0

Foto: Reprodução

Um espaço de formação e informação para contribuir para a inclusão produtiva de agricultores e agricultoras familiares e outras populações tradicionais da Bahia. Com esse objetivo, a Plataforma SAN Bahia Produtiva está disponível no site da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Na plataforma, são encontrados cursos online para promover melhores oportunidades aos agricultores familiares na produção de alimentos para consumo próprio e para o mercado, mapa interativo apresentando as experiências e ações territoriais dos 27 territórios da Bahia, além de materiais educativos de apoio em Segurança Alimentar e Nutricional, Nutrição e Culinária, por meio vídeos sobre comida de verdade, valorizando os alimentos regionais.

Quem navegar pela plataforma também vai encontrar cartilhas com informações nutricionais, orientações de cultivo e de aproveitamento integral dos alimentos, vídeos e materiais com receitas e orientações de plantio e compostagem. É possível ainda acessar os empreendimentos da agricultura familiar, feiras agroecológicas, Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), sites de compras de produtos da agricultura familiar e banco de sementes, valorizando assim a nossa cultura pelo consumo de alimentos regionais.

A Plataforma SAN Bahia Produtiva é resultado da parceria entre a CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a VP Centro de Nutrição Funcional, como parte da estratégia de inclusão produtiva e de diversificação das fontes de alimentação e renda, além da qualificação da gestão dos recursos naturais.

A coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Bahia Produtiva, Egla Costa, explica que a plataforma é um instrumento de formação para técnicos, Agentes Comunitários Rurais (ACRs) e agricultores. “Um espaço para apoiar a diversificação alimentar dos agricultores, na produção de Plantas Alimentícias Não Convencionais [Pancs] e na divulgação de experiências nessa área e na comercialização, e, também, um papel formativo de apresentar as ações do projeto, que estão sendo realizadas nessa temática junto às prestadoras de ATER”.

Ater

A plataforma ainda tem papel formativo por apresentar as ações do projeto que estão sendo realizadas nessa temática junto às prestadoras de ATER. Para o coordenador de ATER do Bahia Produtiva, Wecsley Ferraz, o serviço de ATER tem como missão tratar do tema de segurança alimentar e nutricional, do direito dos agricultores terem uma alimentação saudável e diversificada na mesa.

“Com a pandemia, o contato com essas famílias foi mais difícil e nasceu um serviço remoto com a produção de um material técnico, com videoaulas e videoconferências. Precisávamos de um espaço para compartilhar esse conteúdo democrático, onde a sociedade civil, técnicos a agentes comunitários rurais podem acessar para estudo e para conhecer mais sobre o tema”, afirma Wecsley Ferraz.

O Projeto Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à SDR, a partir de Acordo de Empréstimo firmado entre o Estado e o Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial).

Fonte: Ascom/SDR

Luana Marinho

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Coluna – O fim do turno que não tem data para terminar

Artigo anterior

Bolsonaro anuncia revogação de decreto para concessão das UBS

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BA