira das 9h30 às 17h30h e sábados de 9h30 às 14h30.
  • A Nave de Madureira: de 3ª feira a sábado das 9h30 às 17h30h e domingo das 9h30 às 14h30.

Laura da Silva Alonso

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Acordo Ambiental São Paulo é destaque no cenário internacional

Artigo anterior

USP lança repositório de materiais educativos sobre HIV e Aids

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em RJ