0

A Prefeitura do Rio anunciou nesta terça-feira (20/10) mais uma fase da retomada das atividades na cidade. Um decreto da prefeitura publicado no Diário Oficial traz entre outras novidades a reabertura das quadras das escolas de samba no chamado período conservador (após a fase 6b), dentro do documento elaborado pelo gabinete científico.

Na prática, estarão permitidos, a partir de 1º de novembro, eventos nas escolas de samba, como as tradicionais feijoadas nas quadras, não sendo permitidos ensaios e outras atividades que gerem aglomeração.

Para a liberação, no entanto, os profissionais evolvidos nesses eventos deverão passar por cursos de capacitação oferecidos pelos técnicos da Vigilância Sanitária, que acontecerão nas quadras das escolas, a partir de um cronograma de agendamentos e, também, cumprir com os protocolos sanitários específicos para a atividade.

– Recebemos esse pedido das pessoas envolvidas no mundo do samba, que tem trabalhadores sofrendo com a falta de trabalho e renda por causa da pandemia. É uma forma de começarmos a reanimar esse segmento tão importante para o Rio de Janeiro, mas para atendermos vamos ter que capacitar os profissionais envolvidos, a fim de que sejam cumpridos todos os protocolos de segurança. Por isso, só começará a valer a partir de 1º de novembro para que haja tem hábil para a adaptação ao novo normal – explicou Flávio Graça, superintendente de Educação da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, subordinada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Um cronograma de capacitação está sendo montado com as escolas de samba. A reabertura não significará aglomeração, acentua Flávio Graça.

– Não teremos as quadras lotadas nesse momento, por isso a decisão por não haver ensaios, mas as feijoadas, música ao vivo, são eventos que já podem acontecer dentro de regras com isolamento, álcool gel e espaçamento de mesas e cadeiras, além da capacidade reduzida.

Os membros do Comitê Científico da Prefeitura ainda deliberaram favoravelmente por unanimidade ao horário livre de fechamento para bares e restaurantes, aprovação para crianças abaixo de três anos em espaços kids e parques infantis e ao retorno dos serviços públicos municipais, principalmente no que tange o atendimento ao contribuinte, seguindo os protocolos de segurança.

Confira em detalhes as novidades, por setor.
DECRETO 48021 – PERÍDO CONSERVADOR – VÁLIDO A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO
Todas as atividades autorizadas devem seguir as Regras de Ouro, estabelecidas no art.16 do Decreto Rio nº 47.488/2020, bem como as Medidas Preventivas Específicas estabelecidas no Anexo da Resolução SMS nº 4.424/2020.

LANCHONETES, BARES E RESTAURANTES- ABERTOS COM RESTRIÇÕES
Lanchonetes, bares, quiosques, cafés, restaurantes, padarias, lojas de conveniência e congêneres abertos, com mesas com espaçamento de 2 metros entre elas dando preferência aos espaços abertos, tais como varandas, passeios públicos, afastamento frontal, estacionamentos, etc.
Horário de funcionamento livre. Vedado sistema self-service. Não ultrapassar 2/3 da capacidade das mesas nos espaços internos. Vedada aos quiosques da orla a prestação de serviços na areia da praia. Música ao vivo permitida, proibido pista de dança.

COMÉRCIO – ABERTO COM RESTRIÇÕES
Lojas de comércio de rua, incluíndo galerias e centros comerciais abertas com horário de funcionamento livre e será limitada a capacidade simultânea máxima de 4m² por pessoa ou 2/3 da capacidade. As lojas dos shoppings podem abrir entre 10 e 22 horas, limitado a 2/3 de sua capacidade por pessoa, respeitando o distanciamento entre as pessoas, além de limitação da capacidade de estacionamento para 2/3. Pet Friendly permitidos. As praças de alimentação deverão respeitar as regras dos restaurantes.

AMBULANTES EM LOGRADOUROS – ABERTO

Aberto para os ambulantes legalizados. Permitidos ambulantes de parques e praças; ambulantes de calçadão, concentrações e assentamentos, feiras de ambulantes ou de variedades e os mercados populares mantendo-se o distanciamento de 2 metros entre os equipamentos/barracas

AMBULANTES DE PRAIA (PONTO FIXO E ITINERANTES) – ABERTO COM RESTRIÇÕES
Aberto para os ambulantes de praia com ponto fixo ou itinerantes. Horário de funcionamento entre 07h e 18h. Somente permitida a venda de alimentos industrializados. Vedada a venda de bebidas alcoólicas manipuladas ou industrializadas. Vedado o aluguel de cadeiras e guarda sóis.

SALÕES DE BELEZA, TATUADOR E ESTÉTICA – ABERTO COM RESTRIÇÕES

Salão de beleza, barbearia, tatuador, massagem, depilação, manicure, maquiagem, saunas e congêneres estão abertos: com agendamento recomendado, permitido atendimento por múltiplos profissionais simultaneamente, capacidade máxima simultânea não ultrapassar a regra de 4m2 por pessoa. Permitido serviço de alimentação ao cliente e sala de espera.

ACADEMIAS- ABERTO COM RESTRIÇÕES
Abertas com agendamento e capacidade máxima simultânea de 4m² por pessoa. Atividades com restrições: Luta e dança permitido contato físico com dupla fixa. Crossfit: suspender o uso de equipamento de difícil higienização, como pneu e corda naval. Kidsroom abertos com 50% da capacidade com acompanhamento de recreador. Vedado o compartilhamento de objetos. Aulas de hidroginástica abertas com 50% da capacidade. Vedado o compartilhamento de objetos. Aulas de natação permitidas.

SERVIÇOS – ABERTOS
Escritório prestador de serviço, como por exemplo: contador, publicidade, advocacia, tecnologia de informação, atividade de informática, comunicação, administração, imobiliária, aluguel de veículos, máquinas e equipamentos e congêneres. Horário de funcionamento das casas lotéricas de 8h às 18h. Permitido o atendimento bancário presencial em agências aos usuários com sessenta anos ou mais de idade.

SAÚDE – ABERTO COM RESTRIÇÕES
Consultórios e clínicas médica, odontológica, fisoterapeuta, clínica imagem e congêneres. Restringir o acesso de acompanhantes, exceto os acompanhantes legais. Após procedimentos que produzam aerossóis, realizar limpeza terminal da área de atendimento. Liberada visita e a prestação de serviços de profissionais não essenciais (embelezamento, voluntariado) aos residentes de ILPI, comunidades teraupéticas e unidades de reinserção social. Visita familiar permitida com distanciamento. Liberado acesso a prestação de serviços de profissionais essenciais (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, odontologia, podólogo).

EDUCAÇÃO- ABERTO COM RESTRIÇÕES
Escolas e creches privadas abertas de forma voluntária. Seguir rigorosamente as Medidas Preventivas Específicas estabelecidas no Anexo da Resolução SMS nº 4.424/2020. Refeitórios das Escolas Municipais abertos. Universidades abertas para aulas teóricas presenciais de forma voluntária, aulas práticas em laboratórios e aulas externas. Cursos e atividades extracurriculares e complementares (por exemplo: música, idiomas, etc) abertos de forma voluntária. Cursos profissionalizantes e de capacitação diversas abertos.

CULTURA – ABERTO COM RESTRIÇÕES
Escolas e creches privadas abertas de forma voluntária. Seguir rigorosamente as Medidas Preventivas Específicas estabelecidas no Anexo da Resolução SMS nº 4.424/2020. Refeitórios das Escolas Municipais abertos. Universidades abertas para aulas teóricas presenciais de forma voluntária, aulas práticas em laboratórios e aulas externas. Cursos e atividades extracurriculares e complementares (por exemplo: música, idiomas, etc) abertos de forma voluntária. Cursos profissionalizantes e de capacitação diversas abertos.

ESPORTE – ABERTO COM RESTRIÇÕES
Centros de treinamentos esportivos abertos para treino, sem público. Competições esportivas com portões fechados Eventos esportivos de rua (corrida, ciclismo, triatlo e afins) permitidos. Clubes, associações, hipódromos, escolinhas de treinamento, quadras de aluguel e congêneres abertos. Atividades de esporte em piscinas, vedado o compartilhamento de objetos. Aulas de hidroginástica abertas com 50% da capacidade. Vedado o compartilhamento de objetos. Prática de lutas e artes marciais permitido contato físico com dupla fixa.

EVENTOS E LAZER – ABERTO COM RESTRIÇÕES
Eventos de entretenimento e lazer em espaços abertos e fechados permitidos. Entreterimento e recreação infantil com 50% da capacidade. Obrigatório espaço reservado para alimentação e vedado sistema self service Food park abertos sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa, permitido a comercialização e manipulação de alimentos e bebidas. Permitido música ao vivo, vedado pista e espaço de dança. Casas de show e boates com reserva de lugar numerado. Rodas de samba permitidas em ambientes abertos e fechados sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa. Fazer controle de acesso. Delimitar a área para o evento nos ambientes abertos. Quadras de escolas de samba abertas com mesas e caderias numeradas. Eventos em ambientes abertos (praças, parques, praias e afins) delimitar área para o evento com 50% de lotação. Fazer controle de acesso, com reserva de lugar numerado. Eventos socais (exemplos: Casamentos, bodas, aniversários, formaturas, confraternizações, coqueteis, inaugurações, lançamentos, cerimonias oficiais, diplomáticas e casas de festas infantil) permitidos com 50% da capacidade. Vedado self service e o compartilhamento de objetos. Música ao vivo liberada, proibido pista e espaço de dança. Eventos de negócios corporativos e científicos (exemplos: assembleias, workshops, seminários, conferências, simpósios, painéis, congressos e palestras) permitidos com 2/3 da capacidade, desde que não ultrapasse a regra de 4m² por pessoa. Feiras de negócios e exposições permitidas com 50% da capacidade. Seguir rigorosamente as Medidas Preventivas Específicas estabelecidas no Anexo da Resolução SMS nº 4.424/2020.

AMBIENTES ABERTOS – ABERTOS COM RESTRIÇÕES
Praças e parques abertos, vedados aglomeração e atividades de entretenimento. Praias (areia e mar) permitidas a prática de atividades esportivas individuais diariamente. Permitido o banho de mar, vedada a permanência na areia com cadeiras, cangas, guarda-sóis e caixas/bolsas térmicas e a prática de quaisquer atividades não autorizadas. Esportes coletivos (de segunda a sexta) em quadras nas praias e lagoas, vedadas as atividades de entretenimento. Vilas olímpicas abertas. Prática de lutas e artes marciais permitido contato físico com dupla fixa Vias públicas abertas para o funcionamento das áreas de lazer. Aulas de voo livre autorizadas. Feiras de adoção de animais abertas

CONSTRUÇÃO – ABERTO
As atividades de construção de casas e prédios, reformas, fundações em construções, construção naval e congêneres estão autorizadas a funcionar.

Roberta Escansette

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

SP firma parceria para facilitar crédito ao transporte escolar de aluno com deficiência

Artigo anterior

Reeducandos de Serra Azul produzem casinhas para cães abandonados

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em RJ